• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

17 Segredos do mundo da aviação que os passageiros não sabem (até agora)

Revelações curiosas feitas por funcionários de companhias aéreas.

Não importa o quanto você viaje, alguns segredinhos do transporte aéreo ficam reservados apenas aos funcionários das companhias. Ou quase.

Pessoas que trabalham em linhas aéreas, qual segredo que os passageiros não sabem?” Foi está pergunta feita no fórum Reddit que desencadeou uma metralhadora de revelações curiosas sobre o mundo da aviação.

Selecionamos as mais interessantes pra você. Vale ressaltar que não houve uma verificação mais profunda sobre as informações divulgadas na rede colaborativa, elas valem apenas como curiosidade.

 

1. Cachorrinho nas alturas

Quando seu pet também vai viajar com você, é bastante comum que os animais fiquem com muito medo antes mesmo de entrar no avião. Sabendo disso, muitos agentes da sala de bagagem tentam consolar os peludinhos, tentando acalmá-los, porém a única coisa que eles podem fazer é conversar com os bichinhos.

Por este motivo, escreva sempre o nome do seu “amigo peludo” na caixa de transporte, assim os agentes podem chamá-lo pelo nome, facilitando o contato com o animal. Se o pet for um gato, relaxe, segundo o comentário, os bichanos não dão a mínima e ficam tranquilões o tempo todo.

 

2. Companhias operam de formas diferentes

Segundo um gerente de tráfego aéreo, cada companhia tem um jeitinho de operar suas aeronaves. A companhia Southwest, por exemplo, costuma subir o máximo possível, saindo do conflito aéreo e depois solicitam um encaminhamento direto, tipo um atalho, já que as outros aviões estão abaixo deles.

Já a American Airlines se mostra “gentil” e avisa sempre quando a aeronave irá passar por alguma turbulência, mesmo que suaves.

 

3. Levantar o braço da poltrona

Geralmente, o braço da poltrona que fica no corredor e o que fica na janela não levantam. Porém, tem um truque para levantá-los. Basta apertar um pequeno botão, uma trava, localizada debaixo da base do braço. Apesar da proeza, é bem capaz de algum comissário de bordo solicitar que você o abaixe novamente.

 

4. Abrir porta do Banheiro

Mesmo estando trancada por dentro, é possível abrir a porta do banheiro da aeronave. Geralmente o botão de destranca a porta fica escondido atrás de pequenos avisos, como os de “não fumar” ou “banheiro”. Essa função é utilizada caso algum paciente doente ou até mesmo crianças fiquem presos dentro do banheiro.

Lavatório

 

5. Motivos para “perder” a bagagem

Uma pessoa que trabalhou no setor das bagagens garante que esses são os motivos (95% dos casos) mais comuns para bagagens extraviadas:

  • O setor de segurança demorou muito para a checagem de sua bagagem, liberando-a apenas depois que o avião já partiu;

  • Algum funcionário novato colocou sua mala em um carro com um outro destino;

  • Algum funcionário da companhia aérea colocou a etiqueta errada na sua mala;

  • Você não retirou da mala etiquetas antigas, o que pode ter confundido algum agente, que encaminhou sua mala para outro lugar;

  • A mala ficou presa na esteira e acabou indo para outro lugar;

  • Apesar de raro, a mala pode ter caído do carrinho que leva as bagagens até o avião;

  • Caso você faça seu check-in muito cedo (umas 5 horas antes do voo), a sala de bagagem ainda pode não ter o espaço reservado para sua mala, por este motivo eles a colocarão em uma outro lugar para que não tropecem nela, então dessa forma ela poderá ser esquecida com mais facilidade.

 

6. Empregados voam de graça

De graça ou com preços muito baratos. Há um acordo entre boa parte das companhias aéreas onde os profissionais da aviação viajam de graça, ou pagando apenas as taxas do embarque. De acordo com o cometário no Reddit, isso funciona para o esposo ou esposa do funcionário e também para seus filhos, isso ate completarem 25 anos.

 

7. Sem envenenamento

O piloto e co-piloto recebem refeições diferentes e não podem compartilhar nada entre eles. Isso é uma medida adotada por algumas companhias, caso o profissional sofra uma intoxicação alimentar ou até envenenamento. Se um comer e morrer o outro continua vivo para salvar o avião.

 

8. Os comissários sabem quem é você

Geralmente, segundo informações do forum Reddit, os comissários possuem uma lista indicando quem é quem e em qual assento a pessoa está. Eles sabem quando há parentes de funcionários nas aeronaves ou pessoas muito importantes. Por isso é comum ver eles sendo super educados com determinadas pessoas e arrogantes com outras.

 

9. Seja educado

Educação é tudo, ainda mais nas alturas. Os comissários revelaram que dão um tratamento diferente para pessoas gentis e educadas. Quer mais um copinho de vinho e pediu de maneira delicada? Pode ser que te descolem até mais que isso. Já para os arrogantes e sem educação, esforço algum será feito para o conforto deles.

 

10. Pilotos não ganham bem

Muitas vezes, quem está pilotando o avião pode receber um salário parecido com o teu; dá-lhe vale-refeição! Segundo informações, os pilotos estão ganhando cerca de 40% menos do que há alguns anos atrás.

Conforme revelou o comentário no Reddit, um profissional destes consegue fazer apenas 19 mil dólares em um ano de trabalho, cerca de 60 mil reais. Ou seja, 5 mil reais por mês.

Mas, apesar da queda no salário relatada pela Business Insider, segundo uma leitora do SOS que é comissária de vôo, esse valor não é realista. “Nem eu que sou comissária ganho só 5 mil por mês”, afirmou.

 

11. As máscaras de oxigênio

Existe apenas 12 minutos de oxigênio para cada um dentro das máscaras caso a aeronave seja despressurizada. Mas tudo bem pois são necessários 7 minutos e meio para o avião descer e alcançar uma altitude onde já seja possível respirar.

E eles também alertam para primeiro colocar a máscara em você e depois ajudar as crianças, porque assim que a cabine é despressurizada há apenas uns 20 segundos de oxigênio lá dentro, e a falta dele pode fazer com que percamos a consciência por alguns segundos.

 

12. A melhor compra

O melhor dia e horário para se comprar passagens aéreas, segundo comentário no Reddit, são as terças-feiras, na parte da tarde. Terças, quartas e sábados também apresentam os melhores preços na hora de escolher o dia da viagem, pelo menos para a galera dos EUA.

No Brasil, a Azul já deu a dica, os melhores dias são segunda, terça, quarta e sábado.

 

13. Nem todas as falhas são reparadas

A lista de coisas a serem checadas antes do avião decolar é enorme. Por este motivo, é bem comum que o avião decole com algumas falhas menores não reparadas.

Mas calma, essas falhas que permitem que o vôo aconteça são apenas as que não causam problemas na segurança dos passageiros. Nenhum avião decola caso algum problema sério seja notado.

 

14. Por que tem alças para mão na porta do avião?

Em um momento de pânico a bordo, quando o comissário de bordo precisará abrir a saída de emergência, é bem possível que os passageiros aflitos derrubem ou até mesmo empurrem, por desespero, o funcionário. Esse ganchos servem de apoio ao profissional, para mantê-lo sempre de pé e em segurança nesses casos.

 

15. Cadeados são inuteis para proteger sua mala

Em malas de zíper, de nada adiantará colocar um cadeado para evitar possíveis furtos. Como podemos ver no vídeo abaixo, publicado pelo canal do youtuber Bosnian Bill, apenas um lápis ou caneta são necessários para abrir sua bagagem sem esforço algum.

 

16. Proibido fumar para economizar

Segundo um dos comentários do Reddit, a proibição de fumar a bordo pode ser intendido por muitos como uma forma de evitar incêndios, além do fumo passivo, porém as companhias não pensaram em nada disso inicialmente.

O real motivo para não permitirem que você acenda um cigarrinho no avião é porque a fumaça do cigarro suja com mais facilidade os filtros do ar, que precisarão ser trocados com mais frequência, aumentando assim o gasto da empresa.

 

17. Celulares não são tão vilões assim

Não é você ligar seu celular em pleno voo, que uma pane atingirá todo o sistema fazendo o avião cair. Segundo as informações do forum, o sinal do celular não pode atrapalhar o funcionamento da aeronave, mas pode causar uma interferência no sinal de rádio, atrapalhando a comunicação do piloto com a torre de controle.

Mesmo assim, alguns funcionários ignoram esse aviso e mantém os aparelhos ligadinhos durante todo o voo.

Fonte(s): Brightside, Reddit, Elle Decor
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui