• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

12 Truques incríveis de cálculo para “de humanas” nenhum botar defeito

Para fazer contas, você só precisa das mãos e um pouco de treino.

Tem gente que nasce com uma grande facilidade com números. Se você não foi abençoado com esse dom (como eu), não se preocupe – os macetes existem e estão aí para acabar com nosso drama!

Compartilharam na rede colaborativa, 9Gag, doze manhas que deixam a matemática bem mais simples do que você imagina – tão certo quanto dois e dois são quatro!

O que diabos vem depois do seis?

 

1. Multiplicando 6, 7, 8 e 9 com as mãos

Essa dica funciona como mágica! É divido em duas partes. Para começar, o seu dedo mindinho deve valer 6, o dedo anelar 7, dedo do meio 8, dedo indicador 9 e o dedão vale 10.

Pronto. Comece contando os números que você vai multiplicar (7 x 8, por exemplo), tocando com os dedos, nesse caso, toque dedo anelar (7 = 2 dedos) e o dedo do meio (8 = 3 dedos). Total 5 dedos. A quantidade de dedos nessa parte de baixo serão as dezenas do resultado (5 dedos = 50).

Agora a segunda parte. Multiplique os dedos que sobraram em cima para saber as unidades do resultado (3 x 2 = 6). E para finalizar, some o resultado (50 + 6 = 56). Passo a passo em vídeo, clique aqui.

 

2. Como multiplicar as dezenas de 90

Pegue 100, subtraia os fatores e some os números. 100 menos a soma desses números serão os dois primeiros números do resultado. Depois é só pegar os dois números que você encontrou no início e multiplica-los para encontrar o resto do resultado!

 

3. Como memorizar a tabuada do 9

Escreva os números de 0 a 9 na vertical. Ao lado, escreva os números de 9 a 0. E agora você tem os resultados da tabuada de 9 – fácil assim. Ou você pode usar a boa e velha dica das mãos, veja aqui.

 

4. Como adicionar e subtrair frações

Multiplique cruzando e mantenha os resultados da parte de cima, depois basta somá-los (ou subtrai-los). Agora multiplique os números de baixo e você terá a parte que falta da sua fração.

 

5. Como multiplicar por 11

Muito simples: pegue o número que você vai multiplicar por 11, some o número de dezenas com o de unidades. Coloque o resultado no meio do número original e você tem o resultado!

 

6. Frase para lembrar os números do Pi

Dá certinho, testa aí!

 

7. Como descobrir porcentagens

Basta pular uma virgula e multiplicar. Exemplo: 12% de 4.420 vira 1,2 x 442,0 = 530,4%. Só precisa ser bom em multiplicar, né? Ideal pra facilitar o cálculo de descontos, juros e muito mais!

 

8. Como descobrir frações de números inteiros

Ou seja, primeiro divida o número inteiro pelo valor que está abaixo na fração (24 ÷ 4), guarde o resultado (24 ÷ 4 = 6). Então multiplique esse resultado pelo valor que está acima na fração (6 x 3). Fim (6 x 3 = 18).

 

9. Como converter Fahrenheit para Celsius

 

10. Como lembrar os sinais de ‘maior que’ e ‘menor que’

Imagine que esses símbolos são esfomeados e sempre estão com a boca virada para a maior quantidade. Você nunca mais vai confundi-los de novo!

 

11. Método oriental: Use linhas para multiplicar

Simples, desenhe linhas se cruzando na quantidade de cada fator – o número de pontos formados vai ser o resultado.

 

12. Como melhorar suas habilidades matemáticas com gosto

É só isso mesmo. Nham!

Fonte(s): 9gag
Alexandre Carneiro
Viciado em café, videogame, seriados, filmes, música, internet e umas coisitas más... Escrever, ler, assistir, escutar e matutar é o que faço de melhor. Made in Goiás.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui