• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

17 Ingredientes para substituir o Ovo em receitas para veganos (ou alérgicos)

Agora é fácil transformar receitas convencionais em vegetarianas.

Algumas receitas de pães, doces e bolos são uma verdadeira tentação, mas deixam muitos veganos lambendo os dedos já que boa parte dessas comidinhas levam ingredientes de origem animal, como o ovo em sua composição.

Mas existe uma série de ingredientes vegetais que podem ser usados para substitui-lo, assim os veganos, vegetarianos estritos e alérgicos podem se esbaldar em muitas gostosuras.

Vale dizer que o ovo em uma receita tradicional é usado para dar sabor, leveza e “liga” à massa e nem sempre essas substituições trarão um resultado idêntico. O negócio é botar a mão na massa e testar!

 

1. Purê de Maçã

Use 1/4 de xícara de maçã cozida e amassada para substituir um ovo. Perfeito para pães, bolos e doces.

 

2. Bicarbonato de Sódio e Vinagre

Muitas das substituições propostas nessa lista faz a vez do ovo apenas no que diz respeito a umidade da receita na liga da massa. Porém, vinagre e bicarbonato de sódio além de ajudar a dar ponto na sua massa ainda fará com que ela cresça.

Use 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio para 1 colher (sopa) de vinagre branco ou de cidra para substituir um ovo.

 

3. Farinha de Grão-de-Bico

No lugar de cada ovo, você pode acrescentar em sua receita 1/4 de copo de farinha de grão de bico misturada a 1/4 de xícara de leite vegetal ou água. Essa opção é uma das mais usadas pelo pessoal veggie.

 

4. Banana

Cada 75 gramas da fruta (em média elas pesam 86 gramas), bem amassadinha, equivale a um ovo. Mas lembre-se que a banana tem um gostinho forte, então use essa opção em receitas que um leve sabor de banana não será problema.

 

5. Tofu de Seda

O Tofu de Seda tem muita água em sua composição e sua consistência mais suave o torna como um perfeito substituto ao ovo. Para isso, use 1/4 de copo de tofu de seda amassado como um purê. Essa troca é bem-vinda no preparo de brownies, biscoitos, pães e bolos.

 

6. Abóbora

Até a abóbora pode ser usada no lugar do ovo em suas receitas. Para isso, é só usar 1/4 de xícara da abóbora bem cozidinha.

 

7. Linhaça triturada

Em um recipiente, coloque 1 colher (sopa) de linhaça triturada de molho em 3 colheres de sopa de água. Espere até que as sementes absorvam bem a água e acrescente essa mistura à sua receita. Se não quiser as sementinhas, coe tudo e use apenas a goma que se formou. Essa quantidade é o suficiente para substituir um ovo.

 

8. Semente de Chia

O preparo para a chia ser usada como substituta ao ovo é o mesmo feito com a linhaça. 1 colher (sopa) de chia para 3 colheres (sopa) de água. Deixe a mistura descansando por uns 5 minutos, e incorpore-a à massa.

 

9. Iogurte Vegano

A consistência do iogurte é a responsável por fazer dele um belo substituto ao ovo. Use 1/4 de xícara do produto para substituir um ovo. Opte por iogurtes sem sabor para não influenciar o gosto final de sua receita.

Iogurte vegano feitoem casa

 

10. Abacate

Pode parecer estranho, mas devido a sua consistência, 2 colheres (sopa) a 1/4 de xícara da fruta pode fazer a vez do ovo. Faça o teste e veja se o sabor lhe agradará.

 

11. Aquafaba (Água do cozimento do Grão-de-Bico)

Em uma dieta vegana, pouquíssima coisa é dispensada, e essa é mais uma prova disso. A água usada para o cozimento do grão de bico, ou até mesmo aquela águinha que vem dentro da lata, quando compramos ele já cozido no mercado, podem ser usados como substituto da clara do ovo em suas receitas. 3 colheres (sopa) do líquido são o suficientes para substituir um ovo.

Essa receita é muito usado entre os veganos para fazer clara em neve. Para isso, pegue 3/4 de xícara da água do cozimento e leve ao fogo até que o líquido diminua pela metade. Essa etapa de ferver é opcional, mas deixará sua clara em neve mais firme.

Espere o líquido esfriar e bata-o usando a batedeira. Não dá certo se bater a mão. Assim que a mistura ficar aerada e semelhante a clara em neve, adicione o açúcar. Para disfarçar o gosto de grão-de-bico, pingue algumas gotas de essência.

 

12. Amido de Milho

Junte 2 colheres (sopa) do amido de milho com 3 colheres (sopa) de água. Misture bem e incorpore à massa. Essa dica promete dar uma excelente liga entre os ingredientes e dar à massa uma mistura ideal.

 

13. Emulsão de Lecitina de Soja

Com uma consistência parecida ao do mel de abelhas, você pode usar uma colher (sopa) de lecitina de soja para cada ovo.

 

14. Ágar-Ágar

Ágar-Ágar é um alimento gelatinoso, proveniente das algas marinhas, muito usado em docinhos japoneses. Porém, ele também é um ótimo substituto ao ovo. Basta acrescentar em sua receita 1 colher (sopa) de ágar-ágar em 3 colheres (sopa) de água mexer bem e acrescentar à sua receita.

 

15. Proteína de Soja Isolada 90%

1 colher (sopa) de PSI misturada em 3 colheres (sopa) de água também funciona como um bom substituto ao ovo.

 

16. Água com Gás ou Refrigerante de Limão

Devido à sua bolhas, usar água gaseificada como substituta ao ovo deixará sua massa com a liga desejada, além de funcionar como um agente fermentador. 4 colheres (sopa) da água com gás são suficientes para substituir um ovo.

Por este motivo, também é usado refrigerante de limão como substituto ao ovo. 1 latinha de 350 ml equivale à 3 ovos em uma receita. Mas atente-se, o sabor do limão ficará presente.

 

17. Manteiga de Amendoim

Famosa entre os americanos e a galera fitness devido ao seu poder energético, a manteiga de amendoim também caiu muito bem em suas receitas veganas. Use 3 colheres (sopa) para substituir um ovo.

Fonte(s): Cultura Veg, VegTube - Youtube, Veggi e Tal, Sociedade Vegan, Casal Mistério, Menu Vegano, Zona cerealista, Doutor Nature, Vista-se
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui