• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

2 Receitas naturais para ter cabelos incríveis, segundo especialista

Shampoo e condicionador feito em casa, com resultado surpreendente!

Como deixar o cabelo limpo e sedoso gastando pouco (pouco mesmo) e ainda proteger a natureza? Encontramos umas receitinhas naturais incríveis, para manter suas madeixas e o meio ambiente nos trinques!

cabelos_sososlteiros

Primeiro, vá ao mercadinho da esquina e compre bicarbonato de sódio e vinagre de maçã.

O outro ingrediente você tem em casa (espero!): água


RECEITAS

Shampoo de limpeza profunda

Dissolva duas colheres de sopa de bicarbonato em 250 ml de água. Espalhe a mistura pelos cabelos, por todo o couro cabeludo, massageando. Em seguida, enxague com água abundante.

20150924_164755

Por que dá certo? Porque o bicarbonato tem pH 9 e o do cabelo fica em torno de 4,5 ou 5,5. Com seu pH alcalino, o bicarbonato vai abrir as cutículas capilares e eliminar a sujeira de dentro do fio. De quebra, controla a oleosidade e retira os restos de shampoo, creme ou mousse que não foram bem enxaguados.

Condicionador (ou máscara) de tratamento

Agora vamos fechar essas cutículas, né, miga? Dissolva duas colheres de sopa de vinagre em 250 ml de água morna. Despeje a mistura por todo o cabelo, massageando devagar. Em seguida, exagere na água para enxaguar.

DSCF0947

Use o condicionador de vinagre logo após o shampoo de bicarbonato.”O vinagre com seu pH ácido, em torno de 3, vai fechar as cutículas do cabelo e funcionar como um condicionador ou máscara de tratamento”, garante a tricologista.


Quando usar?

A profissional recomendou o uso das receitas caseiras uma vez por semana. “Não acho aconselhável usar os produtos caseiros diariamente. O pH muito alcalino do bicarbonato vai funcionar mais como se fosse um shampoo anti-resíduos”, alerta a tricologista (ciência que estuda os cabelos e couro cabeludo) Alexandra Lopes Gonçalves, da clínica Les Peaux.

Ah, e nem pense em misturar as duas receitas para fazer um “2 em 1”. Não vai dar certo, pois uma vai anular o efeito da outra.

Eu lavo muito o cabelo. E agora, José?

Se você lava o cabelo mais de uma vez por semana, aí não tem jeito, você vai precisar de um shampoo de uso diário. E agora, José? Não se desespere, seu cabelo e o ambiente ainda podem ser protegidos.

“O ideal é usar um shampoo com pH 4,5 a 5. Por estarem bem próximos ao pH do cabelo, não danificam a haste (fio). Existem shampoos com tecnologias fantásticas. Procure produtos de uso diário para seu tipo de cabelo. Mas, invista em marcas nacionais ou produtos fabricados no Brasil”. Dra. Alexandra deu essa dica porque o produto gringo precisa de 20% a mais de detergente do que o brasileiro.

Nós, brasileiros (e os hermanos argentinos) somos as pessoas que mais lavam o cabelo no mundo! Então, precisamos de produtos com mais emolientes e menos tensoativos, pois só o esfrega esfrega já pode danificar a cutícula dos cabelos.

Segredinho: Eu testei e gostei!

Logo no início senti uma sensação de limpeza dos fios muito agradável. O condicionador não deixou o cabelo bastante sedoso, mas também não ressecou. Minhas madeixas ficaram bem limpinhas e sedosas.

O cheiro não foi dos melhores, mas isso eu resolvi enxaguando com água abundante e meu perfume preferido – sim, perfume vai muito bem na cabeleira.

Quem tem cabelo descolorido ou danificado, deve ficar longe do bicarbonato – ele abre muito a fibra do cabelo e isso pode detonar ainda mais cabelos descoloridos ou danificados. Testa aí e conta pra gente o resultado no seu cabelo.


EXTRA: Mas por que preferir a receita caseira?

Por que pensar em usar receitas caseiras de shampoo e condicionador se tem tantas opções de produtos prontinhos lá no mercadinho?

Segundo a tricologista essas receitas são uma “alternativa para quem não quer usar os produtos industrializados, contendo surfactante ou tensoativos (detergentes), como lauril sulfato de sódio ou lauril sulfato de amônio, utilizados para a limpeza em geral”.

Há rumores de que esses compostos podem ser cancerígenos, mas essa informação não é confirmada pela Anvisa. Mas, os tensoativos, responsáveis pela espuma toda que esses shampoos industrializados produzem, também podem causar danos ao meio ambiente como poluir lagos e rios. Nesse caso, a receita caseira nos deixa com a consciência tranquila.

Pronto, falei!

Aline Kelmer
Jornalista, não pós-graduada, nem especializada, mas apaixonada pelo ser humano. ‘Solitária, dedica seu tempo a identificar e refletir sobre as peculiaridades dos colegas desconhecidos’.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui