17 Dicas de profissional para pintura da casa
Sua casa tá precisando de uma pintura mas você não tem dinheiro nem pra pagar a conta do bar, muito menos pra contratar um pintor profissional? Não tem problema, você pode fazer o serviço tão bem quanto o dele. Se liga nas dicas que a gente separou.
1. Misture tintas da mesma cor
Calcule a quantidade necessária de tinta, misture tudo em um recipiente e só depois comece a pintura. Isso porque uma tinta da mesma cor, porém de lotes diferentes, podem gerar diferenças de tonalidade.
2. Forre com Papelão
Plásticos demoram a secar, rasgam, grudam no pé, melam tudo. Então, na hora de cobrir o chão, o mais indicado é usar papelão ondulado, é barato e absorve a tinta fazendo com que ela seque mais rapidamente. Além de ser sustentável, né?
3. Fique de olho na previsão do tempo
Se o clima estiver muito úmido, a tinta terá maior dificuldade para secar. Se tiver seco ou quente, a tinta não espalha e pode deixar manchas na sua parede, por isso evite pintar em dias com umidade menor que 10%.
– Coreia do Norte: Tudo é verão o tempo inteiro, sempre. Tempo bom. Festa na praia.
4. Limpe bem antes de começar
Antes da pintura apostar na limpeza é essencial para evitar defeitos. Se a parede estiver suja, água e detergente resolvem, no caso de mofo, use água sanitária. Se tem uma obra do Monet pintada com canetinha hidrocor, um pouco de álcool é suficiente. Porém, se a obra foi feita com caneta esferográfica, lixar é a única solução.
5. Cubra o Rodapé
Use uma fita crepe grossa para cobrir o rodapé. Retire o pó da parede para melhor adesão da fita e passe a régua garantindo a aderência. Para evitar bagunça, comece pintando do centro da parede e arraste o pincel em direção ao rodapé, assim o pincel não chegara tão úmido na fita.
6. Proteja as Dobradiças
Cansado da cor da porta? Você pode pintá-las também. Mas, preste atenção nas dobradiças, um pouco de vaselina líquida vai deixá-las oleosas impendido assim que a tinta grude, dando trabalho para abrir e fechar a porta posteriormente.
7. Evite sujeira nas maçanetas
Para maçaneta da porta, aposte no papel alumínio.
8. Raspe as Janelas
As molduras da janela podem ser protegidas com fita crepe, mas os vidros são mais simples de cuidar. Para evitar que eles fiquem muito sujos, passe o rolo na direção contrária a janela. Se mesmo assim caírem alguns pinguinhos, é só passar uma espátula (aposte na de plástico) para retirada da tinta quando esta já estiver seca.
9. A importância do Pincel
O rolo não é o mais indicado para pintar os cantos até porque eles não possuem a delicadeza que essa região precisa. Para os lugares onde o rolo não alcança, utilize um pincel que dê melhor acabamento ao seu cafofo.
10. Use a técnica do W
Para uma pintura uniforme, utilizar-se da técnica do W é o melhor caminho, literalmente. Pintar em linha reta dá mais trabalho na hora de concluir uma parede inteira. Se fizer blocos começando com um W em pé, como sugere a imagem, você terá total controle da quantidade de tinta naquele trecho. Quando o W original sumir, pode partir para outro pedaço da parede.
11. Toque final
Comece passando o pincel nos limites da parede. Antes de secar, já complete a área com o rolo. Espere três horas e repita a aplicação. A segunda mão elimina as diferenças entre os cantos pintados com pincel e o que foi pintado com o rolo.
13. Evite mais sujeira
Tá tudo explicadinho na imagem.
14. Faça você mesmo: Desenho profissional, sem saber desenhar
Para fazer esse desenho fantástico, ou outro que quiser, é igual fazer o “Créu”, precisa de disposição. Se liga no Passo a Passo!
15. Pintura com Efeito
Ta-da!!
16. Efeito Triângulo
Pinte a parede de branco e depois que a segunda demão secar, coloque fita crepe na parede fazendo vários triângulos, o desenho vai da sua criatividade. Pinte com um segundo tom de tinta, espere secar novamente. Escolha alguns triângulos para pintar com um terceiro tom de cor, faça o mesmo esquema da demão e secagem. Depois basta tirar as fitas e pronto!
17. Efeito Escova
Depois da segunda demão de tinta, antes de secar, passe uma escova ou qualquer vassoura no sentido que quiser, vertical, horizontal ou diagonal.
Fontes: Super Interessante | Real Simple | coisasdecasa