12 Homens e uma Sentença (Vale 9)
Poucos são os filmes em preto e branco capazes de prender nossa atenção nessa era de blockbusters cheios de explosões e luzes, eu sei. Mas 12 Homens e Uma Sentença está aí pra provar que um clássico sempre será irresistível.
12 Homens e uma Sentença (1957)
Ok, você tem preconceito com filmes antigos e acha que qualquer protagonista como Henry Fonda, galã do tempo da sua avó, é forçar demais a amizade, mas você precisa dar uma chance ao filme que está listado como sétimo preferido pelo público segundo o IMDb.
Henry Fonda
A trama se passa toda em uma sala de júri. Um réu é acusado de matar o próprio pai e os jurados devem votar pela sua condenação ou inocência, onde o voto precisa ser unânime. Contrariando a todos, o jurado número 8 (Henry Fonda) julga o réu inocente e decide investigar o caso com uma sequência lógica de pensamentos capaz de plantar a dúvida na mente dos outros jurados.
Os jurados
A qualidade visual do filme é excelente para a época, mas o mais impressionante é que o enredo consegue te prender no sofá mesmo contando apenas com 12 personagens e com um (um!) único cenário, a sala de júri. É notável a habilidade do diretor (Sidney Lumet) de conseguir nos passar a sensação de agonia e claustrofobia através das lentes da câmera.
Claustrofobia mode: ON
Esse é daqueles filmes que eu nem ouso classificar como velho. Digo isso porque: A) Um bom bate-boca vai ser sempre atual e B) Quantas vezes você julgou algo ou alguém sem refletir muito sobre? Vale pra pensar, pra se distrair, pra fazer suas apostas.
Como o longa não é muito requisitado, não achei trailer decente legendado, então vai o oficial:
GÊNERO
Drama
ACOMPANHÔMETRO
Veja sozinho ou com alguém que não gosta de tagarelices no meio do filme, tem que prestar atenção!
HUMORÔMETRO
Tenso , mas num sentido mais de quebrar a cabeça mesmo.
VALE A PIPOCA?
Vale, o comecinho é meio lento.
PRÊMIOS
Foi indicado para:
OSCAR de melhor diretor, fotografia e roteiro adaptado
BAFTA de melhor filme
Globo de Ouro de melhor filme de drama, ator de drama (Henry Fonda), diretor e ator coadjuvante (Lee J. Cobb)
Levou:
BAFTA de melhor ator estrangeiro (Henry Fonda)
TRILHA SONORA
Aquela coisa de filme antigo, não é o ponto forte.
NOTA
9,0
EU QUERO!
Fontes: IMDB e Adoro Cinema
Karoline Vitto Gomes – estudante de moda em Florianópolis, amante de cinema, fotografia, design e arquitetura. Como qualquer pessoa que mora sozinha, comida e filmes são mais que obrigação. De sci-fi a gângster, Disney a Tarantino, não esperem aqui uma linha que siga em uma única direção: por um mundo cinematográfico eclético e de boa qualidade.