• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

19 Canais do Youtube que vão explodir a sua mente de verdade!

Vídeo ensaio, a nova onda que está qualificando a internet brasileira.

Quem disse que desenho animado, videogame, cinema, HQs, ou qualquer produto da cultura pop, não deixa ninguém mais inteligente, está tremendamente enganado!

Uma prova viva disso é a nova onda de Video Essay (vídeo ensaio, em português) que ganhou o Youtube (e o Vimeo) ano passado e continua mantendo sua qualidade. Para explicar melhor, nada melhor do que uma das referências do gênero no Brasil, o canal Mimimidias:

De forma resumida, segundo o wikipedia, “ensaio é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema”. Então, video ensaio, seria nada mais do que um vídeo com esse padrão.

O mais interessante nesse estilo de conteúdo audiovisual que cresce nas redes é unir a cultura pop com reflexões extremamente densas. Há muitas coisas entre um desenho animado infantil ou um game controverso do que pode imaginar nossa vã filosofia. E é justamente aí que entram esses canais maravilhosos. Prepare-se para explodir a mente!

 

 

1. Meteoro Brasil

O canal queridinho do editor do SOS. E não é para menos. Focados mais em animações, em uma mistura muito bem equilibrada de cultura pop com filosofia, sociologia, psicologia, espiritualidade e até física quântica, os vídeos são uma verdadeira aula para a vida.

Com uma linguagem bastante democrática, para não dizer infantil, os donos do canal não tem medo de se posicionar, com conteúdos atuais extremamente relevantes e corajosos. É comandado por dois personagens animados, o anonimato dos autores preserva o ar lúdico das histórias que contam em forma de série.

Para entender a pegada deles vale assistir mais de um vídeo, isso porque contam com alguns formatos distintos, como o Meteoro.doc ou Capivara Carteira, todos igualmente geniais.

 

2. Quadro em Branco

Com um papo mais cabeça, o canal consegue tirar leite de pedra. É o mais popular dessa lista, com mais de 250 mil seguidores, o que comprova sua extrema capacidade de trazer luz aos temas mais complicados. Mais ligado ao hip-hop, também utiliza a cultura pop para debater filosofia e outros assuntos cabeludos de uma forma bastante singular.

Além das músicas, uma ótima sacada dos autores do Quadro em Branco são os livros utilizados como referência bibliográfica, os que eles citam podem ser comprados com desconto em links na descrição – já compramos alguns e fortemente recomendamos!

De Anitta ao Sistema Jurídico, os temas são extremamente variados, sugerimos pegar um dia inteiro para assistir vários episódios de forma aleatória. Sua mente vai te agradecer por isso, pode confiar.

 

3. Tralhas do Jon

Comandado por Jon (jura?!), o canal leva a sério o seu nome – mas só o nome. Com muito humor e ironia, é uma verdadeira “bagunça” de conteúdos geeks de altíssima qualidade. Apesar de ser menos pretensioso que os outros canais citados anteriormente, Tralhas do Jon não fica atrás. Como todo bom trabalho nerd, as referências e pesquisas são um destaque à parte.

À parte porque, na nossa opinião, a verdadeira estrela é o próprio Jon. Com uma locução única e, digamos, inesquecível, consegue fazer com que ame as HQ’s da década de 1990 mesmo nunca tendo paciência para ler uma. Ou odiar de vez.

Apesar dos assuntos mais leves, também existem alguns vídeos densos que merecem a sua total atenção, como é o caso do ensaio sobre o filme Ragnarok, do Thor. Simplesmente sensacional.

 

4. Ludoviajante

O canal comandado por um esquilo também aborda temos densos da psicologia humana com boas pitadas de filosofia, mas com um diferencial muito maneiro. Os videogames!

Apesar do enfoque maior ser nesse universo, também existem conteúdos sobre desenhos, filmes e cultura pop como um todo. O único problema é que, apesar da alta qualidade, os vídeos não saem frequentemente. Vamos dar nosso apoio e seguir o cara, vale a pena!

 

5. Leleologia

O canal mais novo aqui da lista, mas não menos incrível. Apesar dos poucos vídeos, já mostrou a que veio em conteúdos com bastante profundidade e personalidade. Falando em personalidade, os vídeos mais experimentais (como o Log Date) também merecem sua atenção – principalmente para fãs de edição.

Se continuar nessa trajetória, Leleologia tem grandes chances de virar um grande hit entre os criadores de Video Essay (video ensaio) no Brasil.

 

6. Mimimidias

Numa pegada mais próximo ao vlog, o trio que encabeça o canal literalmente dá a cara a tapa. Falando de temas cabeludos a assuntos leves e divertidos, o aprendizado depois de cada vídeo é certeiro – ou pelo algumas pulgas vão aparecer atrás da sua orelha.

Cada apresentador tem uma pegada diferente, inclusive discordando entre si quando se encontram uma vez na semana. A cultura pop aqui é forte, assim como a profundidade dos debates. Então separa a pipoca e um caderninho para anotações porque merece!

 

Esses foram os favoritos do SOS. Mas não são os únicos que merecem a sua audiência.

Se quiser continuar usando a cultura pop para expandir a sua mente, abaixo citamos outros canais igualmente incríveis, alguns em inglês, indicados por outros criadores de Video Essay, se liga:

7. Antídoto

8. Normose

9. Vigília

10. Isac Ness

11. EntrePlanos

12. Nautilus

13. Nerdwriter

14. IdeaChannel

15. Wisecrack

16. Every Frame a Painting

17. PopCulture Detective

18. ScreenPrism

19. What I’ve Learned

 

Fonte(s): Medium
Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão (SBT, Record, Band, etc.) pela internet em 2012. Vegano e meditante, busca evoluir junto com todos os seres enquanto caminha. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui