• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

16 Truques motivacionais para te fazer ir à Academia

Tudo o que faltava para um abdômen sarado era um empurrãozinho.

Depois de fazer exercícios físicos é normal ficar bem disposto e satisfeito consigo mesmo.

O problema é começar, né? Como ir pra academia é custoso! Não importa se é de manhã ou depois do trabalho, as opções parecem igualmente ruins.

exercicios_sososltetios

– Exercícios!? Nãooooo!!

O site americano BuzzFeed perguntou para seus leitores qual a melhor forma de se motivar para ir à academia, além de entrevistar a treinadora física Erica Giovinazzo, do site especializado no tema, Brick Crossfit. Confira as melhores respostas!

***

1. Vista-se

Pode parecer bobagem, mas vista a roupa de exercícios rapidamente quando bater aquela preguicinha de se exercitar. Como num passe de mágica, vai parecer mais fácil ir pra academia. Afinal, você não se vestiu à toa, né!

“Depois de vestida eu tenho dificuldades de me convencer a não ir”, contou a usuária gwynp2.

vistase_sosolteiros

athleticwearclothes

2. Exercite-se só por 10 minutinhos

Se você estiver cansado e sentir que vai faltar disposição, diga a si mesmo que será por apenas 10 minutos. Após esse tempo, decida se você quer continuar ou voltar pra casa. Normalmente, depois que já começamos, fica mais fácil continuar.

“99% das vezes, depois de 10 minutos, eu estarei animada e vou querer continuar. Têm aqueles dias, porém, que eu não consigo fazer um minuto a mais e desisto e vou para casa… e nestes dias eu ainda me sinto bem porque pelo menos fiz alguma coisa por 10 minutos, que é melhor do que zero!”, revela a usuária Colleen Suratt,

Woman resting on exercise bike

getyourfit

3. Assista comerciais

Essa dica é da usuária Justyna Broclawik e parece uma ótima ideia. Marcas de esporte tendem a fazer propagandas bastante motivacionais, certo? Então assista uma antes de ir pra academia. Deixe que seu corpo entre no clima, inspire-se, veja que fazer exercícios pode ser bastante gratificante.

 

4. Artistas inspiradores

Se o seu objetivo é ter aquele corpitcho cheio de curvas, mas falta incentivo, a usuária Tatum Murray sugere músicas como I’am a Slave 4 U, da cantora Britney Spears.

“A música me empolga e “FITney” é uma motivação para todos nós. Se a barriga da Britney não desiste, então eu também não vou desistir”.

tumblr_mn0jitiBMq1rasg18o1_500

 

5. Uma playlist totalmente nova

Não caia na mesmice: crie novas playlists para que você possa sempre se sentir animado. Vamos combinar, lista de músicas entediantes já é ruim, quando você está reunindo coragem pra ir pra academia, é tudo o que você não precisa!

“Se eu estiver usando a mesma playlist para exercícios por muito tempo, fazer uma nova completamente do zero é uma maneira fácil de me animar para o meu treino naquele dia. Eu sempre me empenho mais no primeiro dia de uma nova playlist”, conta a usuária Anna Lindahl.

musicaacademia_sososlteiros

nydailynews

6. Uma música especial

Além de se animar com uma playlist legal, separe aquela música que você ama para quando entrar na academia. Somos todos influenciados pela música e um som animado pode ter efeito sobre você. Só não repita sempre a mesma, se não a mágica acaba.

Afinal, segundo a treinadora Giovinazzo, a música certa tornará tudo mais fácil. E ainda sugere: que tal sucessos como Eye of the Tiger?

 

7. Nova rotina

Também segundo Giovinazzo, quebrar a rotina pode te dar aquela bomba de energia. Fazer sempre os mesmos exercícios pode acabar te cansando pelo simples fato da repetição ser algo tedioso. Na academia ou ao ar livre, é possível incrementar os exercícios ou pensar em algo totalmente novo.

Ao invés de sempre caminhar, fazer abdominais e alongar, que tal fazer polichinelos, seguidos de bicicleta e agachamento? O importante é não se sentir entediado pela rotina.

 

8. Tenha amigos

E conte para todos eles que você está fazendo exercícios. Se eles forem realmente sensacionais, rola até arrastar um (ou mais) com você. Além de um motivar o outro, vai tornar tudo bem mais divertido!

Agora uma dica da especialista: Giovinazzo sugere que, para essa tarefa, seja priorizadas amizades que já gostem do mundo fitness. Faz sentido, né? Se já tá difícil de convencer você, imagina convencer outra pessoa!

 

9. Vá à uma aula

Ok, nem todo mundo gosta de fazer exercício na academia. Você fica no mesmo lugar, repetindo dez mil vezes uma mesma atividade.

Mas a academia não é feita somente de aparelhos fixos. As aula de spinning, zumba, natação, yoga, etc… podem ser a motivação que faltava. Além de te ajudarem a fazer exercício, fazem com que você aprenda coisas novas.

Também é uma ótima ideia para aqueles dias em que você não está querendo fazer nada.

“Se você achar que está sem vontade de fazer alguma coisa, é muito mais fácil ouvir alguém te dizer o que fazer”, argumenta Giovinazzo.

aula.sossolteiros

boxfitgyms

10. Arrume um motivo

Fazer exercício porque todo mundo faz ou porque todo mundo te falou pra fazer não vai convencer seu corpitcho a sair da cama no domingo, certo? Então pense no porquê de você estar se exercitando.

Perder peso, tonificar o corpo, melhorar a saúde… Um objetivo a ser alcançado vai ajudar bastante na hora de malhar. A usuária Alexis Aschkenase tem uma estratégia bem inteligente:

“Eu digo a mim mesma: ‘Esta é a minha vez. Esta é a minha hora de extravasar toda a raiva, ansiedade, sofrimento, tristeza e energia extra que eu tenho, e ninguém pode tirar isso de mim desta vez.’ De repente, ir para a academia é mais um privilégio do que uma tarefa”.

malharmulher_sosolteiros

titleboxingclub

11. Sabote a preguiça

Se você passa em casa antes de ir pra academia, é normal que pensamentos do tipo “mas agora eu já estou aquinão quero sair de novo” te assolem. Para lidar com essa preguiça gigantesca, a usuária Jackie Baird sugere deixar algo no carro. Mas tem que ser algo que realmente te faça falta, como o celular.

“Eu sei que tenho que, pelo menos, voltar para o meu carro, e se eu fizer isso, então eu vou conseguir dirigir até a academia”.

celularcarro_sosolteiros.jpf

redegeek

12. Time is Money

Se nada funcionar, parta para algo mais radical: aposte dinheiro nisso. Pode ser com amigos ou parentes, ou então com aplicativos.

O aplicativo GymPact (disponível para Android e iOS), por exemplo, retira 10 dólares da sua conta toda vez que você não vai à academia. Para o usuário alexv4cda03300, o medo de entrar no cheque especial mantém tudo funcionando.

appginastica_sosolteiros

– Pacto com exercícios | Nunca perderá outro treino.

google+

13. Como você se sente?

Conseguiu ir á academia? Então escreva como você se sente. Podem ser recadinhos pequenos. O importante é que o seu “eu do futuro” possa ler essas mensagens e se lembrar de como era agradável a sensação de dever cumprido posterior aos exercícios.

A usuária emilym434ea6ae3 conta que mantém quase um diário:

“Eu tenho um pequeno caderno no qual eu escrevo depois de todo treino bom. Coisas como ‘Você sempre se sente melhor depois que acaba’ ou ‘Você nunca se arrepende de superar seus limites’. E eu folheio esse caderno nos dias em que eu preciso de um empurrão extra e isso me ajuda a lembrar da sensação gostosa que vem após o exercício”.

escrevendo.sossolteiros

leitorcabuloso

14. Veja fotos suas

Você é capaz de muita coisa! E de bem mais do que imagina, na verdade. Por isso, veja algumas fotos suas e lembre-se de onde você pode chegar. A usuária Lee Lee Elfassy fez questão de enviar a dela:

lee.sossolteiros

instagram

15. Espalhe a notícia

Sim, conte para todo mundo, grite aos quatro ventos que você está indo à academia. Alardeie o máximo possível, faça com que todos os seus conhecidos saibam. Agora pense em não ir à academia, depois disso tudo.

“Porque aí vai ser vergonhoso quando você faltar”, diz o usuário thatbluefish. Lógica inegável.

vergonha_sososlteiros

fb

16. Procure imagens motivadoras

E isso não quer dizer aquelas imagens com gente magérrima e com veias saltando nos braços. Isso quer dizer: procure imagens que deem certo para você.

“Eu entro no Instagram para olhar fotos épicas da natureza. Eu digo a mim mesmo que não eu não vou conseguir caminhar em todas aquelas montanhas e andar de caiaque em todos aqueles rios se eu estiver fora de forma!”, conta a usuária maggiem429600597.

adrenailha

Viu só, agora até pareceu fácil. Um bom treino pra você!

Bia Lancha
Jornalista, nerd, chocólatra, mãe de uma gata banguela e gamer viciadíssima. Se é pra falar sobre coisas engraçadas, teorias absurdas ou nerdices, tamo junto!

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui