• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

20 Dicas para decorar a casa SEM ter dinheiro

O que para muitos é lixo, pode se transformar na sua mão.

Decorar a casa com objetos incríveis é o sonho da maioria das pessoas, inclusive daquelas que não tem dinheiro algum para investir em itens de decoração. Como foi o caso da Victoria que comentou isso aqui na nossa página do Facebook:

Seguindo a sugestão, nos perguntamos: o que fazer quando o instinto de decoração fala mais alto, mas não há sequer uma moedinha no bolso? Se prostituir não é lá a melhor ideia.

Se este também é o seu caso, separamos algumas dicas incríveis de decoração para te provar que nem tudo está perdido, é possível deixar a casa bem ajeitadinha gastando nada. Veja!

 

1. Nichos com palitos de picolé

Nichos enriquecem o visual da casa, além de serem muito úteis para colocar objetos diversos. De acordo com um vídeo do canal Ricota Não Derrete, é possível adquirir nichos lindos e estilosos para a sua casa de um jeito muito barato: com palitos de picolé.

Isso mesmo! Aqueles palitos de picolé de madeira utilizados no dia-a-dia podem virar nichos de um jeito muito simples. Basta colar os palitos de forma que eles se sobreponham e criem o formato de um hexágono (ou de outro formato desejado).

O ideal é repetir o processo até formar camadas e chegar na profundidade desejada para o nicho. Para a colagem podem ser utilizadas colas diversas, como a de contato, a de silicone e a cola quente. A cor natural dos palitos é linda, mas também é possível pintar o nicho com tinta esmalte sintética ou outra tinta adequada, dando a cor desejada.

 

2. Aparador de livro com disco de vinil

Você não sabe onde colocar todos aqueles livros e tem uns discos de vinil guardados na gaveta que você não pretende escutar nunca mais? Saiba que estes discos podem virar um aparador de livros prático e estiloso.

Segundo a dica dada pelo canal Granola com iogurte, basta pegar dois discos de vinil e colocar uma das suas parte em uma travessa de vidro com água quente, deixando na água por alguns instantes até que o material amoleça e forme uma dobra.

Para facilitar o processo, faça pressão com uma tábua sobre o local onde a dobra será feita, e continue a fazer mesmo após retirar o vinil da água, até que o objeto esfrie. Fácil, não é mesmo? E o resultado é maravilhoso.

 

3. Pranchetas penduradas

Além de muito úteis, os paineis de recado dão aquele toque especial na decoração de ambientes. Mas que tal utilizar pranchetas no lugar dos tradicionais paineis?

É isso mesmo! Segundo um artigo do Tua Casa, aquelas pranchetas que estão guardadas na gaveta podem ser penduradas nas paredes, se tornando, desta forma, um local para colocar recados, imagens e outras mensagens inspiradoras. Para ficar ainda mais bonito, você pode cobrir as pranchetas com papeis ou tecidos coloridos que já tiver em casa.

 

4. Pilha de livros como mesa de apoio

Nada mais barato para os amantes da leitura do que utilizar livros na decoração de ambientes. Mas você sabia que é possível utilizá-los como uma mesa de apoio?

Quanto maior o livro, melhor! Basta empilhá-los no local desejado, como ao lado de um sofá ou de uma cama, por exemplo, até a altura desejada. Mas, é importante tomar cuidado com a preservação dos livros, a fim de não danificá-los. Fica incrível!

 

5. Criado mudo flutuante

Criados mudos são sempre muito úteis e bem-vindos. Mas, por que não torná-los um objeto de destaque no ambiente e um item de decoração de causar inveja?

Esta é a ideia do criado mudo flutuante que, segundo um artigo do site Tua Casa, pode ser feito utilizando um pedaço de tronco, perfurando suas extremidades, passando uma corda pelos espaços perfurados e dando nós a fim de formar uma estrutura segura.

Depois é só pendurá-lo ao teto com um gancho. Para facilitar o processo, escolha um pedaço de tronco que já possua o formato desejado ou que possa ser facilmente personalizado. O único problema é que você vai ter que pedir para alguém um gancho e uma corda.

 

6. Estante de caixotes de madeira

Você deseja uma estante estilosa e super funcional para a sua sala, mas não tem dinheiro para investir em uma? A estante feita de caixotes de madeira pode ser a solução perfeita.

Utilizando apenas caixotes de madeira que podem ser adquiridos de graça em locais de descarte e pregos para fixar os caixotes e dar o formato desejado, é possível fazer uma estante incrível. Para dar um melhor acabamento, é possível lixar, envernizar e até pintar os caixotes.

 

7. Garrafas com barbante

O barbante é um material bem barato e que geralmente temos de sobra em casa. Então que tal utilizá-los na renovação do visual de garrafas de vidro usadas e criar objetos de decoração super criativos?

Segundo um artigo do M de Mulher, basta retirar o rótulo das garrafas, lavar e secar cada uma delas com cuidado, e espalhar uma cola branca ao seu redor para fixar o barbante que deve ser enrolado sem deixar qualquer espaço entre os fios.

A combinação de cores fica a seu critério. Depois é só colocar as belas garrafas sobre armários, prateleiras ou nichos de qualquer cômodo.

 

8. Quadro com rolhas de vinho

Quem adora vinho sabe que a quantidade de rolhas que sobram pela casa pode ser enorme, e a ideia de construir um quadro pode ser uma excelente opção para dar um destino incrível a estes pequenos objetos.

Com rolhas de vinho é possível criar um quadro apenas colando-os uns nos outros com cola quente ou com cola adesiva para construção. Basta usar a criatividade!

 

9. Porta-lápis com teclado de computador

Aquele teclado velho de computador jogado no fundo do armário não precisa ir para o lixo. Você pode reaproveitá-lo e fazer um porta-lápis super legal.

Basta cobrir uma lata de leite em pó ou qualquer outra lata semelhante com um feltro e então colar as teclas do teclado em volta com cola quente. Um objeto útil, super criativo e ainda mais legal para uma decoração nerd!

 

10. Abajur com base de garrafa

Se você é daqueles que adoram guardar garrafas com rótulos legais, pode ser uma ótima ideia transformá-los em uma base para aquele abajur velho que já não tem mais graça.

Basta pegar uma garrafa vazia de sua preferência, pintá-la ou utilizá-la com o visual original e encaixar a parte superior do abajur na boca da garrafa, deixando o fio para fora a fim de possibilitar o acendimento do objeto. O resultado é um abajur criativo e cheio de personalidade!

A gente ensinou esse passo a passo completo aqui.

 

11. Mesa de centro com caixotes de feira

Aqueles caixotes de feira que podem ser facilmente adquiridos de forma gratuita podem ser o material capaz de dar aquele toque especial que você procurava para a sua mesa de centro.

Com ele é possível construir uma mesa de centro super legal por meio de um processo de lixamento dos caixotes, pintura com tinta adequada para madeira ou envernização, e fixação das caixas com pregos, a fim de deixar a mesa com o formato e o tamanho desejado. Depois basta colocar umas rodinhas e pronto!

 

12. Luminária de pisca-pisca

Aquele pisca-pisca do natal passado pode ser muito útil para a construção de uma luminária super legal para decorar e dar uma iluminação diferenciada ao ambiente.

Para fazer a luminária de pisca-pisca você precisa apenas de um pote de vidro com o modelo de sua preferência, e um pisca-pisca com lâmpadas coloridas ou não. É só colocar o pisca-pisca dentro do pote, lembrando de deixar o fio que liga o objeto à tomada para fora do pote. Depois é só curtir o seu ambiente encantadoramente iluminado!

 

13. Moldura de corda para espelho

Espelhos são excelentes objetos de decoração que também podem ser utilizados para ampliar ambientes. Segundo um artigo do Arch Trends, quem possui um espelho com moldura muito simples ou até mesmo sem moldura, pode investir na cobertura das suas extremidades com uma corda sisal, que dá textura e volume ao objeto, além de dar um visual super estiloso.

Também é possível criar uma alça para o espelho com a própria corda sisal, para que o espelho fique suspenso na parede.

 

14. Pratos decorativos na parede

Quem acredita que pratos só servem para a sua funcionalidade básica está muito enganado. A utilização de pratos na parede serve como uma ótima opção para decorar a sala ou a cozinha.

Segundo um artigo do site Histórias de Casa, basta escolher os pratos de casa que possuem o visual desejado para a sua decoração ou pintá-los com tinta apropriada. Depois, fixá-los na parede, de preferência com um suporte chamado “gancho aranha” ou com discos adesivos, a fim de garantir uma melhor fixação. E fica lindo!

 

15. Enfeites pendentes com lâmpadas queimadas

Quem nunca se deparou com aquelas lâmpadas queimadas e ficou sem saber o que fazer com elas? Bem, ao invés de destiná-las ao descarte, saiba que com elas é possível criar enfeites pendentes maravilhosos.

Basta pendurá-las em uma corrente ou em um fio do material desejado, utilizando ganchos ou outros objetos que possam segurá-las. Dentro delas você pode, por exemplo, colocar um pouco de água e algumas flores, para fazer uma espécie de jardim pendente. O conteúdo das lâmpadas fica a critério da sua criatividade.

 

16. Pregadores como ganchos de parede

Pregadores são um dos itens que costumamos ter de sobra em nossa casa, o que torna muito fácil realizar esta alternativa de decoração para a cozinha onde os pregadores devem ser utilizados como ganchos nas paredes.

Para fixá-los, basta perfurá-los e colocar um parafuso em uma de suas pontas para poder pregá-los na parede.

 

17. Varal de fotos com pisca-pisca

Mais uma vez o pisca-pisca surge como uma opção super acessível para criar um lindo objeto de decoração. Com ele é possível fazer um varal de fotos iluminado, trazendo recordações legais e uma iluminação diferenciada para o cômodo.

O passo-a-passo não poderia ser mais simples: Basta pendurar o pisca-pisca em uma parede de forma que ele fique no formato de um varal e pendurar as fotos nos espaços que há entre uma lâmpada e outra na estrutura do fio. Depois é só ligar o pisca-pisca e deixar a magia acontecer. Só fique de olho se a luz não vai queimar as fotos – opte por LED sempre.

 

18. Galho como varão de cortina

Uma dica muito legal para a decoração de ambientes, especialmente para uma decoração rústica, é a utilização de um galho de uma árvore no lugar do tradicional varão de cortina.

Basta pegar um galho caído de uma árvore que possua o tamanho adequado para o tamanho da cortina e fixá-lo nos ganchos destinados aos varões. Para dar um visual ainda mais diferenciado, você pode pintá-lo da cor desejada.

 

19. Cangas na parede

Há diversos modelos e estampas de cangas por aí, uma mais linda do que a outra. Que tal colocar uma das suas cangas preferidas na parede e mudar o astral do seu cômodo? Basta prendê-la como uma fita ou com qualquer outro material que possa fixá-la bem na superfície da parede, e então você logo verá uma enorme mudança no visual do ambiente.

 

20. Prateleira com shape de skate

Aquele skate velho que iria parar no lixo pode se tornar uma prateleira muito estilosa para a sala ou para o quarto.

É preciso apenas perfurar um local próximo às duas extremidades do shape do skate, passar as duas pontas de uma corda por cada furo e então fazer um nó grande o suficiente para não ultrapassá-lo, gerando duas alças. Depois, basta pendurar as alças em um gancho fixado na parede e colocar os objetos desejados na nova prateleira.

 

– Com todas estas dicas incríveis, você ainda acha que não pode decorar a sua casa sem dinheiro?

Fonte(s): Tua Casa, YouTube - Ricota Não Derrete, M de Mulher, Youtube - Granola com Iogurte, Arch Trends, Histórias de Casa
Tati Santana
Baiana com muito dendê, estudou Marketing e Cinema, mas seu maior crush é escrever. Adora noites de lua cheia, papo esotérico e o jeitinho "rock'n roll meio nonsense" de levar a vida.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui