• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

15 Maneiras bizarras de carregar o celular sem energia

O futuro sustentável está bem mais próximo do que imaginávamos!

Resolvemos dar uma conferida nas gambiarras que visam solucionar a nossa agonia de não encontrar tomada quando o telefone está sem carga.

***

1. Carregador de sacolão

yEp0P8

O pessoal do site Thread Banger viu um experimento na internet, não acreditou e resolveu testar. Deu certo. A receita consistia em colocar bastante gelo em um recipiente grande com sal para conduzir energia, acoplando o carregador em uma fruta, que estaria dentro dessa mistura.

O problema é que a energia gerada é tão irrelevante quanto um painel solar durante a noite. A menos que você tenha uma mini-estação de urânio dentro da melancia, isso não vai funcionar. Outras experiências envolveram maçã, cebola e banana, mas não perca tempo.

 ThreadBanger

2. Dança da manivela

Captura de Tela 2015-04-01 às 14.44.12

Roto Charger é um aparelho de baixo custo criado por uma empresa indiana que promete 3 minutos de conversação para cada 1 minuto que girar a manivela.

Dá certo porque a carga é gerada através da energia cinética, aquela que aparece por rotação. Quando se pensa em falta de grana, pode ser um bom negócio: custa 7 dólares.

envirogadget

3. Panela velha é que dá carga boa

Captura de Tela 2015-04-01 às 16.15.28

Uma panela que serve tanto para cozinhar quanto pra carregar um celular, e isso através do calor produzido pelo cozimento. Essa é a proposta por trás da Pan Charger. Assim, será possível carregar o celular em qualquer lugar, basta ter fogo.

 gadgetreview

4. Bateria de urina

Captura de Tela 2015-04-01 às 16.19.07

Pode até parecer estranho, mas uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Robótica da Inglaterra (University of the West of England), liderada por Ioannis Ieropoulos, desenvolveu uma maneira de gerar energia elétrica a partir da urina.

Pois é. A ideia não é que você mije em cima do seu celular (pelo amor de Deus). A técnica utiliza urina e células que se alimentam de microorganismos vivos. Ao se alimentarem, essas células transformam a matéria orgânica, presente na urina, em eletricidade.

Por enquanto a energia gerada foi suficiente para enviar SMS, navegar na internet e fazer uma ligação de telefone bem rápida. A esperança é que um dia tal tecnologia seja portátil e possamos comprá-la, ou mesmo dê alguma utilidade as nossas idas ao banheiro no happy hour.

 UWE Bristol

5. Pode ser Pepsi

Captura de Tela 2015-04-01 às 16.20.11

O projeto da designer chinesa Daizi Zheng é um celular que não utiliza as baterias convencionais. O aparelho é alimentado por uma bio-bateria que transforma açúcar e carboidratos em energia elétrica.

A designer defende que dessa forma as baterias poderiam ser mais eficientes e amigáveis ao meio-ambiente. Uma bio-bateria tem um potencial de tempo de vida de 3 a 4 vezes mais do que uma bateria convencional. Infelizmente ainda é apenas um protótipo.

Daizi Zheng

6. O iô-iô de carga

Captura de Tela 2015-04-01 às 16.21.00

Esta é uma ótima ideia para mostrar para as crianças que dá pra se divertir sem tecnologia… utilizando-a mesmo assim. O designer sueco Peter Thuvande criou um ioiô que acumula energia dentro de si com o ato de girar e que, depois, transfere essa carga para o telefone celular, conectado no próprio corpo do aparelho. A idéia é genial, porém, o iYO ainda não tem data de lançamento.

Peter Thuvande

7. O futuro da lingerie

Captura de Tela 2015-04-01 às 16.22.24

Uma lingerie (pelo menos é considerada como tal), foi criada pela empresa japonesa Triumph International para abastecer o celular de suas donas. O sutiã, com placas solares, capta e redistribui a energia do sol, podendo gerar energia suficiente para carregar um celular. O objetivo do criador, Yoshiko Masuda, era pensar em soluções eco-amigáveis de energia para o mundo.

Mas é um tanto quanto obsceno, pois a peça íntima precisa da luz solar para funcionar. Esse é um dos motivos de ele não estar disponível no mercado.

metro

8. Bateria de vento

Captura de Tela 2015-04-01 às 16.42.53

Energia eólica já é uma alternativa viável e bem-vinda em muitas partes do mundo. E para se opor às fontes de energia que poluem, nada melhor do que nossa própria estação de energia.

A capinha-carregador para iPhone, iFan, criada pelo designer holandês Tjeerd Veenhoven, faz exatamente esse papel. Bastam 6 horas de vento contínuo para carregar o celular. Ou você pode colocar perto da janela do carro sempre que estiver dirigindo. O produto ainda não está disponível no mercado.

Tjeerd Veenhoven

9. A roupa da energia

Captura de Tela 2015-04-01 às 16.24.08

A empresa de telefonia Vodafone e estudantes da Universidade de Southamptom desenvolveram shorts jeans e sacos de dormir que transformam o calor do corpo em bateria para telefone.

O short Power Pocket e o saco Recharge Bag, ainda estão em fase de teste, mas parecem não ter tanta eficiência, por exemplo, se você usar o saco de dormir por oito horas, conseguirá apenas 24 minutos de bateria para conversar e onze horas de celular no stand by.

Vodafone

10. O carregador de voz

Captura de Tela 2015-04-01 às 16.25.10

Segundo o site Telegraph, pesquisadores da Sungkyunkwan University na Coréia do Sul encontraram uma maneira de converter a voz de uma pessoa em energia elétrica. A tecnologia também seria capaz de aproveitar ruídos e até mesmo música para carregar um telefone enquanto ele não estivesse em uso.

Porém, um protótipo que necessitava de 100 decibéis para funcionar (o equivalente a um jato passando por cima de você), produzia apenas 50 milivolts de energia elétrica, que não são suficientes para carregar um telefone celular. Será preciso muito desenvolvimento para essa alternativa virar realidade. Enquanto isso, você vai gritar a toa.

Telegraph

11. Tomada solar portátil

Tomada_SOSSolteiros

Window Socket, criação dos designers Kyuho Song e Boa Oh, é uma tomada portátil que transforma luz do Sol em eletricidade. Basta grudá-la no vidro de uma janela e deixar que a luz solar faça seu trabalho.

A mágica acontece por conta de um pequeno painel solar voltado para o lado de fora da tomada e que, com a ajuda de um conversor, produz eletricidade. A novidade é incrível, mas ainda não está disponível no mercado.

 yankodesign

12. Carregador solar

Soliobolt_SOSSolteiros

Os carregadores que usam energia solar são os queridinhos do momento e muitas empresas já apostaram nesse negócio. Um deles é o Solio Bolt, uma bateria portátil, carregada pelo sol que pode ser usada com tablets, celulares, câmeras fotográficas e o que mais tiver entrada USB. O aparelho custa US$70 e pode ser encontrado aqui.

 gadgetreview

13. Carregue dançando, dançando, dan-dan-dan-dançando…

Orangedancecharge_SOSSolteiros

Já pensou em carregar a bateria do seu celular dançando? Com o Orange Dance Charge isso é possível! Desenvolvido pela operadora de celular Orange em parceria com a empresa GotWind, o protótipo é um carregador alimentado pela energia gerada com a dança.

Um aparelho pode ser carregado devido ao movimento dos braços da pessoa. Infelizmente, ainda não se sabe quando será comercializada.

GotWind

14. Carregue respirando

AIRE_SOSSolteiros

Tem brazuca na área! O designer João Paulo Lammoglia é o idealizador do AIRE, uma máscara que carrega o celular a partir da respiração. Já imaginou carregar o seu celular enquanto dorme SEM gastar energia? Você também pode usar enquanto pratica exercícios, assite televisão, lê um livro, etc.

Tudo acontece dentro da máscara: turbinas fazem a conversão da respiração em energia, que é transferida para o seu celular por meio de um cabo. Tem uma pegada meio Bane, meio Darth Vader e é muito legal! Pena que ainda é só um protótipo. Desenrola isso aí, João!

João Paulo Lammoglia

15. Cases para celular de energia solar

Case_SOSSolteiros

Gente, tem case pra tudo nessa vida, né? Encontramos algumas delas que são carregadas a partir da energia solar. A empresa Ascent Solar Technologies anunciou o Surfr Battery and Solar Case, uma linha com capinhas com placas de energia solar na parte de trás.  Compatível com o iPhone 6, 5 e 5s, pode dar 10 horas de conversão e dobrar a capacidade de reprodução de vídeos e músicas .

Outra opção é o case Green Power, da Trust International, com capinhas compatíveis com o iPhone 3G/3GS, 4 e iPod Touch. Mas existem outras por aí, inclusive a prova d’água.

EnerPlex

 

Fontes: Digital Trends ThreadBanger / Enviro Gadget / Reuters / Telegraph

Paulo Finotti
Redação criativa é sua praia e está sempre a espreita de um assunto pseudo-metafísico; melhor ainda se for astronáutico, astrológico e com gifs no meio. Acredita que tudo pode ser engolido se o gosto for palatável.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui