• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

16 Sinais de que você está um pouco (ou muito) Tipo A

Tipo A e o estresse: a relação entre a incidência de doenças cardíacas e o tipo de personalidade.

TIPO A ESTRESSADO

Não é tão comum no Brasil ouvir falar sobre o comportamento tipo A, mas nos Estados Unidos, segundo o Huffington Post, muitas pessoas usam a expressão no dia-a-dia, por exemplo, se o cara é ansioso, “Fulano é tipo A”, ou se é estressada, “nossa, ela é muito tipo A”. Por esses exemplos fica mais claro um possível significado sobre esse tipo de comportamento. Mas parece que existem outros sinais.

Antes de conhece-los, entenda o porque desse estudo, feito no fim dos anos 50, ser tão importante:

Os médicos americanos Ray Rosenmann e Meyer Friedman, pioneiros na pesquisa sobre personalidade do tipo A (pessoa compulsiva, hostil, sempre correndo contra o relógio, com dificuldade para dizer “não”) e ataques cardíacos, demostraram que o estresse causa mudanças fisiológicas, resultando na liberação de adrenalina. A adrenalina contribui para a formação de maiores quantidades de ácidos gordurosos provenientes de tecido diposo. Essas mudanças, por exemplo, nos níveis de triglicerídios e colesterol, têm sido associadas e usadas para diagnosticar casos de doenças coronárias. Mais recentemente, estudos têm ressaltado as mudanças fisiológicas causadas pelo estresse, como na pressão arterial, na catecolamina na urina e no sangue. Adicionalmente, o estresse prolongado, em geral, diminui a estamina física, os reflexos da pessoa e o nível de alerta mental. Seus danos dependem do tipo da personalidade da pessoa, o grau de estresse vivenciado e a maneira como a pessoa lida com as situações estressantes. Há quase duas décadas, Friedman e Rosenmann alertaram que o ataque cardíaco prematuro não se tratava de qualquer acidente: era a culminação previsível de um tipo de comportamento considerado crônico, auto-induzido e característico de personalidades autodestrutivas.

(ismabrasil.com.br)

O estudo, também conhecido por TAB (Type A Behavior), mostra que existe uma relação entre a incidência de doenças cardíacas e o tipo de personalidade – ou seja, os mais propensos a sofrer um evento cardíaco tendem ser, impacientes, com personalidades competitivas e de alto estresse.

Segundo o artigo do Huffington Post, hoje o termo é quase uma relíquia da psicologia clássica, mas vale como uma teoria de personalidade, com algumas ressalvas. “Deve-se pensar no Tipo A, como um espectro de comportamentos e traços, em vez de rotular ou distinguir de uma personalidade “Tipo B”‘- explicou John Schaubroeck , professor de psicologia e gestão na Universidade Estadual de Michigan.

Esse espectro de comportamento Tipo A, pode ser uma ferramenta psicológica útil para ajudar a identificar seus próprios pontos fortes e fracos. Aqui estão 16 sinais de que você está um pouco (ou muito ) Tipo A.

 

Esperar em longas filas te mata um pouco por dentro.

filas

O Tipo A fica profundamente irritado com qualquer coisa que atrasa o seu progresso ou desnecessariamente o impede de fazer as coisas – e quando se trata de travar o seu ímpeto, há poucas coisas piores do que longas e lentas filas.

“[ Tipo de A] são pessoas que querem fazer um monte de coisas e ficam irritados se seus objetivos, ou seu progresso em direção a seus objetivos, está bloqueado”, explica Schaubroeck .

 

Já te chamaram de workaholic, perfeccionista, cdf ou todas as anteriores.

bunny-falls-asleep-at-desk

O Tipo A tende a andar de mãos dadas com o perfeccionismo e com o vício em trabalho – características que estão intimamente amarrados e geralmente impulsionada por uma mentalidade orientada para seus objetivos e intenso desejo de sucesso.

 

Você rói suas unhas ou range os dentes.

britney-spears-biting-nails

O Tipo A é mais propenso a comportamentos nervosos como roer as unhas, ranger os dentes e inquietação. Este sintoma de comportamento Tipo A reforça a pesquisa inicial de Friedman. Ao trabalhar com seus pacientes que tinham doenças cardíacas, Friedman notou que muitas delas tinham o hábito de arranhar a cadeira em seu escritório (o suficiente para deixar marcas), indicando um elevado estado de agitação, Schaubroeck explica .

 

Você tem uma grave fobia em perder tempo.

late

Preso no trânsito? Preso em uma sala de espera do consultório médico? Com a sua impaciência natural e desgosto pela perda de tempo, você tende a ficar frustrado por esperar. Poucas coisas elevam a pressão arterial e dá nos nervos, como o tempo sendo desperdiçado, seja por você ou pelos outros.

“O termo que usamos é “urgência de tempo”, diz Schaubroeck . ” Nunca há tempo suficiente para fazer o que você quer. ”

 

Você está sempre ligado, altamente consciente.

tumblr_mo59sno3GJ1s28glho1_400

Você pode ficar estressado e ansioso com mais frequência do que outros, mas é porque você realmente se importa. Em todas as áreas de sua vida, é importante que você fique por dentro de tudo e se certifique de que tudo é feito. Como tal, você é geralmente aquele que se lembra do aniversário de todos, garante que o bolo e flores sejam pedidos antes do tempo, e que todos estejam curtindo a festa.

 

Você sempre foi um pouco exagerado, catastrófico.

424630_226178094135672_100002304486632_469069_1763758429_n

Na maior parte do tempo você não se sente bem – não pode deixar de se preocupar com o futuro, focando no pior resultado possível de qualquer problema ou falha .

 

Você frequentemente fala demais e interrompe as pessoas.

talk-too-much-blah-blah-blah-o

Não de propósito, é claro – ou seja, você se importa com o que as pessoas têm a dizer. Mas você continua cortando seus amigos e conhecidos, isso para deixar claro os seus pontos e avançar a conversa.

 

Você tem dificuldade para dormir à noite.

tumblr_lppm0eXmZS1qmvac5o1_500

Tipo A foca tantonas frustrações e preocupações, que seu sono fica dificultoso à noite. Se você tem tendências de Tipo A, há uma boa chance de que um evento perturbador ou conversa, faça com que seu cérebro entre em overdrive, ou seja, trabalhe demais, quando sua cabeça bater no travesseiro.

 

As pessoas não te acompanham, seja em uma conversa ou na calçada.

Petty-Conversations

Tipo A é definido por sua unidade e competitividade, diz Schaubroeck . Gosta de estar em movimento, adora fazer coisas. O resultado? Na maioria das vezes, eles (Tipo A) estão em uma corrida.

 

Você coloca mais energia em sua carreira do que nos seus relacionamentos.

tumblr_m3tksy8tyI1r9ljhqo1_r1_500

Como um Tipo A, sua tendência natural é concentrar-se em realizações mensuráveis, como notas ou promoções. Assim, enquanto seus relacionamentos são extremamente importantes para você, é mais fácil focar unicamente no trabalho ou na escola – em comparação ao resto da sua vida.

 

Relaxar pode ser um trabalho duro para você.

hermione-oh-no-relax

Para alguém orientado pelo prazo e pelos objetivos típicos do Tipo A , dar um tempo para relaxar pode soar um pouco não-natural – afinal, tempo é dinheiro. Para realmente entrar em modo férias, você pode pensar no relaxamento como uma meta. Bem mais a sua língua.

 

Você tem baixa tolerância à incompetência.

2

Tradicionalmente, o Tipo A é descrito como uma pessoa com facilidade em ter raiva e ser hostil, mas os psicólogos têm contestado se uma predisposição para a hostilidade é realmente parte da equação, de acordo com Schaubroeck. Mas concorda-se que o Tipo A são orientados para algum objetivo acima de tudo, o que significa que eles podem ser menos pacientes em aceitar outros, quando se trata de qualquer coisa que fica em seu caminho – ou qualquer pessoa que não tenha o mesmo sentido de urgência.

 

Você ficaria perdido sem a sua lista de tarefas.

patrick_star___to_do_list___animated_by_flyes-d4ikvok

Um Tipo A funciona com um objetivo e um plano de ação, Schaubroeck explica. Por essa razão, listas de tarefas são seus melhores amigos: Você ama ver todas as suas tarefas traçadas, para continuar na corrida da marcação de itens inacabados.

 

No trabalho, tudo é urgente.

tumblr_lrhbgwIeki1qh2o7zo1_500_large

Para o Tipo A, especialmente no local de trabalho, tudo tem que ser feito pra ontem. Há um sentido de urgência de tempo que vai junto com a sua impaciência e necessidade de prazos.

” O Tipo A são sensíveis ao tempo, uma maneira rápida de tira-los do sério é gastando-o”, aconselhou o site Psychology Today em um artigo sobre psicologia no trabalho com personalidades do Tipo A.  “Se você deseja conhecer o seu lado bom, trabalhe na mesma velocidade que eles. ”

 

Você é sensível ao estresse.

funny-gifs-first-morning-cup-of-coffee

A pesquisa pioneira de Friedman definiu o comportamento do Tipo A como de alto estresse. Você pode sentir o estresse de forma mais intensa do que os outros, e internalizar ou externalizar em resposta. Estes tipos de personalidades e comportamentos propensos ao estresse, têm sido associadas com pressão arterial elevada e aumento do risco de doença cardíaca.

 

Você faz acontecer.

tumblr_mxggqriKgM1qhfc59o1_500

Apesar (ou, em alguns casos, por causa) das qualidades mais negativas associadas com Tipo A, as pessoas com este tipo de personalidade tendem a ser muito boas em realizar seus objetivos. Muitas empresas querem funcionários tipo A, porque eles sabem que são confiáveis ​​para fazer as coisas, de acordo com Schaubroeck.

” [ Tipo A] certamente estão mais ocupados com a obtenção de resultados”, diz Schaubroeck . “E dado que eles são tão ocupado com a realização de seus objetivos, faz sentido que eles estariam mais propensos a fazê-lo. ”

 

E aí? Tudo isso parece comum pra você? Se mais da metade das perguntas faz sentido na sua vida, tá na hora de dar uma acalmada, não acha? É possível relaxar em 1 minuto com uma meditação simples, ou em dois minutos nesse site, que trás o desafio de ficar quieto por exatos 120 segundos, se mexer em algo, perdeu. Dê um tempinho pra você, seu coração agradece.

 

Fonte: huffingtonpost.com

 

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão (SBT, Record, Band, etc.) pela internet em 2012. Vegano e meditante, busca evoluir junto com todos os seres enquanto caminha. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui