• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

13 Dicas para qualquer Vegetariano curtir o churrasco de barriga cheia

Receitas práticas, baratas e criativas para os adeptos desfrutarem tudo com a barriguinha cheia!

Ser vegetariano já não é mais um bicho de sete cabeças como no passado, hoje é fácil encontrar um bom lugar para comer. Apesar disso, participar de eventos sociais como um churrasquinho, por exemplo, ainda não é uma tarefa das mais simples.

Mas se você não quer ficar de fora das reuniões com a galera, se liga nessa listinha com variações deliciosas que podem agradar tanto os vegetarianos quanto a turma carnívora.

giphy

Quem deu um empurrão pra gente foi a DraMichelle Parreira de Campos, mestre em nutrição, ela passou dicas práticas, baratas e criativas para os adeptos desfrutarem de um churrasco bem cool e divetido, claro, com a barriguinha cheia! Se liga:

***

1. Hambúrguer magro

hamburguer_churrasco_sossolteiros

Para fazer um hambúrguer magro e mega saboroso, triture uma lata de ervilha até virar um purê. Misture essa massa com 1/2 ricota amassada, 1 ovo, 2 dentes de alho, pedaços de tomate (opcionais), sal e pimenta à gosto.

Adicione a farinha de mandioca (mais ou menos 1 xícara) aos poucos, até dar consistência na massa para formar o hambúrguer. Molde no tamanho que quiser e grelhe na churrasqueira com um fio de azeite em cada um.

nomeatathlete

2. Abacaxi digestivo

abacaxi_churrasco_sossolteiros

Cheio de vitamina C e de cobre, o abacaxi pode ser cortado em fatias circulares com uma espessura de, pelo menos, meio centímetro. Unte a superfície de cada rodela com um pouco de azeite e cozinhe na grelha por alguns minutos de ambos os lados.

Assadinho, você vai descobrir que o abacaxi é um ótimo acompanhamento para vegetais e legumes, além de dar aquela agilizada na digestão, revela a Dra.

xenlife

3. Cebolas vitaminadas e sem sabor forte

cebola_churrasco_sossolteiros

Ricas em vitaminas, as cebolas podem ser preparadas na grelha, mas com algumas dicas. Antes de colocá-las na churrasqueira, descasque, corte pela metade e ferva até que fiquem macias. Depois disso, regue com azeite e coloque na brasa, virando com cuidado para que não se desfaçam.

Para fazer espetinhos, melhor usar cebolinhas inteiras e pequenas. Cozinhe antes em água fervendo por poucos minutos para tirar o sabor forte.

mulherbeleza

4. Tomates grelhados ricos em antioxidantes

tomate_churrasco_sossolteiros

Com propriedades antioxidantes e potássio, os tomates colorem os pratos e geralmente são queridos pela criançada. Além de colocá-los no espetinho, você pode também simplesmente cortá-los ao meio, ou em rodelas, e colocá-los diretamente sobre a churrasqueira com a parte da casca para baixo.

Depois de alguns minutos, vire-os para que fiquem bem assados. Tempere com as ervas (manjericão, orégano, salsinha e cebolinha) picadas e regue com um fio de óleo e sal.

xenlife

5. Tofu crocante

tofu_churrasco_sossolteiros

Com proteínas e vários minerais, o tofu vai muito bem grelhado. Antes, deixe-o para descansar por pelo menos meia hora em uma marinada feita com molho de soja, azeite e ervas.

A doutora indica usar sálvia, louro, alecrim ou orégano picados e adicionar na marinada uma colher de chá de vinagre de maçã ou uma pitada de açúcar mascavo para deixar o tofu crocante. O tofu, cortado em fatias, pode ser colocado diretamente na grelha, ou em pedaços pequenos para espetinhos.

voltaaomundo

6. Seitan e a força da proteína

seitan_churrasco_sossolteiros

Feito a partir do trigo, o seitan recarrega o organismo com as tão necessárias proteínas. Pode ser grelhado cortadinho em pedaços ou combinado com legumes para fazer espetos.

O primeiro passo para a sua preparação é, também como o tofu, marinar, o que pode ser feito com a combinação de vinho branco, vinagre de maçã, suco de limão e uma pitada de pimenta-do-reino.

O seitan terá que descansar na marinada por cerca de 45 minutos antes de ser grelhado, alerta a nutricionista.

luxalt

7. Gogumelos temperados, melhor que remédio

cogumelo_churrasco_sossolteiros

Os cogumelos, aqueles bonitinhos legumes que turbinam nosso sistema imunológico, são outro tipo de alimentos adequados para serem cozidos na churrasqueira e assim propor mais uma variedade que foge do menu carnívoro clássico do churrasco.

Depois de lavados e limpos, os cogumelos (porcini são os mais adequados) devem ser deixados para descansar em uma misturinha de azeite, pimenta-do-reino, sal e salsa. Depois, são colocados na grelha por alguns minutos e servidos quentes.

papacapim

8. Batatas ricas em ferro

batata_churrasco_sossolteiros

Ricas em ferro e coringas na cozinha, as batatas também podem fazer sucesso no churras, garante a especialista.

Corte-as em rodelas ou pedaços de cerca de meio centímetro de espessura e regue-as com azeite temperado com curry em pó (misture o azeite e o curry  em um copo e mexa bem). Coloque-as diretamente sobre a grelha. Vire sempre para que o legume cozinhe bem.

O fogo deve ser baixo para não queimar demais. Depois de prontas, tempere com sal e alecrim, a especiaria que mais combina com batatas. Não esqueça do fio de azeite, é claro!

reinovegetal

9. Berinjela com hortelã melhor amiga da dieta

berinjela_churrasco_sossolteiros

Com baixas calorias e cheias de fibras, as berinjelas podem ser cortadas em fatias finas, sem descascá-las. Deixe descansarem dentro de um escorredor de macarrão por pelo menos uma hora com um pouco de sal, para que elas percam o sabor amargo e liberem o excesso de água.

Deixe-as marinar em azeite temperado com hortelã e alho picado por pelo menos duas horas e coloque-as para grelhar no espetinho. Se inseridas diretamente na grelha elas podem grudar, neste caso, vire-as com atenção para não desmancharem.

fiftypluslife

10. Aspargos no limão contra as inflamações

aspargos_churrasco_sossolteiros

Nutritivos e anti-inflamatórios, os aspargos são limpos e cortados (removidas as partes duras, cerca de um centímetro da parte de baixo), e logo em seguida, devem ser colocados na grelha por alguns minutos até que fiquem macios e crocantes.

Para finalizar a preparação, regue com azeite de oliva, sal e gotinhas de limão à gosto sugere a Dra.Parreira.

axialind

11. Pimentão vigoroso e vitaminado

pimentao_churrasco_sossolteiros

Cheios de vitaminas e minerais, os pimentões assados na churrasqueira ficam com um sabor ainda mais especial, mas comparados com outros legumes, levam mais tempo para ficarem prontos.

Coloque-os inteiros na grelha e vire sempre até que as cascas fiquem da cor marrom, quase queimadas. Neste ponto, retire-os do fogo para esfriar. Em seguida, elimine a pele com as mãos e remova todas as sementes.

Corte-os em tiras, e misture com azeite, com pimenta-do-reino, sal e alho picado.

nuovoterra

12. Salada verde com molho de abacate

salada_churrasco_sossolteiros

Uma salada verde hiper diferente não poderia ficar de fora da mesa do churrasco. Separe algumas folhas de sua preferência (alface, rúcula, agrião) e as lave bem. Depois, coloque em um processador, meio abacate, 3 colheres de azeite, sal e limão à gosto.

Feito o molho, coloque em cima da salada e finalize com algumas castanhas de caju e pedaços de abacate para decorar e dar crocância ao prato.

mdemulher

13. Suco refrescante para se recompor

suco_churrasco_sossolteiros

Pegue um liquidificador e coloque um bom pedaço de melancia (com a parte branca junto), 1 limão (com casca), hortelã e água de coco. Bata com alguns cubos de gelo.

Com 90% de água na sua consistência, a melancia ajuda a hidratar e matar a sede dos comilões do evento. O limão repõe o potássio que o organismo perde com o suor nos dias mais quentes e a hortelã é muito refrescante.

Já a água de coco, que é um isotônico natural, repõe perdas de sódio, hidrata, revigora e alimenta.

luciliadiniz

Está é a prova viva que existe churrasco para vegetarianos além do queijo coalho! Só não esquece de gelar a breja, tá?

Felipe Gatto
Jornalista apaixonado por viajar e se aventurar por aí. Pensar na vida, defender o amor e falar sobre artes também é comigo mesmo.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui