13 Cervejas inusitadas que todo cervejeiro deveria conhecer
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

13 Cervejas inusitadas que todo cervejeiro deveria conhecer

Tem de maconha, bacon, frutos do mar, a que não esquenta, a feminista e até feita com a barba!

Angélica Yassue Publicado: 22/01/2016 13:19 | Atualizado: 22/01/2016 13:19

“Um brinde à cerveja: a solução e a causa de todos os nossos problemas” – Homer Simpson.

homerbeer_sososlteiros

O universo das cervejas nos surpreendem não somente pela alegria que proporciona, mas pela criatividade de seus produtores.

Se você não abre mão de uma boa gelada, confira a lista de cervejas inusitadas e de sabores exóticos que separamos para você!

***

1. Hemp Ale, a cerveja de maconha

cervejas-inusitadas-sossolteiros-10

Fabricada pela Humboldt Brewing Company, a cerveja americana conta com sementes de maconha em sua receita. Trata-se de uma Brown Ale com sabor acentuado de ervas e que vai muito bem com hambúrguer e alguns amigos que estejam afim de “viajar” sem sair do churrasco em casa.

MAIS INFO

420living

2. Voodoo Bacon Maple, a cerveja de bacon

cervejas-inusitadas-sossolteiros-4

A cervejaria americana Rogue já tem fama de não seguir receitas tradicionais nas criações de suas cervejas. Em conjunto com a paixão norte-americana (e os brasileiros não ficam atrás) por carne suína, eles resolveram fabricar uma Brown Ale com bacon e xarope de bordo (usado como condimento para panquecas).

Parece uma combinação interessante, não?

MAIS INFO

cdn

3. Feminista

cervejas_inusitadas_sossolteiros_1

Para aplaudir de pé, esta marca não oferece só uma deliciosa Red Ale artesanal, de tom avermelhado e encorpada, mas uma discussão: por que as propagandas de cerveja, desde sempre, são tão machistas?

Desenvolvida por três publicitárias, a ideia surgiu após uma cervejaria lançar uma campanha que sofreu muitas críticas pelo seu teor extremamente sexista. Infelizmente, o problema é algo histórico, como afirmam as idealizadoras.

E este é o papel da Feminista: questionar o mercado publicitário e provocar discussões.

MAIS INFO

cervejafeminista

4. Fio terra e Centeio Dedo

size_810_16_9_urbana-cerveja-cancer

Desenvolvidas pela Urbana, uma cervejaria artesanal paulistana, as cervejas Centeio Dedo (American Rye IPA) e Fio Terra (IPA com amarillo e aroma de maracujá e laranja) oferecem ousadia e incentivo, pois foram criadas especialmente para o Novembro Azul, período de conscientização e prevenção do câncer de próstata.

Uma ótima maneira de reunir informação e degustação de qualidade, não?

MAIS INFO

cervejariaurbana

5. No Label, a cerveja transgênero

cervejas-inusitadas-sossolteiros-3

Criação da famosa cervejaria escocesa BrewDog, No Label (sem rótulos, em inglês) é a “primeira cerveja transgênero não-binária do mundo”.

A cerveja é fabricada com lúpulo de flores que foram modificadas de macho para fêmea antes da colheita, pois a ideia dos criadores é ressaltar que, assim como os humanos, a bebida pode ser o que ela quiser e se orgulhar disso.

No Label foi desenvolvida em parceria com o coletivo arco-íris Queerest of the Queer, e doará parte do lucro para a entidade que ajuda jovens transgêneros do mundo.

MAIS INFO 

Guigayfloripa

6. Kirin Frozen, a cerveja que não esquenta

cervejas-inusitadas-sossolteiros-6

Seus problemas acabaram! Pelo menos, é o que garantem os japoneses que inventaram a Kirin Frozen, uma cerveja que é coberta por uma espuma congelada capaz de mantê-la gelada por até 30 minutos em ambientes de até 40ºC.

A bebida é armazenada em uma máquina que lembra as de iogurte e refrigerante, e consegue resfriar a espuma para uma temperatura até -5ºC. Segundo seus desenvolvedores, a técnica não usa gelo ou água. Infelizmente essa inovação ainda não está disponível no Brasil.

MAIS INFO 

gethiroshima

7. Marooned on Hog Island, a cerveja de frutos do mar

cervejas-inusitadas-sossolteiros-5

Se você acha que cerveja cai muito bem com um camarãozinho à beira mar, então precisa provar esta, que tem gosto de frutos do mar, isso porque é fabricada com água onde ostras são cultivadas. A escolha do ingrediente, segundo seus criadores, é para dar um final mais salgado à bebida. Será que é boa?

MAIS INFO

ohbeautifulbeer

8. Avocado Ale, a cerveja de abacate

cervejas-inusitadas-sossolteiros-12

Mesmo que não seja vendida em larga escala, a cerveja de  Avocado (tipo um abacate menorzinho) pode ser encontrada no Angel City Brewery  & Public House em Los Angeles, na Califórnia.

A receita também conta com pimentas vermelhas e alho, o que a torna praticamente uma guacamole de álcool. Vale a pena degustá-la com uma recheada porção de nachos, não?

MAIS INFO

qg

9. Red Ale Priprioca

cervejas-inusitadas-sossolteiros-13

Uma cerveja de sabor genuinamente brasileiro, essa é a ideia da Red Ale Priprioca.

A bebida oferece notas herbais e frutadas, com maltes e lúpulos equilibrados entre si, promovendo um aroma amadeirado originado da raiz de priprioca, um ingrediente amazônico que virou hype na gastronomia brasileira depois que Alex Atala o elegeu como condimento favorito.

Refinado demais!

MAIS INFO

amazonbeer

10. Mamma Pizza Beer, a cerveja de marguerita

cervejas-inusitadas-sossolteiros-7

Cerveja e pizza são duas coisas deliciosas, não? Agora imagina uni-las? Essa foi a ideia do chef Tom Seefurth, ao criar uma cerveja que leva alho, tomate e algumas ervas na composição. Torceu o nariz ai do outro lado? Não tem problema, apesar de estranho, o rótulo foi bem avaliado por vários críticos gastronômicos dos EUA.

MAIS INFO

bourbonandbroadleaf

11. Creme Bruleé Stout

cervejas-inusitadas-sossolteiros-8

A cervejaria Southern Tier resolveu inovar e sofisticar sua produção desenvolvendo uma cerveja com o sabor da tradicional sobremesa francesa. Com 9,5% de graduação alcoólica, ela recebe notas de baunilha e pode acompanhar (e até servir de ingrediente) diversas sobremesas.

MAIS INFO

2.bp

12. Biritis, a cerveja do Mussum

cervejas-inusitadas-sossolteiros-9

Difícil esquecer do lendário Mussum, o boêmio dos Trapalhões. E para manter sua imagem sempre viva, seus filhos criaram uma cerveja do tipo Vienna Larger chamada Biritis, baseada no vocabulário próprio e histórico do falecido humorista.

Além dessa, há também a Cacildis, uma Premium American Larger.

MAIS INFO

i0

13. Rogue Beard Beer, a cerveja de barba

cervejas-inusitadas-sossolteiros-11

Essa te fez revirar o estômago, fala sério? Mas nós te explicamos, a cerveja tem como ingrediente principal a levedura selvagem encontrada na barba, mas essa barba é de ninguém menos que o mestre cervejeiro da Rogue, John Maier, que cultiva a vasta pelugem há mais de 30 anos.

Exótico? Nojento? Conta para a gente a sua opinião!

MAIS INFO

qg

Fontes: Qg | Folha | Guia Gay Floripa | Catraca Livre | Oba Virtual

Angélica Yassue
Jornalista que migrou para publicidade, apaixonada por música, praia, mato e caos urbano. Que aprendeu o poder da solitude, se preocupa com desigualdade social e mobilidade urbana, mas que nos fins de semana sempre pede mais uma cerveja, enquanto ri alto de qualquer piada idiota.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui