• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

15 Receitas de Bolos Veganos (sem ovos e leite) fáceis de fazer

Do clássico bolo de cenoura até o mais curioso, com abobrinha!

Que tal tentar mudar alguns hábitos neste ano? Se você ainda não está 100% convicto de que consegue se juntar ao veganismo, reunimos algumas receitas de bolos veganos, sem qualquer ingrediente de origem animal. Quem sabe assim, você não decide apoiar a causa!

Tentando reduzir os impactos no meio-ambiente e na saúde dos animais, o veganismo busca excluir qualquer alimento e ingrediente de origem animal, como ovos e leite. Além disso, por excluir ingredientes com gordura saturada e diminuir a ingestão de calorias diárias, a dieta vegana consegue beneficiar quem busca perder peso e quer mais saúde.

Para que você possa se adaptar aos poucos ao veganismo, ou pelo menos ser simpatizante, separamos 15 receitas de bolos veganos. Você pode cozinhá-los para amigos e familiares, ou só para você mesmo!

 

1. Bolo de Chocolate

Tradicional receita e amada por todos, ela inclui farinha, cacau, semente de linhaça, leite de soja, fermento em pó e chocolate sem lactose. Por conta do chocolate picado, a cobertura é opcional e os pedacinhos deixam o bolo recheado e macio.

Confira a receita aqui.

 

2. Bolo de Baunilha sem glúten

Esse bolo diferentão é perfeito para um café da manhã! Na receita, estão alguns ingredientes que muitas pessoas podem desconhecer, mas a dona da receita colocou onde eles podem ser achados (tanto em loja online, como física). Ah, também foi colocado as substituições possíveis; legal, né?

Confira a receita aqui.

 

3. Bolo de Laranja

Perfeito para uma tarde em família, ele utiliza apenas farinha de trigo, farinha de trigo integral, açúcar cristal, suco de laranja, óleo vegetal, fermento em pó e raspas de laranja. Tranquilo, né? Como ele não leva cobertura, não é pesado e combina com aquele cafezinho de vó!

Confira a receita aqui.

 

4. Bolo mármore

Esse é um daqueles bolos que vemos nas prateleiras das padarias, passamos vontade e ficamos com vontade preparar! Fácil, a receita leva apenas água, óleo vegetal, farinha de trigo, açúcar, cacau em pó e fermento. Percebeu que é sem erro, né?

Confira a receita aqui.

 

5. Bolo formigueiro

Perfeito para a criançada, o bolo formigueiro une massa, pedacinhos de chocolate e cobertura (se quiser). Além disso, ele combina dois sabores deliciosos: coco e chocolate. Para a receita, é preciso farinha de trigo, açúcar cristal, óleo vegetal, extrato de baunilha, bicarbonato de sódio, vinagre branco, fermento, pedaços de chocolate, sal e coco ralado.

Confira a receita aqui.

 

6. Bolo de Cereja

Especialmente para quem é fã de uva passa, o bolo de cereja é saboroso e é feito com ingredientes que todo mundo tem em casa. Para a receita vegana, foi substituído o leite normal pelo leite de soja, o chocolate pelo cacau e a chia faz o papel dos ovos.

Além disso, a receita também leva café, açúcar, vinho tinto, margarina, essência de baunilha, canela, fermento, sal, bicarbonato, farinha de trigo e noz. Bastante coisa, mas nada difícil de achar, né?

Confira a receita aqui.

 

7. Bolo de Chocolate e Abobrinha

Também ficamos surpresos pela inserção da abobrinha no bolo, mas depois de ler a receita, você vai entender tudinho! Usado principalmente para deixar o bolo molhado e fofinho, o ingrediente parece ter caído super bem e combina bastante com o estilo de vida “vegano”.

A receita leva farinha de trigo, cacau em pó, bicarbonato de sódio, fermento, sal, açúcar, margarina vegetal, chia e água, essência de baunilha, suco de limão e obviamente, a abobrinha ralada (nesse caso, é a abobrinha brasileira).

Confira a receita aqui.

 

8. Bolo de Paçoca

Unindo dois doces maravilhosos: o bolo e a paçoca, essa opção é perfeito para a época de festas juninas e não precisa ser acompanhada de cobertura. Utilizando apenas farinha de trigo, água, açúcar, achocolatado, óleo, fermento e claro, algumas paçocas, você monta um bolo que pode agradar tanto crianças, como adultos.

Confira a receita aqui.

 

9. Bolo de Fubá no pote com Goiabada cremosa e creme de Coco

Esse é aquele bolinho que você come e já se imagina na casa da sua avó. Gostoso, né? A receita leva goiabada cremosa e creme de coco, ou seja, é uma delícia e é perfeita para épocas juninas.

Confira a receita aqui.

 

10. Bolo de caneca com Manteiga de Amendoim

Ideal para quando você está sozinho e bateu aquela fominha, os bolos de caneca são práticos, rápidos e fáceis. Com manteiga de amendoim, a receita também inclui cacau, fermento, farinha, sal, leite de amêndoas e purê de maçã. Como a receita é pequena, você pode testar e ir se adaptando a ela!

Confira a receita aqui.

 

11. Bolo de churros

Feito principalmente para aniversários, o bolo de churros é basicamente um bolo de canela confeitado com churros e doce de leite. Nesse caso, como ele é vegano, o doce de leite também deverá ser feito, ao invés de comprado.

Confira a receita aqui.

 

12. Bolo de Abacate

Lori Ellis, a dona da receita, ficou surpresa com o resultado e compartilhou em seu blog. A receita leva farinha, açúcar, óleo, essência de baunilha, vinagre, bicarbonato de sódio, fermento, sal, limão e uma polpa de abacate. Ótimo para você surpreender uma pessoa querida!

Confira a receita aqui.

 

13. Bolo de Banana

Todo mundo gosta de um bolo de banana, certo? Pois é, a receita adaptada para o veganismo substituiu os ovos por mais banana (delícia!), o leite por leite de soja e a farinha branca por uma farinha integral. Bem fácil e rápido de fazer, ele vai agradar a todos e pode ser consumido durante o café da tarde dia todo.

Confira a receita aqui.

 

14. Bolo de Coco

Além de ser vegano, é sem glúten, gelado, molhadinho e macio! Ideal para um café da tarde, sua massa leva farinha de linhaça, farinha de castanha de caju ou amêndoas, farinha de grão de bico ou de arroz, açúcar mascavo, óleo de girassol, fermento, leite de coco e coco ralado.

Confira a receita aqui.

 

15. Bolo de Cenoura

Por último, mas não menos importante, aquele bolo que todos amam! Alguns, preferem com cobertura, outros, sem, mas o negócio é que todo mundo tem um espacinho no coração para o bolo de cenoura.

Nessa receita do clássico, é preciso apenas farinha de trigo, açúcar, cenoura, óleo vegetal, água e fermento em pó, para a massa, e chocolate 70% cacau, açúcar e água filtrada, para a cobertura

Confira a receita aqui.

 

– Conhece alguma receita de bolo vegana super fácil e gostosa que não foi citada nessa lista? Comente!

Fonte(s): Jornada Vegana, Veganana, Dani Doce, Presunto Vegetariano, Lactose Não, Receiteria, Tempero Alternativo
Natalia Almeida
Estudante de jornalismo, 21 anos e capricorniana. Veio ao mundo para aproveitar a festa que é a vida e escrever sobre isso.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui