• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

18 Receitas veganas/vegetarianas para a ceia de Natal ou Ano Novo

Panetone, Chocotone, Lasanha, Nhoque, Farofa, Bacalhau e muito mais!

Enquanto todo mundo está decidindo se será chester ou peru, quem segue uma dieta vegetariana/vegana fica pensando em quantos quilos de arroz com uva passa será necessário para encher a barriguinha na ceia.

Para ninguém passar vontade, nós vasculhamos a internet e elaboramos uma lista com 18 receitas vegetarianas/veganas com pratos típicos dessas datas comemorativas, todas sem nenhum ingrediente de origem animal. Prepare o babador!

 

1. Panetone e Chocotone

Com esta receita você poderá fazer tanto o panetone tradicional, com frutinhas cristalizadas, quanto o chocotone, com gotas de chocolate. Na receita, os ovos são substituídos por lecitina de soja e se quiser tornar tudo ainda mais saudável, pode substituir a farinha branca pela integral.

Veja a receita completa aqui.

 

2. Salpicão

O tradicional salpicão não pode faltar na ceia de natal, nem na mesa dos veganos! Essa receita leva cebola roxa, tomate, maça, aipo, cenoura, milho, tofu defumado e batata doce palha. De quebra, você ainda aprende a preparar um molho bem especial para sua saladinha.

Veja a receita completa aqui.

 

3. Rabanada

Se tem um prato mais típico do natal que o peru assado, é a rabanada. Então logicamente, ela não poderia ficar de fora desta lista. O modo de preparo é praticamente o mesmo da rabanada convencional, porém, é usado leite de soja saborizado para empanar os pãezinhos e açúcar demerara para dar aquele toque doce que a gente ama.

Veja a receita completa aqui.

 

4. Cuscuz Paulista

O bom e velho cuscuz também está presente nesta listinha. Essa versão vegana leva tofu e proteína vegetal texturizada (PVT) defumada, que dá um gostinho todo especial ao prato.

Veja a receita completa aqui.

 

5. Bacalhoada Vegana

Bacalhoada sempre está presente em muitas mesas brasileiras na noite do dia 24 de dezembro, mas não é por conta de sua restrição alimentar que terá que passar a noite só com o arrozinho e uva passa.

Essa versão de bacalhoada vegana ganhou o humorado nome de “batatalhoada”, pois usa a batata como ingrediente principal, além de muitas outras coisinhas gostosas e bastante nutritivas como couve, grão de bico, ervilha e pimentões.

Veja a receita completa aqui.

 

6. Estrogonofe de Palmito

Na mesa natalina o que não pode faltar é fartura, então ter algumas opções de prato é sempre uma boa pedida para agradar todos seus convidados. Esse estrogonofe, além do palmito, leva cogumelos e o creme de leite é substituído por leite de aveia, feito por você mesmo!

Veja a receita completa aqui.

 

7. Cheesecake

Depois de encher a pança, sempre sobra um espacinho para o doce. Essa tradicional sobremesa americana, o “bolo de queijo”, geralmente é feito com cream cheese, mas este tem sua base feita com uma farofinha de amêndoas e seu recheio de castanha de caju, óleo e leite de coco. E detalhe, não vai ao forno!

Veja a receita completa aqui.

 

8. Arroz com Maçã e Uva Passa

Em uma lista de comidinhas natalinas, é claro que o arroz com uva passa não poderia ficar de fora. A receitinha é bem simples de fazer e fará um baita sucesso entre seus convidados para ceia. Ela rende 3 a 4 porções, então se for rolar reunião com a família toda, dobre a receita.

Veja a receita completa aqui.

 

9. Lasanha de Abobrinha sem glúten

Uma massa é sempre bem vinda. Essa lasanha vegana usa abobrinha no lugar da massa tradicional e ainda leva pimenta caiena e o tofupiry, o catupiry na versão vegana, feito com tofu. Quem já fez garante que ela fica gostosa, cremosa e digna de um segundo pedaço, ou terceiro, ou quarto…

Veja a receita completa aqui.

 

10. Manjar Vegano

Desde a época da sua vozinha, o manjar sempre foi uma sobremesa simples, bastante popular e muito querida por todos os gulosos desse mundão. Para a versão vegana dessa sobremesa, é usado leite de castanhas (que você mesmo vai fazer), linhaça e leite de coco. O modo de preparo é bem simples e rápido, um verdadeiro manjar dos deuses.

Veja a receita completa aqui.

 

11. Caponata de Berinjela

Uma caponata de berinjela é perfeito para a entradinha da ceia. Ela é um tipo de pasta saborosa, que também pode ser mais conhecida popularmente como antepasto. E tem um detalhe, pode fazer bastante pois mesmo se sobrar, essa “iguaria” dura até duas semanas ou mais se for armazenada na geladeira, bem embaladinha.

Veja a receita completa aqui.

 

12. Bolo de Frutas

Um bolinho de frutas secas pode cair muito bem depois da ceia ou no café da manhã do dia 25. Essa receita é tão simples que só leva as frutas secas, farinha de trigo, suco de laranja e fermento em pó.

Veja a receita completa aqui.

 

13. Rocambole de Lentinha com Quinoa

Esse rocambole promete ser mais uma boa opção para sua mesa natalina. A lentilha e a quinoa bem temperadinhas fazem vez de carne moída, e o recheio é uma mistura deliciosa de purê de batatas, vagem e cenoura. Até quem tava de olho no peru vai querer provar!

Veja a receita completa aqui.

 

14. Pudim Chocolate

Pudim é um clássico que muitos tiveram de abrir mão depois de adotarem uma dieta restritiva. Essa versão de pudim de chocolate está liberado para todo mundo pois usa apenas leite vegetal, açúcar, amido de milho, chocolate vegano e essência de baunilha.

Veja a receita completa aqui.

 

15. Farofa de “Bacon” e “Ovos” vegana

Acredite, mesmo você sendo vegano ou vegetariano vai poder se deliciar com uma farofinha de bacon e ovos. Na realidade, na receita o “bacon” é feito com cogumelos e páprica defumada e os ovos são feitos de tofu e sal negro, que dá um gostinho parceido.

Veja a receita completa aqui.

 

16. Salada de Maionese

Nessa salada refrescante, a maionese é feita com semente de girassol e arroz cozido batidos no liquidificador até virar um creme, depois é só acrescentar seus legumes preferidos. Simples de fazer, embora as sementes necessitam de 8 horas de hidratação, esse prato promete ser muito saboroso e um ótimo acompanhamento para os veganos.

Veja a receita completa aqui.

 

17. Torta Mousse de Cacau

O mais curioso dessa receita é o ingrediente secreto, que dá toda aquela cremosidade da mousse: abacate! A fruta harmoniza super bem com o cacau e os outros ingredientes. A tristeza é que alguns ingredientes são bastante caros, como avelãs e pecãs.

Veja a receita completa aqui.

 

18. Nhoque Vegano

O conhecido “nhoque da fortuna” é uma simpatia muito realizada do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro. Segundo a crença popular, quem come os primeiros 7 nhoques em pé terá um ano novo de muitas riquezas. Agora os vegetarianos também podem tentar a sorte com essa receita que leva batata asterix e batata doce.

Veja a receita completa aqui.

 

– Tem mais receitas veganas incríveis? Deixe no comentário!

Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui