• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

15 Utilidades surpreendentes para o Papel Toalha

Muito além de limpar a sujeirinha da bancada.

Além de recorrer à ele na hora da fritura, quando alguma sujeirinha cai sob o balcão ou quando dá preguiça de sujar um prato, para que mais você usa o papel toalha?

A gerente de marketing da Snob, Lucia Rezende, foi atrás e testou algumas utilidades diferentes que o papel toalha pode executar com maestria. Abaixo você confere as 15 dicas que foram aprovadas pela profissional.

 

1. Secar e definir os cachos

Usar o papel toalha para secar e definir os cachos é muito mais eficaz que qualquer outra toalhinha convencional, conforme informa o site “Tô de Cacho.

A técnica é bem simples, basta dar leves apertadas com o papel toalha, pressionando os cachos para cima, como você já faz naturalmente. Use quantas folhas forem necessárias e pare quando sentir que seu cabelo já está seco. Isso vai ajudar absorver a umidade dos fios e deixa-los mais definidos e sem frizz.

 

2. Improvise um filtro de café

Na necessidade, a criatividade salva vidas!

Quando estiver sem filtro de café, basta cobrir uma peneirinha ou até um coador de café com uma ou duas folhas de papel toalha e fazer a bebida como de costume, filtrando tudo no papel toalha. A gente já testou e dá super certo, até falamos dessa e outras dicas similares aqui.

 

3. Compressa fria

Deu uma batidinha, aquela torção e precisa fazer uma compressa? Para aliviar as dores de pequenos acidentes, uma compressa geladinha é uma boa pedida.

Caso não tenha uma bolsa de gelo, improvise: molhe o papel toalha e coloque no congelar por alguns minutos. O papel quando molhado congela rapidamente, depois é só colocar sobre a parte machucada.

 

4. Tirar a gordura de sopas e caldos

Acabou de fazer uma sopinha super light, mas umas gotinhas de óleo ficaram boiando sob o prato? Não é nada apetitoso, né?

Para remover toda essa gordura e deixar sua sopa ainda mais saudável basta forrar uma peneirinha ou até um escorredor de macarrão com folhas do papel toalha e coar o alimento. A gordura ficará todinha presa no papel.

 

5. Manter legumes ou folhas frescas

Seus legumes vivem murchando, mesmo na geladeira? Se você envolve-los, ou forrar a gaveta do eletrodoméstico, com folhas de papel toalha, elas vão sugar a umidade e impedir que eles murchem. O truque funciona com verduras, legumes, ervas aromáticas e folhas.

 

6. Limpar os fiapos do milho

Sabe aqueles “cabelinhos” que ficam presos na espiga de milho e são bem chatinhos de arrancar? Basta passar uma folha de papel toalha molhado sobre a espiga. O movimento de fricção e a umidade vai arrancar todo “fiozinho” com facilidade.

 

7. Impedir que panelas de ferro fundido enferrujem

Se você tem uma dessas panelas e as deixa muito tempo guardadas, ta aí uma excelente dica. Entre cada peça, basta colocar algumas folhas de papel toalha. O papel vai absorver a umidade e impedir que o aço oxide rapidamente. Também evita que o inox risque.

 

8. Soltar o açúcar mascavo empedrado

Por ser um tipo mais úmido, é bem comum o açúcar mascavo grudar todinho. Para soltá-lo, basta colocá-lo em um pote e pressionar uma folha de papel toalha sobre o montinho de açúcar. A unidade será absorvida e os grãos se soltarão.

Se não der certo, umedeça o papel toalha, coloque por cima do açúcar, tampe o recipiente (pode ser com plástico filme) e leve ao micro-ondas por 20 segundos.

 

9. Remova manchas de parafina ou giz de cera

Foi dar uma de artista e acabou manchando a roupa com giz de cera ou parafina? Coloque uma folha sobre a mancha e passe o ferro de passar sobre ela em baixa temperatura. O calor vai derreter a cera e será absorvida pelo papel. Fácil, né?

 

10. Tire a sujeira acumulada no abridor de lata

Apesar de ser um abridor bem diferentão, daqueles que a gente vê em filme americano, há quem tenha um desses e certamente enfrenta um trabalhão para limpar a sujeira acumulada.

Olha só o truque: coloque uma folha de papel toalha entre as rodas, feche e gire a manivela, como se estivesse usando-o normalmente. O papel fazendo o mesmo percurso da lata, vai limpar todos os resíduos presos nas rodinhas de corte.

 

11. Tire o excesso de umidade do pão congelado

Ter pão congelado pode ser uma mão na roda quando bate aquela fome na madruga. Mas essa facilidade deixa o alimento muito úmido e atrapalhar seu sabor.

Para evitar isso, basta colocar uma folha de papel toalha junto ao pão, dentro de um saco plástico, antes de congelá-lo. Quando for descongelar, a folha de papel vai absorver a umidade do gelo, que iria direto para o pão.

 

12. Gelar latinha ou long neck

Para gelar a lata ou garrafa long neck rapidamente, pegue algumas folhas de papel toalha e enrole nela todinha. Em seguida, passe na água para que o papel fique encharcado. Depois, basta deixar no freezer por cerca de 10 a 30 minutos – depende da potência do equipamento.

O papel vai congelar mais rápido e como está encostadinho na cerveja, vai mudar a temperatura dela também. Já testamos e aprovamos, também falamos do truque aqui, mas caso queira gelar a lata em apenas 20 segundos, nós também já testamos essa outra dica, que dá super certo!

 

13. Limpeza do chão

Faxina pós festinha no apê e tá difícil desgrudar a sujeirinha do chão? Para facilitar essa tarefa, cubra o esfregão ou o rodo com folhas do papel toalha e esfregue no chão. A sujeira gruda com mais facilidade no papel e tudo fica limpinho mais rapidamente.

 

14. Limpar vidros e espelhos

Limpar vidros e espelhos com panos podem deixar uns fiapinhos que fazem todo seu trabalho ir por água abaixo. Você pode fazer esse tipo de limpeza usando o papel toalha, que além de limpar e dar brilho, não vai deixar fiapos. Jornal velho também funciona.

 

15. Cozinhe bacon sem sujar panelas

Bacon é vida e você pode fazê-lo num piscar de olhos. Forre um prato com duas folhas de papel toalha, coloque as fatias de bacon sobre elas e cubra com mais duas folhas do papel. Leve ao micro-ondas na potência alta por 4 minutos, mas de 1 em 1 minuto vá checando para ver quando ele está bom e crocante. Aí é só se jogar!

Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui