• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

15 Funções do Instagram Stories que você precisa conhecer

Truques básicos para dominar a ferramenta.

E aí, já fez alguma stories hoje? Realmente, a ferramenta do Instagram que desbancou o Snapchat virou uma febre, atingindo famosos e anônimos, todos dispostos a compartilhar algum vídeo de sua rotina por um dia que seja.

Mas será que você já está manjando todos os paranauês e recursos disponíveis que podem te ajudar a melhorar sua experiência nessa ferramenta do app?

O pessoal da Hootsuite, empresa canadense especializada em gestão de marcas nas mídias sociais, elaborou uma listinha com 14 truques básicos para serem usados no Stories do Instagram que podem te transformar em um verdadeiro influencer – e nós acrescentamos uma última dica, a melhor de todas! Faz a blogueirinha e espia só.

 

1. Gravar vídeo com mãos-livres

Em certos tipos de vídeos que queremos fazer, ter de ficar pressionando o botão “rec” durante todo o tempo de gravação é uma chateação. Para esses momentos que existe a função “Mãos Livres”.

A funcionalidade também é ótima quando temos que usar um outro recurso, o de alterar a câmera frontal com a traseira durante a gravação. Com apenas um click, tudo é feito, sem complicação.

Para encontrar essa função, na tela inicial de gravação do stories, deslize as opções que ficam na parte inferior da tela – normal, boomerang, superzoom, etc. – até achar a função mãos livres.

Com um click, a gravação começa. Para encerrá-la, é só clicar novamente no botão. O funcionamento é parecido com o app da câmera padrão do celular.

 

2. Adicione o máximo de texto que você quiser

A função para adicionar textos é ilimitada, ou seja, você pode criar vários textinhos em uma mesma imagem ou vídeo.

Para fazer isso, basta clicar no botão “Aa”, que fica no canto direita da tela, assim que o vídeo ou a imagem a ser publicada já tiver sido escolhida. Digite seu texto e dê um clique para confirmar. Agora é só repetir a operação, quantas vezes desejar.

 
 

3. Escolhas vários tons de cores para caneta ou letras

Na escolha das cores da fonte ou da caneta para desenho, não são apenas aquelas cores que estão disponíveis. Há uma maneira de você escolher o tom exato que deseja.

Assim que entrar na opção das cores, seja para texto ou para a caneta, basta pressionar uma das opções de cores disponíveis que um pequeno painel se abrirá. Então, é só deslizar o dedo sob as paletas de cores até encontrar o tom perfeito para sua obra criativa!

 
 

4. Mude a cor de letras ou palavras individuais no seu texto

Em um mesmo texto inserido em um vídeo ou foto, é possível alterar apenas a cor de uma ou outra palavra, dando o destaque que desejar.

E não é difícil. Após digitar e inserir o texto da imagem, toque e deixe pressionado o dedo soba  palavra que deseja alterar a cor, até que ela fique selecionada. Então é só escolher uma outra cor para destacá-la.

 
 

5. Use tantas etiquetas quanto quiser (e desbloqueie múltiplas opções de adesivos)

A gente bem sabe que todo mundo adora colar os famosos adesivos para enfeitar e até complementar uma postagem no stories.

Mas o que talvez você não saiba é que, além de poder inserir quantos desenhos quiser, alguns deles possuem certas variações, como o termômetro, por exemplo, que pode ser usado tanto em graus Celsius como em Fahrenheit.

Para ver as opções ocultas, na hora que inserir seu adesivo, dê um toque nele. Se houver outras versões disponíveis, elas irão se alterar para que você escolha uma.

 
 

6. Compartilhe fotos ou vídeos do seu rolo de câmera em Histórias

Nem tudo o que você publica no stories precisa ser fotografado ou filmado direto pelo aplicativo. Você pode publicar também fotos e vídeos que já estejam no rolo da sua câmera, em sua galeria de imagens do celular.

Para isso, basta abrir a tela inicial do stories e no lugar de gravar ou fazer uma foto, deslize o dedo para cima que o rolo da sua câmera se abrirá. Então é só escolher o vídeo ou a imagem e pronto.

 
 

7. Compartilhe Live Photos como Boomerangs (apenas para iPhone)

No iPhone existe uma ferramenta chamada de Live Photo, que basicamente é quase como se fosse um GIF, uma foto com um movimento.

Para publicar essa Live Photo no stories como se fosse um Boomerang, selecione a foto que deseja lá do seu rolo da câmera. Deixe o dedo pressionado sobre ela, até que se ative o recurso 3D Touch e apareça a palavra “Boomerang” na tela. Pronto, agora é só publicar.

 
 

8. Marcar outras pessoas

Em sua publicação do stories é possível marcar outras pessoas, seja em foto ou vídeo. Assim, quem estiver assistindo, se quiser, pode clicar sobre o link que aparecerá e será automaticamente levado ao perfil desses amiguinhos.

Você pode marcar até 10 contas em cada stories e para fazer isso basta, através da ferramenta de texto, digitar o nome da pessoa com o símbolo @ na frente. Uma lista com as possíveis opções aparecerá, então é só achar o amigo na lista e adicionar.

Quando você marca uma pessoa, ela receberá uma notificação, não se esqueça disso!

 
 

9. Salve toda sua storie no rolo da câmera

Nossa senhora, todos os stories que você fez ao longo do dia foram bons demais para deixar que eles caiam no esquecimento após 24 horas. Então, que tal salva-los no seu celular?

Abra sua stories e durante a exibição, note que há um ícone “Mais”, no canto inferior direito da tela. Clique sobre ele e algumas opções aparecerão. Entre elas, há o “salvar vídeo”. É só clicar para salvá-lo em seu celular.

 
 

10. Compartilhe sua storie no perfil

Se sua storie realmente ficou digna de ser salva e compartilhada com a humanidade, você pode publicá-la em sua galeria principal do Instagram, como se fosse uma publicação convencional.

Abra sua storie e durante a exibição, clique no ícone com três pontinhos localizado na parte inferior do canto direito da tela. Vá em “Compartilhar como publicação” e prontinho!

 
 

11. Quem está vendo?

Há como você saber o número exato das pessoas que assistiram suas stories, assim como ver em uma listinha todos esses perfis.

Para isso, abra sua stories e durante a exibição, deslize o dedo para cima. Uma aba com todos essas informações se abrirá. Perdeu stalker!

 
 

12. De zoom com um único dedo

Um efeitinho pode fazer toda diferença, e dar um zoom pode ser o toque que faltava para sua stories ficar ainda melhor. E isso é possível, com apenas uma dedo.

Quando começar a gravação do vídeo, mantenha o dedo pressionando o botão “rec” e deslize-o para cima para dar um zoom in, aproximando a imagem. Para fazer o zoom out e afastar a imagem, é só deslizar o dedo para baixo.

 
 

13. Esconda sua história de pessoas específicas

Não quer que seu chefe veja seus stories na farra bem no dia que faltou no escritório por motivos de “doença”? Bloqueie ele!

Abra sua história, vá no ícone dos três pontinhos (se for Android) ou no de engrenagem (se for iOS). Toque em “Configurações da história”. Na tela que se abrirá, o primeiro campo que aparece é reservado para bloquear alguns perfis de verem essa história.

Basta encontrar a pessoa na lista e adicionar. Você pode bloquear quantas pessoas quiser. Talvez você esteja planejando uma surpresa e você não quer que o convidado de honra veja seus planos. Talvez você esteja tentando esconder algo. Seja qual for o motivo, às vezes há alguém que você simplesmente não quer ver sua história.

 
 

14. Pause, pule e volte ao assistir Stories

Quando você vai assistir aos stories da galera, não precisa necessariamente ser no estilo “maratona Netflix”. Durante a exibição, você pode pausar, voltar e até pular as stories. Veja como:

  • Toque no lado esquerdo da tela para voltar à foto ou vídeo anterior;

  • Toque no lado direito da tela para avançar para a próxima parte da história;

  • Toque e segure na tela para pausar uma história.

 
 

15. Dica Extra! Como fazer texto “arco-íris” em degradê

É bastante complexo explicar em texto, portanto dá o play no vídeo que você entende tudo. O conteúdo foi produzido pelo youtuber Le Morais.

Fonte(s): Hootsuite
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui