13 Lugares Perfeitos para Paquerar
Um dilema pro solteiro é onde paquerar, tá certo que muitos já tem o dom da sedução, sabendo exatamente onde ir para fisgar a sua presa. Mas para muitos, como eu, isso não é tão simples assim. Focando nessa fatia do mercado solterístico, o UOL fez uma matéria muito interessante com 13 Lugares Perfeitos para Paquerar. Fizemos um resumo pra você (As imagens são da matéria original).
“Segundo um estudo que realizei com quatro grupos de pessoas em cinco cidades brasileiras, é fato que relacionamentos que começam nestes locais têm uma chance menor de durarem”, diz Ailton Amélio, psicólogo clínico, professor do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo).
CASA DO AMIGO (OU AMIGO DO AMIGO)
Segundo Ailton Amélio, uma boa idéia é ser apresentado por conhecidos em comuns em confraternizações em casa, pois a atenção fica concentrada na conversa.
CURSOS DE ATUALIZAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO
“O ambiente de estudo dá a chance para ficar mais perto de quem interessa e, depois dos primeiros momentos sobre assuntos do curso, amplia a conversa para temas mais gerais”, diz o psicanalista Luiz Cuschnir, autor de “A Relação Mulher & Homem – Uma História de Seus Encontros e Diferenças” (Ed. Campus)
AEROPORTOS
Raquel Fernandes Marques, psicóloga, fala que por conta do alto fluxo de pessoas, a probabilidade de esbarrar numa grande paixão é grande. Até mesmo para quem acompanha alguém que vai viajar.
CAFÉS
“A melhor escolha são aqueles com mesas comunitárias e grandes, ideais para as pessoas ligarem os laptops e trabalharem. Com a proximidade, a conversa pode fluir”, diz o psicanalista Luiz Cuschnir
SHOWS
“Frequentar espetáculos musicais sempre oferece a chance de conhecer outras pessoas com o mesmo gosto musical, informações para trocar, histórias sobre aventuras vividas atrás dos ídolos para contar etc”, afirma a psicóloga Raquel Fernandes Marques. Embora eu, editor do SOS, tenha minhas reservas, pois em locais como esses, é mais difícil manter uma conversa, afinal, quem nunca levou um: “Deixa eu assistir o show, caramba?!”.
LIVRARIAS
Luiz Cuschnir, psicanalista, indica as livrarias, porque lá existe um monte de gente que fica alí muito tempo, sozinha, dando sopa. Uma dica é pedir sugestões de leitura, música… é um excelente local para conhecer alguém, nem que seja apenas para um ótimo papo.
AULAS DE DANÇA
O ritmo não importa. Além de se divertir e melhorar seu condicionamento físico, cria uma intimidade despretenciosa com outros alunos. “Como as aulas costumam ser semanais, o contato com o mesmo grupo é frequente e abre possibilidade para outros encontros e eventos externos”, conta a psicóloga Raquel Fernandes Marques.
PARQUES
“Adeptos de todos os tipos de esportes circulam por esses locais”, fala a psicóloga Marjorie Vicente. “Você pode caminhar, correr, andar de bicicleta, skate, patins ou sentar-se em algum lugar para relaxar e ler um livro”, diz a psicóloga Raquel Fernandes Marques. Ou seja, tem de tudo um pouco, arrume um pretexto para puxar papo e boa sorte.
COMÉRCIO DE BAIRRO
“Os melhores lugares para arranjar um par são aqueles onde você encontra repetidamente as mesmas pessoas”, afirma Ailton Amélio, psicólogo clínico, professor do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo). Ele resumiu bem, tá afim daquele(a) vizinho(a)? Então já sabe, esquece compras online, supermercado delivery, aposte do mano a mano. Ou mina a mina, mina a mano…
EXPOSIÇÕES E MOSTRAS
Para a psicóloga Raquel Fernandes Marques, para quem curte conhecer alguém com um mesmo gosto específico, não tem nada melhor. Para mim, editor do SOS, ao contrário dos shows, aqui a facilidade de conversar é muito maior, lógico, mantendo o devido silêncio e respeito ao ambiente.
SEMINÁRIOS, CONGRESSOS E FEIRAS
O trabalho, de acordo com o psicólogo Ailton Amélio, é um dos principais fatores de aproximação entre casais. Para quem ama o que faz, é uma ótima dica, além desses eventos fazerem muito bem ao currículo.
FESTAS ESCOLARES
“Eventos assim são totalmente neutros, pois o objetivo maior é a diversão das crianças. E são ambientes perfeitos para conhecer novas pessoas, com situações de vida em comum”, declara a psicóloga Raquel Fernandes Marques. Para pais solteiros, acredito que seja a forma mais eficaz para energizar uma nova relação. Ou mesmo para o tio, padrinho, encontrar uma mulher que se dê bem com crianças, é uma mão na roda, o contrário também vale meninas.
Matéria por Heloísa Noronha/UOL Imagens de Jeff/UOL