• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

12 Técnicas para finalmente induzir o sono e dar um basta na insônia

Afinal, contar carneirinhos já não é mais suficiente.

Para algumas pessoas pegar no sono pode ser uma verdadeira batalha noturna, que muitas vezes acaba com a vitória da insônia ao raiar do dia.

Vira de um lado para o outro, fecha os olhos, conta carneirinhos, mas não adianta, vocês já tem uma relação bem próxima:

Para te ajudar a adormecer mais facilmente fizemos um compilado das melhores técnicas para induzir o sono já publicadas aqui no SOS. Prepara sua Bela Adormecida interior e bom sono!

***

1. Piscar de olhos

Para ficar com os olhos cansados e induzir o sono, basta piscar continuamente por 1 minuto e esperar o soninho chegar. Você literalmente vai dormir num piscar de olhos.

Veja todos os detalhes aqui.

 

2. Técnica do 4-7-8

Essa técnica visa mudar a respiração para te deixar em um estado de relaxamento e assim te fazer pegar no sono. É bem simples e rápida, veja:

Primeiro inspire puxando o ar pelo nariz contando até 4;

Depois segure a respiração e conte até 7;

Agora solte lentamente o ar pela boca contando até 8. Repita todo o exercício 4 vezes ou até cair no sono.

Veja todos os detalhes aqui.

 

3. Mudança de hábito

Uma pesquisa realizada pela revista científica Annals of Internal Medicine mostrou que a mudança de alguns hábitos foram capazes de fazer as pessoas dormirem mais rápido.

Dentre eles estão:

  • Não ingerir alimentos pesados antes de dormir;

  • Evitar tirar sonecas durante o dia;

  • Não consumir café, álcool ou nicotina antes de ir pra cama;

  • Evitar ficar pensando nos problemas ao se deitar;

  • Não ficar olhando para o relógio quando estiver na cama;

  • Manter uma rotina de 6 a 8 horas de sono e não ir pra cama antes da hora;

  • Deitar apenas para dormir e evitar ler ou usar o celular enquanto estiver na cama;

  • Se não conseguir dormir em 15 minutos, levante, faça algo (como beber água ou ir ao banheiro) e volte.

Veja todos os detalhes aqui.

 

4. Técnica de relaxamento

Muitas vezes ao deitarmos, nosso corpo ainda está muito agitado e isso dificulta o sono. Você pode aplicar essa técnica para relaxar o corpo, imitando o estado que ele fica durante o sono, para isso siga esses passos nessa ordem:

  • Primeiro comece a respirar mais profunda e lentamente;

  • Então tente manter os olhos parados. Você pode relaxar os globos oculares girando-os no sentido horário e anti-horário algumas vezes;

  • Depois faça pausas de 2 ou 3 segundos na respiração a cada 15 segundos, isso ajuda a diminuir a tensão;

  • Por fim, contraia os músculos gentilmente a cada 1 ou 2 segundos, isso ajuda a enganar o corpo, já que contraímos os músculos enquanto estamos sonhando.

Seguindo essa ordem e treinando direitinho, em algumas noites você já será capaz de dormir mais rápido.

Veja todos os detalhes aqui.

 

5. Deixar rolar esse vídeo com sons da natureza

Para relaxar a mente, os sons da natureza podem ser bastante úteis. Várias pessoas relataram terem conseguido dormir mais facilmente, depois de assistir à alguns vídeos de cachoeiras no canal do Youtube do artista irlandês Johnnie Lawson. 

Ele então resolveu fazer um vídeo maior para durar a noite toda. Assim, caso a pessoa acorde no meio da noite, o vídeo ainda estará tocando e ela pode voltar a dormir mais rapidamente. Vale a pena tentar!

Veja todos os detalhes aqui.

 

 6. Beber leite morno

O leite possui uma substância que é indutora de sono. Então, beber um copo de leite morno antes de deitar te dará um sensação de relaxamento e conforto que ajudará a dormir. E aí, tomou?

Veja todos os detalhes aqui.

 

7. Diminuir a temperatura corporal

Segundo pesquisadores da National Sleep Foundation, nós precisamos esfriar o corpo para dormirmos bem e de acordo com esse estudo, a temperatura ideal é 20° C. Então, se você tiver um ar-condicionado basta dar uma ligadinha nele e esperar o sono.

Se não, tomar um banho quente antes de deitar irá te ajudar, já que seu corpo irá esfriar após a chuveirada. Além disso, dormir com os pés para fora do cobertor também é uma boa forma de esfriar o seu corpo.

Veja todos os detalhes aqui. 

 

8. Alongamento

Se você se alongar por 5 minutos antes de dormir, irá deixar seus músculos relaxados e isso vai induzir o teu sono.

Veja todos os detalhes aqui.

 

9. A técnica dos 3 dedos

Essa técnica contra insônia foi retirada da acupuntura. Ela é bastante simples e consiste em massagear um ponto conhecido como PC-6 ou Nei Guan. Para encontrar esse ponto, meça três dedos abaixo da dobra do pulso, ele fica entre os tendões flexores do seu braço.

Então, é só massagear esse ponto suavemente, de forma circular por 2 a 5 minutos em ambos os braços. Alguns relatos dizem que também funciona se você pressionar o ponto por 1 minuto. Segundo alguns estudos, essa técnica também pode ser eficaz contra doenças cardiovasculares, principalmente para arritmia e problemas no fluxo sanguíneo

Veja todos os detalhes aqui.

 

10. Beber chá

Ao invés de tomar remédios para dormir, você pode fazer uso das plantas. Para quem não acredita muito nesse tipo de tratamento, saiba que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou a produção e a comercialização de 66 tipos de plantas, para tratar diversas doenças.

Para dar um jeito na insônia, você pode fazer dois tipos de chás: com Erva-cidreira (Lippia alba) e com Capim-limão (Cymbopogo n citratus).

  • Erva-Cidreira: Para fazer esse chá coloque meia colher de chá das folhas da planta em 1 xícara de chá de água fervente. Abafe por 5 a 10 minutos e coe. Tome uma xícara do chá duas vezes ao dia.
  • Capim-limão: Já para o chá de Capim-limão, faça um litro de limonada (água, suco de dois limões e açúcar a gosto) e acrescente uma xícara de chá de capim-limão. Bata bem e coe duas vezes para tirar o excesso de fibras cortantes.

Veja todos os detalhes aqui.

 

11. Correr

Uma ótima forma de combater a insônia é gerando desgaste físico, pois no fim do dia seu corpo recuperará a energia gasta dormindo. E uma das melhores maneiras de fazer isso é correndo.

Contudo, é necessário manter uma regularidade e uma certa distância percorrida, cerca de 5 quilômetros é o suficiente para te fazer dormir a noite toda. Porém, antes de sair fazendo o Forest Gump, é importante procurar um médico e fazer uma avaliação física.

Veja todos os detalhes aqui.

 

12. Meditar

Segundo o site especializado em meditação OneMoment Meditation, essa prática pode trazer vários benefícios, como: redução do estresse, da pressão arterial e combater a insônia. Com essa técnica você aprende a controlar seu corpo, sua mente e se sentirá muito melhor consigo mesmo.

Você pode aprender a meditar com esse tutorial e ir treinando aos poucos, com certeza suas noites serão as melhores a partir disso.

Veja todos os detalhes aqui.

Rui Davi
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui