Dicas

11 Motivos para criar o Site da sua marca e não depender do Facebook ou Instagram

26 de março de 2018
Postado por Dario

Hoje é impossível falar de negócios sem citar a importância que é criar um site para ele, ainda mais em momentos de crise. E não adianta apostar apenas no Facebook e Instagram, viver de mídia social pode ser um grande erro.

Seja qual for área de atuação, ter um site é fundamental para divulgar sua marca, criar relacionamento com os clientes e fomentar novos negócios, ações que as redes sociais até nos apresentam, mas com enormes limitações e regras complexas – sem contar as polêmicas!

Se você ainda está na dúvida sobre criar ou não um site para o seu negócio, montamos uma lista com os 10 motivos para apostar no “ponto com ponto beérre“. Se liga!

 

1. Mídias sociais estão cada vez mais polêmicas

Com o escândalo da Cambridge Analytica, que assola o Facebook, muitas pessoas estão fugindo das redes sociais. Nos Estados Unidos, os dados de milhares usuários foram utilizados para manipular a opinião política dos eleitores, um verdadeiro pesadelo para Zuckerberg. O movimento anti-Facebook tem crescido exponencialmente nas últimas semanas.

Artlyst,http://www.artlyst.com/news/jeremy-deller-launches-leave-facebook-campaign/

Campanha ‘Como sair do Facebook’ que ganhou as redes nessa semana.

 

2. Mídias sociais manipulam a audiência

Para ter visibilidade no Facebook é preciso investir uma boa grana, e com frequência. Caso não queira investir e apostar no direcionamento orgânico das publicações, estudos dizem que menos de 1% da sua base de audiência terão acesso ao conteúdo da marca. É como falar com as paredes.

No Instagram (empresa de Zuckerberg também) a situação não é tão diferente, só tem destaque quem consegue muitos likes e comentários, o que é complicado no início. Mas, assim como no Face, a notoriedade também vem daqueles que pagam mais.

Neil Patel, https://neilpatel.com/br/blog/algoritmo-do-facebook-revelado-como-aparecer-no-feed-de-noticias-desordenado/

Audiência orgânica em queda no Facebook.

 

3. Mídias sociais tem regras complicadas

Esse aqui é o grande segredo do sucesso – para eles é claro. As regras nas redes sociais mudam praticamente todos os dias, quando você acha que entendeu a plataforma, adivinhe. Eles mudam as regras novamente.

Evidentemente ter sua marca no Facebook, Instagram, Twitter, Google+, Pinterest é necessário, afinal todos estão presentes nelas. Mas apostar apenas nessas plataformas pode ser um tiro no pé.

Daily Maverick, https://www.dailymaverick.co.za/article/2010-05-25-in-your-face-movie-awaits-facebooks-mark-zuckerberg/

Mark Zuckerberg, dono do Facebook, Instagram e Whatsapp.

 

4. Transmite profissionalismo

Pense bem, quando você vai comprar um produto na rede, não fica receoso se a empresa que o comercializa não possui um site próprio?

Pois então, o mesmo acontece quando você é o vendedor e o outro é o cliente. Sem um site para a sua marca, a empresa já perde pontos na escolha do cliente e acaba não transmitindo profissionalismo nas suas atividades.

Além disso, um site é capaz de transmitir, mesmo que superficialmente, a ideia de como a empresa e os seus produtos são de fato. Por isso, hoje em dia é comum as pessoas visitarem o site da empresa antes de fazer contato ou manter uma relação de compra.

Domestica tu Economia, http://www.domesticatueconomia.es/precauciones-basicas-las-compras-online/

SEM LEGENDA

 

5. Sua marca sempre disponível para o cliente

Já se foi o tempo em que era preciso esperar uma determinada empresa abrir as portas para obtermos alguma informação ou poder comprar.

Com um site, a sua empresa ou marca funciona como uma vitrine aberta 24 horas por dia. Sendo assim, os usuários e possíveis clientes podem entrar em contato em qualquer horário e solicitar informações, contratar serviços ou comprar algum produto.

O Piqui, http://www.opiqui.com/goiania-pode-ter-comercio-aberto-24-horas/

SEM LEGENDA

 

6. Facilita a vida das pessoas

Convenhamos, encontrar o que você precisa em um site e resolver tudo em apenas alguns cliques é uma benção. Criar um site é oferecer este tipo de facilidade e praticidade para os usuários e possíveis clientes.

Com as opções oferecidas pelas ferramentas do seu site, é possível criar ou atualizar informações importantes, disponibilizar documentos ou criar mecanismos que facilitam a vida das pessoas. Sem essa facilidade ainda estaríamos procurando informações nas famosas e antigas páginas amarelas das listas telefônicas. Já pensou nisso?

Pinterest, https://www.pinterest.cl/pin/592293788465150758/

SEM LEGENDA

 

7. É bem baratinho

Pensando em longo prazo e nas possibilidades de negócio que um site pode gerar, o seu investimento é extremamente baixo.

Se fossemos pagar por toda a divulgação e serviços facilitados por um site, como estar disponível 24 horas, receber e enviar informações, poder ser atualizado instantaneamente e servir literalmente como um negócio, a conta seria estrondosa.

Esse é um dos motivos que muitas empresas migram totalmente para o meio digital e um exemplo disso são os e-commerces (lojas virtuais) de grandes marcas.

Reprodução | Hostinger, https://www.hostinger.com.br/hospedagem-de-site-barata-oferta?gclid=Cj0KCQjwqM3VBRCwARIsAKcekb0V9_A4sYl0t-BX0ACJmtswUbhdOadGWGi0pA6NlZlDR56SIRVctPQaAsvqEALw_wcB

SEM LEGENDA

 

8. Gera conexão direta com o seu cliente

Um site pode construir uma comunidade de usuários e clientes assíduos que acompanham a sua marca ou empresa na Internet. Com isso, é mais fácil gerar conexão direta com o seu público e eliminar “intermediários” no envio da mensagem que a sua empresa deseja transmitir.

Uma página de notícias ou um blog vinculado ao seu site pode fazer esse papel muito bem e, além disso, gerar mais negócios com a produção de conteúdo relevante.

Innolect, https://innolectinc.com/virtual-meetings-two-people-shaking-hands-out-of-a-computer/

SEM LEGENDA

 

9. Promove o crescimento do seu negócio

Um site pode gerar maior audiência e visibilidade para o seu negócio ao longo do tempo fazendo com que a sua empresa se destaque no mercado. O crescimento de acessos e visualizações do seu site pode ser convertido em novos clientes e novos negócios. Essa é a lógica das técnicas de SEO que muitas empresas buscam atingir.

Com um site bem posicionado é possível impulsionar qualquer tipo de negócio. Porém, é importante lembrar que esse tipo de ação deve ser algo constante e pensado a longo prazo.

W1 Online, https://w1online.com/emprestimo-para-pagar-dividas-saiba-como-fazer/

SEM LEGENDA

 

10. Pode ser gerenciado por você mesmo

Outra questão importante de criar um site é ter total independência sobre a manutenção e o controle sobre ele.

Diferente do que muita gente pensa, cuidar você mesmo do seu site não é um bicho de sete cabeças. Dependendo da tecnologia ou da plataforma onde o site é produzido, o gerenciamento pode ser feito facilmente e sem a necessidade de grandes conhecimentos.

O WordPress, Joomla e Wix são exemplos famosos no mundo web e que possibilitam a gestão do seu site de forma livre.

Shutter Stock, https://www.shutterstock.com/video/clip-20145274-stock-footage-happy-businesswoman-compares-paper-report-with-electronic-version-on-laptop-woman-sitting-at-the.html

SEM LEGENDA

 

11. Fácil visualizar seu crescimento

Uma grande vantagem de criar um site é poder gerenciar e mensurar os resultados que surgem por meio dele. No mercado existem diversas ferramentas que mensuram o acesso de um site, como por exemplo, o Google Analytics.

Além disso, os próprios formulários de contato ou mensagem de e-mail são ótimos termômetros para mensurar o quanto um site está sendo útil para o seu negócio.

Agência Ópera, https://www.agenciaopera.com.br/blog/como-medir-resultados-do-marketing-digital-topico-google-analytics/

SEM LEGENDA

Por fim, lembre-se que atualmente é praticamente impossível pensar em negócios sem a existência de um site.

Além de ser uma vitrine comercial e transmitir profissionalismo, o site é só o começo para se destacar no mercado, pois as ações para promovê-lo são tão importantes quanto sua criação.

MATÉRIAS RELACIONADAS