17 Alongamentos para fazer sem sair da mesa do trabalho
Não tá sendo fácil. Trabalhamos umas 2.000 horas por ano só para pagar as contas e quem sabe, se sobrar, comprar o que nosso cartão permite desejamos. O resultado disso? Muita dor!
Se não precisa ficar sentado numa cadeira de escritório durante todo dia, pode comemorar, pois tem menor índice de sofrer com problemas circulatórios, diabetes, infarto e por aí vai… Falamos tudo sobre isso aqui.
Porém, caso seja do tipo que precisa ficar sentado o dia todo, o negócio complica bastante. Mas não se desespere, existem alguns alongamentos que você pode fazer aí mesmo na sua mesa. O site 9gag montou uma lista com 17 movimentos ótimos para salvar a vida (literalmente), e para não ter nenhuma dúvida pedimos uma consultoria da fisioterapeuta Ana Paula Palharini.
Você não vai precisar de personal trainer, se liga!
1. A elevação de cotovelo
Assim que sentar na cadeira, estenda o braço tocando a escapula do lado contrário e elegantemente pegue o cotovelo puxando-o para o lado do outro braço.
Você estará alongando seu tríceps e seu colega vai achar que é só preguiça.
2. O empurrão de joelho
Uma vez sentado, levante a perna e segure o joelho, tente puxa-lo contra seu peito, segure-o por 10 segundos.
Além de alongar os glúteos, retifica a coluna lombar, melhorando a hiperlordose.
3. Encostando os dedos
Não se engane pelo nome, este poderoso exercício alonga a musculatura paravertebral, os músculos isquiotibiais e um pouco do tríceps da perna (tríceps sural).
Para isto basta esticar as suas pernas e tentar alcançar os dedos do pé ou o bico do seu sapato social chiquééérrimo.
4. A Bailarina
Levante o braço por cima de sua cabeça em direção ao lado oposto, não se esqueça de manter a postura.
Este movimento alonga a musculatura lateral do tronco além do peitoral maior e tríceps.
5. Palmas invertidas
Coloque ambas as mãos para traz, toque suas palmas e puxe seu peito para frente como se fosse intimidar o seu companheiro de trabalho, cuidado para não levar uma advertência.
Segure a pose por 5 segundos e terá seu deltoide, bíceps braquial e músculo flexor do pescoço (esternocleidomastóideo) alongados.
6. O Sei Lá
Levante seus ombros ao mesmo tempo, segure por 5 segundos, então os solte.
Este movimento alonga os músculos do trapézio mas não é indicado fazer perto de um superior.
7. Girando a cabecinha
Abaixe a cabeça e gire o pescoço da esquerda para a direita.
Vá devagar e preferencialmente cante uma música para não parecer tão estranho enquanto o seu músculo escaleno é alongado.
8. Tocando o céu
Entrelace as duas mãos juntas e tente o seu melhor para tocar o céu.
Você se sentirá nas estrelas quando seu peitoral maior, grande dorsal, tríceps e músculos do antebraço estiverem bem relaxados.
9. A puxada de joelho
Cruze sua perna e gentilmente, empurre seu joelho para baixo relaxando seus glúteos. Enquanto você está empurrando lembre-se de respirar bem devagar.
Este exercício alonga um pouco os glúteos, músculos adutores de quadril e o músculo íliopsoas.
10. O quebrador de pescoço
Com a sua mão segure o lado oposto de sua cabeça, empurre-a graciosamente fazendo aproximar com o ombro. Você não precisa fazer carinha de quem tá gostando demais, nem encostar sua orelha, apenas uns centímetros está ótimo.
Alonga o músculo elevador da escápula, os escalenos anterior e médio, e o esternocleidomastóideo.
11. A proposta
Com um joelho dobrado, abaixe-se no chão e, como se estivesse propondo um casamento, se estique para frente. Segure por 5 segundos, troque o joelho e repita.
Estará alongando o quadríceps, um pouco do íliopsoas e se preparando para o dia “D”.
12. Tocando o céu
Mantendo a mesma posição do alongamento acima, agora tente olhar para cima, ao mesmo tempo estique as suas mãos como se o céu fosse o limite.
Seu abdômen agradece.
13. Eu sou uma xícara de chá
Ainda mantendo a posição de implorar um aumento para seu chefe dos exercícios anteriores, coloque seu braço direito na cintura, então levante o esquerdo e tente tocar o céu. Depois troque com calma os braços.
Alonga os músculos do movimento #4 e os do #11.
14. Segurando a mão
Segure sua mão girando-a para fora, bem devagar, até sentir o pulso ardendo levemente. Segure por 5 segundos e repita 3 vezes com cada mão. Agora faça o mesmo movimento girando para dentro.
Seus músculos flexores e extensores não vão te incomodar pelo resto do dia.
15. Abraço de uma mão
Com seu braço esquerdo segure seu ombro direito. Com a mão direita, pegue o cotovelo e gentilmente empurre-o no sentido do ombro segurado. Repita com o lado oposto.
Alonga o músculo infraespinhoso, redondo menor e deltoide.
16. Empurrando a parede
Encontre uma parede ou um batente de porta e, com um braço de cada vez, pressione sua mão contra ao mesmo tempo que empurra o corpo para frente, até sentir o ombro esticado.
Lembre-se de não forçar muito, você não conseguirá mover a parede, confie. Alonga o trapézio superior e inferior.
17. O chute certeiro
Enquanto sentado, estenda uma perna e segure por 2 segundos. Então tente levantar a mesma o mais alto que seu corpo permitir, segure por 5 segundos e repita o movimento com a outra.
Cuidado para não chutar a própria mesa (ou a do colega). Alonga a musculatura isquiotibial, o glúteo e tríceps sural
via: 9gag