• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

15 Coisas que possuem data de validade e vão te surpreender

Acredite, até seu pente de cabelo pode ter passado da validade.

Pensa bem, se nem o amor dura pra sempre, imagina sua esponja de banho!

Então se liga na lista a seguir com o tempo de validade de diversos produtos usados na nossa rotina. Garantimos que vai ter coisas que você nem imaginava! Saca só.

***

1. Perfumes – 2 a 3 anos

Apesar do que pensamos, perfumes também têm prazo de validade. Segundo a especialista da empresa O BoticárioTatiana Ponce para o site da Revista Marie Claire, eles não perdem o cheiro, mas ficam alterados pela oxidação.

A validade média dos perfumes é de 2 ou 3 anos, mas o estado de conservação também influencia, como por exemplo, expor à luz, sol e calor.

 

2. Sutiã – 8 meses

Segundo a especialista e gerente da empresa gringa de roupa íntima GossardElise Recour para o site Daily Mail, a peça do vestuário feminino começa a deixar de ser confortável e perde a capacidade de apoio após apenas 8 meses de uso.

Por isso, deve ser trocado depois desse período ou quando começar ficar com as peças danificadas e estiver desconfortável.

 

3. Tênis de corrida – 1.000 km

O pesquisador da USP Júlio Serrão para o site Folha de São Paulo, diz que a validade dos tênis de corrida variam, mas revela que eles podem ser usados para percorrer até 1.000 km sem perder o poder de amortecimento. Após, devem ser trocados pois podem gerar uma carga maior às articulações.

 

4. Almofada – 2 a 5 anos

A especialista Renata Federighi, gerente de marketing da Duoflex para o site Delas, revela que a validade média do travesseiro é de 5 anos (sem uso), mas ao usar recomenda-se trocar a cada 6 meses (ou até 2 anos), já que quanto mais se usa, aumenta-se a proliferação de microorganismos.

 

5. Esponjas – 2 meses

As esponjas são um ambiente propício para o surgimento de fungos, mas você pode desinfeta-las colocando para ferver com água no microondas por 1 minuto. A dermatologista Dra. Sam Bunting para o site Daily Mail, informa que para evitar a proliferação de bactérias a esponja de plástico deve ser trocada a cada 2 meses.

 

6. Toalhas – 2 anos

Segundo o especialista em organização Maeve Richmond para o site The Huffington Post, as toalhas devem ser lavadas após poucos banhos, cerca de 2 ou 3. Elas devem ser descartadas após começarem a ter um odor muito forte, que o sabão e o amaciante não conseguem mais retirar.

Também devem ser descartadas se estiverem rasgadas ou com muitas manchas. O site Apartament Therapy estipula que 2 anos é um bom prazo de validade para uma toalha.

 

7. Pantufas – 6 meses

Segundo o site Daily Mail, as pantufas devem ser bem lavadas com frequência para evitar o surgimento de fungos e devem ser trocadas a cada 6 meses de uso.

 

8. Escova de dente – 1 a 3 meses

O Dr. Amer Saeed para o site Daily Mail, indica que escovas muito desgastadas podem acumular muitas bactérias e causar danos à gengiva. Por isso, o ideal é que a escova de dentes seja trocada a cada 3 meses e se você sofre com sangramentos na gengiva, a troca deve ser feita a cada mês.

 

9. Água oxigenada – 3 anos

A água oxigenada é muito útil para a limpeza de ferimentos, entre outras coisas, mas segundo o site The Huffington Post, ela dura apenas 6 meses após aberta, se permanecer fechada pode durar até 3 anos.

 

10. Capacete de bicicleta – 3 anos

A especialista em capacetes Katy Jackson para o site Daily Mail, informa que não existe uma data certa, mas é recomendável trocar os capacetes a cada 3 anos ou se houver qualquer impacto, mesmo uma pequena queda no chão pode enfraquecer a estrutura, garante a profissional.

 

11. Temperos – 30 dias a 1 ano

O site Gazeta Online indica que temperos feitos com ervas desidratadas, como orégano, ervas finas e manjericão devem ser usados em até 30 dias após aberta a embalagem. Já temperos em pó, como pimenta, alho e até canela devem ser substituídos de 6 meses a 1 ano, segundo a especialista autora de livros culinários Karen Page para o site Huffington Post.

 

12. Extintor – 1 a 5 anos

De acordo com o Instituto de Pesos e Medidas d0 Estado do Paraná, os extintores devem passar por manutenção e recarga a cada 12 meses, não ultrapassando o máximo de 5 anos.

 

13. Produtos de limpeza – 3 meses a 2 anos

A especialista em limpeza Yvonne Manomano para o site Daily Mail, informa que a maioria dos produtos de limpeza tem validade de 1 ou 2 anos. Porém, a água sanitária perde o efeito mais rapidamente, devido a sua composição química. Ela dura apenas 3 meses após aberta e 7 meses se a garrada ainda não foi destampada, informa a profissional.

 

14. Pentes e escovas – 4 anos

Escovas podem acumular bastante bactérias vindas dos cabelos e absorver restos de produtos químicos, ficando pegajosa e podendo transmitir diversas doenças se compartilhada, segundo Dr. Andrew Wright para o site Daily Mail

O especialista recomenda trocar as escovas de cabelo a cada 4 anos, mas também podem ser trocadas antes se estiverem com as cerdas danificadas, o que pode ferir o couro cabeludo e espalhar infecções.

 

15. Cosméticos – 3 a 18 meses

Segundo o site Daily Mail, a maioria dos cosméticos tem a data de validade impressa no fundo da embalagem, mas geralmente bases e corretivos duram até 18 meses. Já pós compactos valem 2 anos e delineadores líquidos duram apenas 3 meses.

Fonte(s): Incrível, Revista Marie Claire, Folha de São Paulo, Delas, Apartment Therapy, Huffington Post, Daily Mail, Gazeta Online, Huffingto Post, IPEM, Daily Mail
Rui Davi
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui