17 Alimentos que guardamos errado
Geladeira de solteiro é tipo filme de terror. Parece estar vazia, mas quando menos se espera, o resto de comida não identificado cria vida própria.
Então, para evitar crises de ansiedade e pânico, montamos uma segunda lista ensinando como guardar e manejar o rango do jeito certo, conservando sua validade ao máximo. Se você perdeu a primeira parte, clique aqui.
Vale ressaltar que não é recomendado consumir produtos fora do prazo de validade, caso seja indicada na embalagem. Fica por sua conta e risco, ok?
***
1. Batatas
Maçãs emitem uma grande quantidade de gás etileno. Ele tem o efeito de acelerar o processo e amadurecimento de outras frutas e verduras. Quando guardadas junto com batatas, as maçãs podem impedir o nascimento daqueles brotinhos indesejados. Sempre fora da geladeira.
2. Queijo Cottage (e creme fermentado)
Viralizou na internet uma dica ótima! Guardar o pote de sour cream (creme fermentado) ou queijo cottage de cabeça pra baixo, na geladeira, cria um vácuo que impedirá a proliferação de bactérias, potencializando a validade.
Mas, o site Shelf Life Advise investigou a história com cientistas, médicos e engenheiros de alimento, que afirmaram que essa informação é falsa. O vácuo criado será momentâneo, aos poucos os gases começam a entrar dando espaço a proliferação de bactéria. Ou seja, é por sua conta e risco, mesmo.
3. Limões
Se você tá realmente pobre precisa de apenas um pouco do suco de limão (gotinhas) o ideal é perfurar um buraco na pele, com um espeto ou um garfo, e espremer apenas o que você precisa. Depois guarde na geladeira, vai durar muito mais.
4. Tomates
Guarde-os em uma superfície plana com o talinho para baixo, a teoria diz que a cicatriz deixada a partir do tronco permite que a umidade escoe para fora, deixando as bactérias e mofo entrar. Manter esse lado protegido irá conservar os tomates frescos por mais tempo.
Outra dica é armazenar os tomates em uma bancada ou janela, nunca guardar na geladeira.
5. Farinha
Antes de armazenar na despensa, deixe-a uma semana no congelador para matar eventuais gorgulhos, insetos e ovos. A validade da farinha pode chegar a 1 ano na geladeira, no freezer pode durar ainda mais.
6. Ovos
– Copo para verificar o frescor de um ovo. Um ovo fresco irá afundar.
Para verificar se um ovo está fresco ou não, o segredo é imergi-lo em um copo com água. Se o ovo flutuar, não está em bom estado, se afundar está fresco.
7. Muffins
O jeito mais simples de reviver aquele bolinho que tá mais duro que pedra, é com papel toalha úmido. Embrulhe o muffin nesse papel molhado e coloque no micro-ondas por 15 segundos (dependendo da potência) e pronto. Dores de barriga podem ser inclusas no processo.
8. Queijo
Passe manteiga na parte cortada do queijo antes de guardar, assim impedirá que fique muito seco. Para conservar o queijo todo, embrulhe em papel vegetal.
9. Pão Dormido
Para reviver o pão de ontem, esfregue um cubo de gelo ao redor dele e então leve-o ao forno por 12 minutos, ou embrulhe em um paninho e esquente por cerca de 1 minuto no micro-ondas.
10. Guacamole
Coloque uma mistura em partes iguais de óleo e água em um spray, agite e borrife por cima. O óleo mantém o gosto e a cor do rango. Na geladeira mantenha sempre tampado com plástico filme, sem contato com ar. Se quiser pode pingar limão também.
11. Alho
Armazene em um local fresco e escuro.
12. Separando em porções
13. Folhas – parte 1
Para restaurar a textura da verdura murcha, o ideal é mergulha-lá em uma bacia com água gelada. Depois se quiser pode secar com papel toalha ou usar a técnica do gás carbônico.
14. Folhas – parte 2
Proteja as folhas de alface com um guardanapo ou papel toalha. O papel retém a umidade liberada pelas folhas, evitando que o alface murche.
15. Folhas – parte 3
Antes de guardar salsinha, alface ou brócolis na geladeira, embrulhe em um papel alumínio e os mantenha frescos por mais tempo.
16. Folhas – parte 4
Para conservar por ainda mais tempo, coloque-as em um recipiente fechado, ou tampado.