• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

12 Truques científicos para ter um dia INCRÍVEL (mesmo estando pra baixo)

A escolha de ter ou não um bom dia é exclusivamente sua.

Caroline Simoes Publicado: 27/04/2016 13:24 | Atualizado: 27/04/2016 15:41

Tem dias que a gente acorda com uma vontade absurda de não acordar.

Todo movimento que leve para fora do quarto é uma verdadeira tortura e tudo piora quando você se lembra da quantidade de coisas que você tem pra fazer.

Estou morrendo.

Mas embora a melhor opção pareça ligar pra chefe, inventar uma doença que te deixe entre a vida e morte, e ficar em casa vendo desenho, indicamos não cair nesse poço sem fundo.

O site Visually deu 12 dicas valiosas para melhorar a sua motivação, desempenho e assim ser uma pessoa mais feliz e agradável. Confira!

***

1. O truque das 3 tarefas

O canal BI Success explica no vídeo How To Spend The First 10 Minutes Of Your Work Day (“como passar os primeiros 10 minutos do seu dia no trabalho”) do psicólogo social, Dr. Ron Friedman, que realizar 3 tarefas especificas  antes de começar a trabalhar otimiza o desempenho profissional.

Veja as dicas do doutor:

  • 1. Quando chegar ao trabalho, não vá direto ler os e-mails, primeiro faça planejamento para organizar as tarefas urgentes por ordem de importância;
  • 2. Crie um “plano de ataque”, anote o passo a passo de cada atividade, assim você saberá por onde começar a fazer cada tarefa sem ficar com dúvidas;
  • 3. Priorize sua lista para realizar as atividades que exigem mais concentração e foco primeiro, pois segundo o psicólogo, no decorrer do dia você perde um pouco da sua motivação e concentração que tem no começo do dia.

Lista dos afazeres

 

2. A regra do 50/10

O livro de Paul J. Meyer, The Property Manager’s Guide to Maximizing Productivity explica como as pessoas podem ser mais produtivas no trabalho.

Uma das dicas que ele dá é a regra do 50/10 que consiste em realizar uma atividade importante por 50 minutos e fazer uma pausa de 10 minutos para relaxar e focar novamente. Mas só 10 minutinhos, hein?!

 

3. Expresse gratidão 3 vezes por dia

Um artigo da revista Social Congnitive and Affective Neuroscience comprovou que pessoas gratas são mais otimistas e felizes pois agradecer ajuda a lembrar das coisas boas que acontecem conosco.

E não precisa muito, segundo o estudo basta pensar em 3 aspectos bons do seu dia e agradecer por eles – gratidão gera felicidade e pessoas felizes não enchem o saco.

Obrigada.

 

4. Escreva suas reflexões diárias

No final do dia fique 15 minutos refletindo e fazendo uma autoavaliação sobre tudo o que aconteceu, depois anote tudo no papel. Isso fará com que você perceba as funções que realiza com mais eficácia e as que precisam ser melhoradas, aumentando assim seu desempenho pessoal.

Isso tudo foi explicado em um estudo  da Universidade de Harvard que constatou que o aumento de produtividade das pessoas que praticam essa reflexão diariamente é de 22,8%.

 

5. Leia

De acordo com a pesquisa publicada no Neurology, ler aumenta as funções cerebrais, retarda os problemas na memória e deixando a mente funcionar de uma forma mais leve e clara.

 

6. Procure conteúdos bacanas na internet

O gerontologista Gary Small da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, registrou por meio de ressonância magnética a atividade cerebral de pessoas que faziam pesquisas e assistiam tutoriais na internet.

Esse estudo, que foi publicado na na revista American Journal of Geriatric Psychiatrymostrou que navegar pela rede aumenta o conhecimento (útil ou não) e ajudar na preservação da memória.

 

7. Faça um brainstorm

Peque um papel, uma caneta, respire fundo e escreva tudo o que esta se passando na sua cabecinha!

Estudantes da Faculdade Cenecista de Varginha – FACECA  realizaram um estudo onde foi comprovado que realizar a “tempestade de ideias” pode ajudar no aumento da produtividade de tarefas, soluções de problemas e até inspirações para desempenhar atividades diversas.

 

8. Arrume (ou não) sua mesa – escolha o seu perfil

Um pesquisa publicada no Science Daily diz que as mesas de uma escritório fala muito sobre quem trabalha nela, porém tanto as mais arrumadas quanto as bagunçadas são boas para o desempenho profissional.

A cientista psicológica Kathleen Vohs, que conduziu a pesquisa, explicou que manter a mesa arrumada faz com que fiquemos mais focados, generosos e eficientes. Porém os donos das mesas mais bagunçadas possuem novos insights, ideias,  pois a bagunça estimula a criatividade.

Ou seja, tanto a mesa arrumada ou a mesa bagunçada ajudam no desempenho de tarefas.

 

9. Sorria (pra valer)

Procure tirar um tempo relaxar e fazer coisas que te agradem e o façam sorrir.

Um estudo publicado no The New York Times fala que o sorriso reduz o espeço entre as veias que trasportam o sangue para o seio cavernoso, assim diminuindo a quantidade de sangue no cérebro, deixando-o mais frio e dando uma sensação de prazer, fazendo a pessoa ficar mais feliz.

Mas não quer dizer que se você sorrir quando estiver se sentindo pra baixo, vai automaticamente começar a ficar alegre, pois um sorriso forçado não tem o mesmo efeito nas veias.

 

10. Durma (de verdade)

Uma boa noite de sono é essencial para evitar a ansiedade, o estresse e a depressão. Pelo menos é o que o pesquisador com pós-doutorado em neurociência na Universidade da Califórnia e autor de The Upward SpiralAlex Korb diz em um artigo da Time.

Ele afirma que embora pessoas depressiva tenham problemas para dormir, pessoas que não descansam o tempo necessário podem ficar mais ansiosas, estressadas e até depressivas.

 

11. Beba um copo de água pela manhã

De acordo com matéria da BBC Brasil, o Instituto Europeu de Hidratação recomenda que as pessoas tomem um copo de água em jejum pela manhã.

Segundo a publicação, isso garante o bom funcionamento dos rins, melhora o sistema digestório, contribuí para a elasticidade da pele, funciona como um lubrificante para os músculos e articulações, ajuda no funcionamento correto do cérebro e ainda por cima emagrece!

 

12. Mexa-se, sue e seja feliz!

Exercícios diários trazem benefícios para a mente. Um estudo da Universidade Southern Methodist, de Dallas, afirma que realizar 21 minutos de exercícios diários combate a depressão.

Jasper Smiths, responsável pela pesquisa, explicou que a prática de exercícios físicos tem efeitos semelhantes aos dos antidepressivos, liberando serotonina e dopamina que faz com que as pessoas tenham comportamentos mais felizes e otimistas.

Fonte(s): Visually, 9Gag
Caroline Simoes
Aspirante a Jornalista ligeiramente distraída. Raramente lembra do que estava fazendo mesmo com seus 20 e poucos anos. Sempre procura o lado bom das coisas, adora miojo cru e o resto ela esqueceu.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui