• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

12 Produtos que a gente usa ‘errado’ só por não ler a embalagem ou manual

Usos sugeridos pelos fabricantes que muita gente desconhecia.

Um erro que algumas pessoas cometem cotidianamente é não ler o que dizem os rótulos das embalagens, etiquetas dos produtos ou manual. E o que tem de errado nisto? O problema é que podemos perder informações importantes, por exemplo, como usar o produto em mais de um lugar, ou da maneira correta, ou de forma econômica.

Além do modo de uso, os rótulos também contêm diversas informações importantes, como data de validade, armazenamento, informações de segurança, substâncias e muito mais.

Segundo Vinícius Fonseca, chefe de gabinete do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), as informações contidas nas embalagens vão muito além do modo de usar.

“Elas mostram que tipo de substâncias são usadas no produto e outras atribuições. Então, é importante que os consumidores verifiquem os rótulos antes de comprar ou usar qualquer produto, até por segurança”, aconselha.

Para uma melhor visualização do que é escrito nas embalagens, é necessário que os fabricantes sejam simples e legíveis no que descrevem sobre o produto. E, de acordo com o chefe de gabinete, nenhuma informação deve ser omitida.

“Por mais que pareça óbvio, pode ter alguém que não saiba de tal informação. Por exemplo, colocar numa caixa de fósforo que ela é material inflamável. Mesmo que aparente ser óbvio, sempre tenha em mente que podem existir pessoas leigas no assunto”, ressalta aos produtores.

Vinícius Fonseca ainda acrescenta: “A informação tem que está em primeiro lugar. E ela é tudo e imprescindível para a saúde e para a vida do consumidor”.

Como a gente sabe que não é todo mundo que tem paciência de analisar a embalagem com cautela, montamos uma lista com 12 produtos que você pode estar usando de maneira “errada”. Quem sabe assim você se anima a dar uma olhadinha, hein?

 

1. Repelente

Seja para ir para uma chácara e fugir de insetos ou até mesmo para ficar em casa e escapar das muriçocas, o repelente é a melhor solução. Mas, por acaso você já foi aplicar no rosto e ficou com o olho ardendo? Saiba que você está colocando da maneira errada.

A forma correta é espalhar o produto nas mãos e depois sobre o rosto. Lembre-se também de sempre reaplicar o produto de 4 em 4 horas, de acordo com o fabricante.

 

2. Sanduicheira

No aparelho, há duas luzes, uma vermelha e uma verde. A primeira que acende é a vermelha. E o que fazemos? Já colocamos o pão imediatamente, o que é errado! O momento certo de colocar o alimento é quando a luz verde acende, que significa que a chapa está quente o suficiente para aquecer aquele pãozinho.

Vale lembrar que algumas sanduicheiras só possuem uma luz, mas é igual. Enquanto está apagada ela indica que a placa está fria, ou aquecendo. Ela vai acender quando já estiver pronta para receber o alimento. Falamos tudo sobre essa revelação em um artigo completo, leia aqui.

 

3. Detergente

Segundo recomendação dos fabricantes, existe uma forma mais inteligente e econômica de usar o produto ao lavar a louça: ao invés de encher a bucha de detergente, separe uma pequena vasilha com água e coloque algumas gotas de detergente dentro dela. Usando essa mistura para lavar a louça, é possível economizar o produto, além de poupar água.

Mas esse produtinho tão popular também tem outros usos com recomendação de fábrica: pode ser usado para limpeza geral, como de pisos e de outros utensílios; basta seguir o mesmo tutorial: dissolver algumas gotas em uma vasilha/balde com água e usar no que desejar.

E para tirar manchas de gordura, caso tenha machado um pano de prato ou guardanapos de tecido, basta aplicar o produto sobre a mancha e deixar de molho por duas horas, no mínimo, e depois lavar normalmente. Para retirar a gordura de panelas de alumínio, deixe de molho com água e detergente por alguns minutos.

 

4. Tenys Pé

Como o próprio nome já diz, “desodorante para os pés”, é para usarmos no pé. Hm.. mais ou menos. Algo que muitas pessoas não prestam atenção é que, além dos pés, o uso do produto é recomendado dentro do tênis ou calçado.

 

5. Pinho Sol

A versão original do Pinho Sol, desinfetante geralmente associado ao cheirinho de eucalipto dos banheiros, também é ótimo para remover manchas das roupas! E a sugestão não se trata de nenhuma gambiarra.

Lavar a roupa com o produto é uma função convencional, inclusive existe essa recomendação de uso no rótulo da embalagem, assim como o site gringo da marca, que também divulga informações ensinando como turbinar suas lavagens, tanto para roupas brancas ou coloridas, usando o Pinho Sol original.

 

6. Esponja de aço

Os usos desse produtinho podem ser óbvios, afinal, 1001 utilidades. Além de utilizar para dar brilho nas louças, é possível usar nos pisos, azulejos, metais, vidros e espelhos.

Mas existe algo que talvez você nunca tenha pensado: serve para limpar sapatos de camurça, acredite! E as utilidades da esponja de aço não param por aí, para finalizar, que tal remover os resíduos que ficam grudados no ferro de passar roupa? Para isso, esfregue a esponja com o ferro desligado.

 

7. Preservativo fluorescente

Você já quis inovar ou apimentar a relação sexual com uma camisinha fluorescente/neon e não deu certo? Aposto que foi porque ela não “brilhou”. E todo o constrangimento do momento poderia ter sido evitado com uma simples leitura da embalagem. Para que ela funcione, é preciso deixar exposta à luz por cerca de 30 segundos. Nada de acabar com o clima novamente. Fique atento!

 

8. Grampo de cabelo

Até o pobre do grampo que é usado há ‘séculos’ pode estar sendo utilizado de maneira equivocada. Talvez você nunca tenha perguntado para a sua avó como ela faz aqueles lindos cachos e foi aí que você errou.

É provável que você coloque a parte lisa para dentro do cabelo, porque é a mais fácil de entrar, porém o correto é que a parte ondulada fique para dentro, justamente por aumentar a aderência aos fios e manter o penteado.

 

9. Bepantol

A substância que tem neste produto é o dexpantenol (pró-vitamina B5) ajuda na nutrição e recuperação natural da pele. Por isso, o Bepantol pode ser usado para hidratar os lábios, a pele e até o cabelo. Também é possível usar na cicatrização, inflamações da boca, queimaduras, ressecamento e para evitar olheira ou bolsinha nos olhos. Para tal, é só usar a variação “derma” do produto.

 

10. Água Sanitária

Ela é usada comumente para lavar banheiros e por isso acaba sendo esquecida por alguns desavisados. Isso porque o uso dela vai muito além disso. É possível tirar manchas de roupas, pisos, cerâmicas e louças também!

Aqui vão algumas dicas para usos mais específicos:

  • Para limpeza geral, adicione um copo de água sanitária para cada cinco litros de água.

  • Em lavagem de roupas, um copo do produto para 20 litros de água; só use em peças brancas!!

  • Para tirar manchas, ½ copo de água sanitária em cinco litros de água e deixe 15 minutos de molho.

  • Em limpeza de vidros, louças, porcelanas, mármores, plásticos e cerâmicas, em um balde com um litro de água acrescente três colheres de sopa de água sanitária, use esponja ou pano para limpar.

 

11. Lápis de olhos

Já pensou em fazer um delineado de gatinho com um lápis de olho? Saiba que isso é possível, e essa instrução está na embalagem do produto. Pois é, além do uso na parte inferior dos cílios, você pode ainda usá-lo fazendo aquele lindo delineado sem o auxílio de um delineador.

 

12. Leite de Colônia

Esse produto está no mercado há mais de 65 anos e até nossas avós usam/usaram ele. Porém, podem ter esquecido de ler um pequeno detalhe na embalagem: Lave o rosto com bastante água, SEM SECAR. O equívoco está no momento de enxugar para aplicar o produto, o que não é necessário.

Outro ponto importante do uso está nos movimentos de aplicação, que devem ser circulares e de baixo para cima. Essas instruções são uma forma de aproveitar mais ainda as propriedades do Leite de Colônia.

 

– Você lembra de mais algum produto com uso curioso, indicado na embalagem ou manual? Comente!

Fonte(s): Blog Vida de Casada, Bol, Bom Bril, Portal IG, Bepantol, Procon, Ypê, Maringá Química, Produtos Oeste, Ecycle, Tudo Ela, Leite de Colônia, Avon Store
Neyrilene Costa
Jornalista nata. Amante de livros, apaixonada por viagens e aventuras!

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui