• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

16 Truques-e-Dicas de autodefesa que podem salvar sua Vida

Mas atenção, use-as apenas em situações extremas.

A gente já sabe que jamais devemos reagir a uma tentativa de assalto, roubo, ou qualquer outra situação perigosa.

Mas há momentos extremos onde uma simples atitude pode realmente salvar a nossa vida. Por isso, estar preparada(o) para quando esse dia chegar (tomara que nunca chegue!) é muito importante.

O pessoal do site Acid Cow separou 16 dicas que podem salvar a sua vida algum dia. Lembrando que isso não é um incentivo para que você reaja quando for assaltada(o) ou algo assim, o melhor mesmo é sempre permanecer calma(o) e tentar fugir para procurar ajuda.

***

1. Use a cabeça!

Sua cabeça é grande, dura e blindada. Uma cabeçada bem colocada pode fazer mais estrago do que socos e chutes. Conseguir mirar bem no nariz de quem o ataca pode deixar qualquer um no chão.

 

2. Deixe seus pertences para trás

Se alguém tentar te sequestrar forçando que você entre em um veículo, ou o acompanhe para lugares isolados, tente se livrar do máximo de pertences possíveis pelo caminho. Isso ajudará os investigadores a te localizarem.

 

3. Flutue como uma borboleta, pique como uma abelha

O alvo mais difícil de acertar é aquele que está em movimento, então fique se mexendo o tempo todo. Assim você pode evitar ataques e ainda ganha tempo para pensar em como fugir.

 

4. Aprenda sobre alguns pontos de pressão

Se você souber exatamente onde atacar (onde dói mais), a luta pode acabar antes mesmo de começar. O primeiro item dessa matéria mostra quais pontos fracos que você pode acertar e ter mais sucesso. São olhos, nariz, pescoço, virilha, joelhos, canela e peito do pé.

Pontos para usar como alvo | Olhos, nariz, pescoço, virilha, joelho, canela, peito do pé.

 

5. Corra pra cozinha

Se alguém te ataca em casa e você não tem como escapar, corra para o lugar onde ficam as facas, panelas pesadas e outras potenciais armas.

 

6. Atire sua carteira longe, mas com calma

Em situações onde você está sendo obrigado a entregar a carteira – não dê, jogue longe! As chances de o assaltante ir atrás dela são boas e assim você tem tempo de correr. Mas cuidado para não assustá-lo, o movimento não pode ser brusco.

 

7. Aperte todos os botões

Em caso de ataques em elevadores, aperte o máximo de andares possíveis. Com as portas abrindo em todos os andares fica mais fácil do atacante ser visto e pego. Isso também vai retardar o progresso dele.

 

8. Grite

Embora simplesmente gritar não seja um sinal direto para “emergência”, algo mais direto como “SOCORRO” ou “POLÍCIA” pode chamar a atenção das pessoas próximas.

 

9. Aponte tarefas

Devido ao efeito espectador, indivíduos aleatórios em uma multidão podem ajudar. Chame, aponte, faça contato visual com pessoas específicas e lhes dê tarefas individuais. Por exemplo: “você de blusa vermelha! Ligue para a polícia!“.

 

10. Aprenda como arrebentar lacres plásticos

Para se soltar de um enforca gato é preciso utilizar a força do seu corpo. Separe os braços e bata a região dos punhos diretamente no joelho, como se fosse quebrar uma galho. Assista a um tutorial no youtube (em inglês) e pratique.

 

11. Procure pessoas

Se você estiver sendo seguido, corra para lugares públicos com o maior número de pessoas possíveis. Se estiver de carro, dirija até o posto policial mais próximo.

 

12. Use acessórios que podem servir de arma

Um simples anel pode ter a mesma eficácia que um soco inglês. O site Etsy possui uma linha de anéis de alto defesa, são bonitos, mas podem fazer um estrago.

 

13. Faça um curso de auto-defesa

Embora essas dicas sejam úteis, um curso de auto-defesa básica ajuda muito. Ele ira treiná-la(o) para lidar da melhor maneira possível com situações perigosas.

 

14. Deixe o cabelo solto

Rabos e tranças são fáceis de agarrar. Com o cabelo solto, fica mais difícil que alguém consiga te dominar por trás.

 

15. Chute os joelhos

Use os pés para dar um pontapé no joelho do atacante. Esse ataque é quase impossível de bloquear e pode ter grande impacto. Assim você ganha tempo para fugir e dificilmente a pessoa conseguirá correr com dor no joelho.

 

16. Puxe as orelhas da pessoa

As orelhas são muito sensíveis, se alguém estiver te encurralando contra uma parede ou sobre você, alcance e puxe com vontade as orelhas do agressor. Isso provavelmente vai tirar a pessoa do seu caminho e você conseguirá fugir.

Fonte(s): 9gag, Acid Cow
Caroline Simoes
Aspirante a Jornalista ligeiramente distraída. Raramente lembra do que estava fazendo mesmo com seus 20 e poucos anos. Sempre procura o lado bom das coisas, adora miojo cru e o resto ela esqueceu.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui