• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

12 Robôs ‘do bem’ que você precisa seguir no Twitter

Alguns bots são bons para aprender outros para morrer de rir.

O Twitter está infestado de contas automatizadas maliciosas e que propagam spam, principalmente relacionados com a política. Mas nesse artigo trazemos 12 robôs do bem que realmente valem a pena seguir na rede social.

Tem desde perfis mais divertidos para passar o tempo até contas que oferecem um serviço ou informação útil ao usuário.

1. Projeto 7C0: resgata tweets apagados (políticos)

Sabe aquele político que fez um tweet e depois se arrependeu amargamente por algum motivo? O @projeto7C0 resolve o problema para você. Além de postar o texto do tweet apagado, ele coloca um link para o Internet Archive, um repositório de páginas virtuais. Agora não tem mais como esconder.

 

2. Fátima: checa fake news

A simpática e educada  @fatimabot responde usuários que compartilham notícias falsas com notícias verdadeiras e devidamente checadas por uma equipe de jornalistas. A iniciativa é parte da agência de checagem de notícias Aos Fatos.

 

3. Rui: checa a processos parados no STF

O @ruibarbot é um robô que monitora processos parados no Supremo Tribunal Federal (STF). O projeto é do portal jurídico Jota e inclui links para os processos, além de indicar há quanto tempo eles estão sem nenhuma movimentação.

 

4. Robotox: checa se agrotóxicos foram liberados

A agência Pública e a Repórter Brasil lançaram o @orobotox para publicar de forma automática os novos agrotóxicos liberados pelo governo. Para isso, o perfil monitora diariamente os registros no Diário Oficial da União.

 

5. Rosie: checa os gastos dos parlamentares

A @rosiedaserenata faz uma varredura nas notas fiscais emitidas pelos parlamentares para saber se o gasto foi legítimo ilegal ou superfaturado. O projeto, criado por oito programadores, já ajudou a desvendar mais de 3 mil casos e até a forçar um parlamentar a devolver um dinheiro gasto com a famosa breja.

 

6. Dólar Bipolar: cotação do dólar

Como diz a própria descrição do perfil: “A economia mundial depende do meu humor”. De forma bem humorada, o @dolarbipolar informa a cotação da moeda ao longo do dia com piadinhas como “Isso… estou caindo… aquele eletrônico está baratinho hoje… se endividem mesmo…”.

 

7. Bovespa Bipolar: cotação da Bovespa

O objetivo é o mesmo com a @bovespabipolar, mas nesse caso o foco é nas subidas e descidas da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que congrega grande parte do mercado acionário no país.

 

8. Thread Reader App: desmembra threads

O @threadreaderapp tem uma função muito nobre: transforma aquelas sequências de tweets (thread) em texto contínuo. Dessa forma, você não precisa ficar acompanhando toda a conversa a cada 240 caracteres. Basta mencionar a palavra “unroll” em uma thread.

 

9. Video Downloader Bot: baixa arquivos

O @DownloaderBot te ajuda a baixar vídeos e gifs postados no Twitter. Você só precisa mencioná-lo no tweet com o conteúdo que deseja. Em poucos segundos ele te enviará um link para download. Depois é só salvar no computador ou no celular.

 

10. Arnaldo Cesar: responde frases engraçadas

Não, esse não é o perfil oficial do famoso comentarista de arbitragem da Globo. Mas o @arnaldopode te responde frases hilárias quando você publica um tweet com a frase “pode isso Arnaldo” (com ou sem vírgula).

 

11. wayback_exe: resgata sites dos anos 90

Esse é para os mais nostálgicos. O @wayback_exe usa o serviço do Wayback Machine para extrair imagens de sites dos anos 90. A cada duas horas, ele publica um nome de página, data e captura de tela.

 

12. here’s your reminder: frases motivacionais

Se você quer tornar sua vida um pouco mais saudável na rede social, precisa seguir o @TinyCareBot. Esse robô do bem te envia lembretes como “lembre-se de pedir ajuda se precisar” e “não se esqueça de arrumar tempo para tocar uma música que te ajude a se sentir calmo, por favor”. Ainda por cima é educado. O único problema é que vai ter que treinar o seu inglês, mas até nisso pode ser uma vantagem.

Gustavo Torniero
Jornalista curioso no âmbito profissional e nas horas vagas. Escreve conteúdos otimizados para motores de busca e já publicou reportagens em veículos de comunicação, foi sócio e apresentador do Programa Zuada, para cerca de 900 cidades ao redor do Brasil e é ativista na área de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. É cego, mas isso fica por último porque é só um detalhe.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui