• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

12 Filmes incríveis para não perder a Esperança

Grandes histórias de superação para levantar a cabeça e mudar de postura.

Mesmo que às vezes nos sentimos tristes ou sem perspectiva, as coisas podem mudar!

Steve-Carell-As-Michael-Scott-Crying-On-The-Office

Grandes histórias de superação nos fazem refletir sobre pensamentos ruins, que de vez em quando aparecem na cabeça. Exemplos que mudam a nossa postura com o mundo e com os outros! E como esperança é a última que morre, me dediquei a trazer estes filmes pra você levantar a cabeça e dar um twist carpado por cima. Vamos lá:

 

Meu Pé Esquerdo

My left foot – the story of Christy Brown – 1989

Pipocômetro:

vale pipoca turboVale Pipoca Turbo: História real de superação e resistência incríveis, interpretada sem falhas pelo ótimo Daniel Day-Lewis.

Christy Brown (Daniel Day-Lewis) nasceu numa família pobre de Dublin em 1932. Portador de uma paralisia cerebral, Christy não anda, não tem o movimento dos braços e das mãos, e fala apenas poucas palavras balbuciadas. Não fosse a sua condição física, ele possui uma relação difícil com o pai, que não sabe lidar bem com a sua deficiência e o considera um mero aleijado. Por outro lado, encontra todo o apoio na mãe, que se dedica a cuidar dele e de seus incontáveis irmãos. Do preconceito com deficientes físicos ao tratamento da paralisia, essa é a história real do pintor e escritor irlandês, que com ajuda dos irmãos, e principalmente da mãe, conseguiu se expressar com o mundo apenas com o pé esquerdo.

 

O Óleo de Lorenzo

Lorenzo´s Oil – 1992

Pipocômetro:

vale pipoca turbo

Vale Pipoca Turbo: Uma incrível história de dedicação!

Como medir o amor dos pais por seus filhos? Neste filme, o sentimento é colocado à prova num teste de insistência, paciência e esperança. Lorenzo é um menino sadio de 5 anos, que volta para os Estados Unidos após morar um tempo com os pais na ilha de Comores, na África. Retornando a rotina da escola, ele começa a ter alguns problemas de convivência até então inéditos. Logo é diagnosticado com uma doença grave e desconhecida, que aos poucos afeta o cérebro, e consequentemente, seus movimentos e sentidos. Os pais, Roberto (Nick Nolte) e Michaela (Susan Sarandon), não desistem da luta, mesmo Lorenzo tendo apenas 2 anos de expectativa de vida. Eles passam a pesquisar contra o tempo numa dedicação incansável para salvar o filho.

 

Mentes Perigosas

Dangerous Minds – 1995

Pipocômetro:

vale pipoca turboVale Pipoca Turbo: É maravilhoso ver como os alunos mudam a opinião sobre a professora. Sem contar a trilha “Gangsters Paradise” – um clássico!

Quem não tem na memória um professor que marcou a sua vida escolar? E como não vê-lo como uma figura que nos inspira e incentiva a continuar crescendo? Numa escola pública dos Estados Unidos, Louanne (Michelle Pfeiffer) é contratada para dar aula numa turma de alunos “desajustados”. Muitos deles vem da periferia, e convivem com o crime diariamente. Eles não tem o mínimo respeito por ela, assim como não tem qualquer esperança de que estudar seja uma saída para os seus problemas. Ela se empenha a tentar salvar não apenas as suas aulas, mas a vida de cada um dos seus alunos.

 

Central do Brasil

Central do Brasil – 1998

Pipocômetro:

vale pipoca grandeVale Pipoca Grande: Filmaço! Uma grande lição de confiança, insistência e compaixão.

Abandonado na estação rodoviária da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, Josué (Vinícius Oliveira) não sabe o que fazer após perder a mãe num acidente de trânsito. A única pessoa que parece notar a sua presença, é Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora primária que trabalha como escritora de cartas. Mesmo oferecendo ajuda, ela vende o menino por 1000 doláres para uma mulher que promete um destino seguro numa família do exterior. Culpada pelo que fez, Dora resgata o menino e embarca numa viagem inesperada em busca do pai perdido do garoto. É muito interessante notar como os personagens são complexos e como a esperança deve ser constantemente renovada.

Observação: Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por este filme.

 

Erin Brockovich – Uma mulher de talento

Erin Brockovich – 2000

Pipocômetro:

vale pipoca grande

Vale Pipoca Grande: Assista para entender o que é uma mulher corajosa.

Erin Brockovich (Julia Roberts) é uma mãe solteira, desempregada, que arruma o trabalho de assistente em um escritório de advocacia. O fato de não ter formação acadêmica não a intimida, e olhando os arquivos do escritório, encontra um caso que desperta a sua curiosidade. Uma empresa de energia e gás está pressionando os moradores vizinhos a vender seus terrenos. O que eles não sabiam, é que haviam sido infectados por uma substância química através da água, e que traz efeitos graves a saúde humana. Erin se empenha a defender esses moradores, conhecendo suas histórias pessoais e batendo de frente com a empresa. Sua personalidade forte e destemida assusta ao mesmo tempo em que causa simpatia.

 

À Procura da Felicidade

The Pursuit of Happyness – 2006

Pipocômetro:

vale pipoca grandeVale Pipoca Grande: Um bom exemplo, que mesmo com tudo errado, o que precisamos fazer é persistir.

Tudo anda mal na vida de Chris Gardner (Will Smith). Sua esposa o abandonou com o filho pequeno, ele foi expulso do apartamento em que morava, e até o seu material de trabalho foi roubado. Ele vendia raio x portáteis. Com isso, ele só acumulou dívidas e nenhuma renda. Para tentar mudar de vida, ele se candidata a uma vaga de estagiário em uma corretora de ações. O que ele não sabia é que a vaga era não remunerada. Chris é bom em cálculo e é estimulado a continuar, mas como pagar as contas? Ele e o filho, Christopher (Jayden Smith), passam maus bocados, tendo que dormir em abrigos ou até mesmo na rua. O esforço de Chris em tentar dar o mínimo digno para o filho é incansável. O filme é baseado numa história real.

 

Up: Altas Aventuras

Up – 2009

Pipocômetro:

vale pipoca turbo

Vale Pipoca Turbo: Bonita e divertida animação, onde aprendemos que viajar as vezes é o melhor remédio.

A esperança e a superação são os sentimentos desta animação. Carl Fredericksen perdeu a esposa há algum tempo e a partir daí, vive solitário e cabisbaixo. Em volta do seu terreno, estão construindo enormes torres. Ele se vê pressionado, e terá que vender a sua casa ou ser internado num asilo. Para fugir da situação, ele embarca numa jornada que sempre quis fazer com a companheira de vida: conhecer o Paraíso das Cachoeiras, na América do Sul. O curioso é que ele utilizou a própria casa como meio de transporte, sendo levada por milhões de balões de hélio. Carl consegue nessa viagem, desmontar toda a tristeza e chatice e fazer novos amigos. Volta a sorrir de novo. =)

Curiosidade: O Paraíso das Cachoeiras foi inspirado no Monte Roraima.

 

Um Conto Chinês

Un cuento chino – 2011

Pipocômetro:

vale pipoca grande

Vale Pipoca Grande: Uma comédia gostosa de ver, sentir e refletir!

Roberto (Ricardo Darín) é um homem de meia idade, solitário, metódico e chato. Sua vida se resume ao trabalho na loja de artigos de construção e colecionar notícias absurdas de jornal. Todos os dias, Roberto apaga as luzes para dormir pontualmente às 23h, e para bagunçar a sua rotina mais do que regrada, ele encontra no meio da rua um chinês que acabou de chegar em Buenos Aires. O oriental foi roubado por um taxista, não fala uma só palavra de espanhol e não tem para onde ir. Bastante contrariado, mas não querendo deixar o cara no meio da rua, Roberto o acolhe em casa. Um filme no qual os sentimentos se mostram sutis, mas com grandes efeitos. Tudo acontece por um motivo, pode acreditar.

 

Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual

Medianeras – 2011

Pipocômetro:

vale pipoca grande

Vale Pipoca Grande: O filme é sensível, para você que está desiludido renovar a esperança de um novo amor!

A rotina da grande cidade, aliada ao contato excessivo com a tecnologia, distanciou os relacionamentos de todas as pessoas, e isso não seria diferente com os protagonistas deste filme. Martín é um jovem programador, que mora sozinho e está solteiro, desde que sua namorada resolver mudar-se para Miami, sem avisar que não voltaria. Mariana é uma arquiteta, mas não atua na área e para se sustentar, trabalha como vitrinista. Ambos moram em Buenos Aires, a capital argentina com seus 10 milhões de habitantes. Na busca pela identificação no outro, e de um grande paixão, os dois vagam pela cidade sem se notarem. Este filme é para você, que está sem esperança no amor, e vive procurando a sua metade da laranja.

Curiosidade: Medianeras era um curta, e que depois foi adaptado para um longa metragem. Os dois se parecem muitíssimo.

 

Intocáveis

Intouchables – 2011

Pipocômetro:

vale pipoca grande

Vale Pipoca Grande: Um divertido filme que trata sobre a amizade sem preconceitos, e a deficiência física sem tabus.

O que você faria se fosse tetraplégico? Phelippe (François Cluzet) não tem qualquer movimentação motora do pescoço para baixo, e obviamente, precisa de cuidados constantes para tudo. Comer, ler, tomar banho, falar ao telefone, etc. Para ser o seu companheiro diário, ele escolhe Driss, um verdadeiro mala que já foi preso, cheio de preconceitos e nenhuma educação. Mas uma coisa ele sabe fazer bem: Phelippe sorrir. Para alguém que está fadado a viver o resto da vida sentado ou deitado, isso é como ouro! A relação sincera entre os dois, cresce como uma bela amizade feita sobre confiança e troca de experiências.

 

Indomável Sonhadora

Beasts of the southern Wild – 2012

Pipocômetro:

vale pipoca grandeVale Pipoca Grande: Com um roteiro poético e forte, fica a lição: No pior dos perrengues, preste atenção nas crianças. Elas jamais perdem a esperança!

Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) é uma menininha que mora com o pai numa vila onde as regras parecem não existir. As pessoas são felizes e os habitantes estão quase sempre de férias. Ela e o pai, Wink (Dwight Henry), moram em casas vizinhas e tem uma relação conturbada mas ao mesmo tempo de muito amor. Ele sabe que está morrendo, e por isso, treina a filha para que ela seja forte e sobreviva quando ele se for. Num filme cheio de alegorias e metáforas, Hushpuppy é a esperança em forma de criança. Sua obstinação em salvar a vila e o pai emocionam.

 

O Ímpossível

The Impossible – 2012

Pipocômetro:

vale pipoca grandeVale Pipoca Grande: Ótimo filme, no qual percebemos que mesmo numa tragédia, precisamos resistir e acreditar.

O filme mostra a trajetória de uma família tentando se salvar, após o violento tsunami que atingiu a Ásia em dezembro de 2004. Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan Macgregor) viajam com os três filhos para passar as festas de fim de ano em um resort à beira mar da Tailândia. Após dois dias curtindo a praia acontece a tragédia. Maria e Lucas, o filho mais velho, se encontram logo após a onda, mas ainda assim estão perdidos sem encontrar ajuda por perto. Henry procura a família, passando por um cenário de tragédia e incertezas, por temer o que pode ter acontecido com eles. Por mais que o filme tenha sequências inacreditáveis, é uma história real!

 

Hiran Albuquerque
Produtor audiovisual pernambucano, formado na UFPE, adora cidade grande e mentes criativas. Já foi DJ, participou de peça de teatro, dançou frevo à caráter e estudou em 10 colégios diferentes. Adora a teoria da arte, mas só desenha bonecos de palitinho. Gosta de filmes estranhos e fora do circuito, ao mesmo tempo em que curte animações infantis.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui