Dicas

11 Mitos ou Verdades sobre a Alimentação

14 de outubro de 2013
Postado por Tia Sandra

Hoje em dia as coisas se tornaram mais fáceis de se descobrir (cientificamente) quanto a alimentação, por exemplo: “o que não pode consumir ou fazer depois de comer“, ou “alimementos que não devemos consumir“. Quem não lembra da história que tomar leite com manga mata? Ou tomar banho depois de comer dá congestão?

supersticao1

(curtacontar)

Vix… tanta coisa, mas aos poucos a ciência foi explicando que muitas lendas não passam de mitos (beijo, pleonasmo), fizemos uma seleção delas:

 

Chocolate causa Espinhas

comer-chocolate1

(hypescience)

Mito!

Segundo pesquisas científicas, graças a Deus, o chocolate não tem nada a ver com o surgimento das espinhas. Elas podem surgir por problemas hormonais ou mesmo por hereditariedade. Aliás, o chocolate é bom para a saúde por possuir substâncias antioxidantes, que previnem doenças e o envelhecimento. Não eleva o colesterol, por conter um tipo especial de gordura, o ácido esteárico. Mas não se jogue de cara nos bombons, afinal é um alimento rico em calorias, contém carboidratos, gorduras e pouca proteína.

 

Beber Líquido durante as Refeições aumenta a Barriga

Woman Drinking Glass of Water

(hypescience)

Parcialmente Mito!

Não é a causa da barriga saliente, na verdade a impressão que se dá é por conta do estômago dilatado, que com o hábito frequente se torna mais elástico, criando espaços “vazios” dentro dele, então manda mensagens ao cérebro de que ainda não está saciado, aumentando a vontade de comer mais. Recomenda-se tomar apenas trinta minutos antes ou depois das refeições. Beber durante, causa também uma má digestão, pois dilui os sucos gástricos.

 

Nadar ou Tomar Banho depois de se Alimentar pode até Matar

picdump-753-11

Parcialmente Mito!

Até hoje eu acreditava nisso… #MeJulgue, principalmente no cuidado com crianças. Mas o que na verdade pode ocorrer, é que depois de uma refeição, o sangue é desviado da digestão que acontece no estômago, para outros membros e órgãos do corpo (principalmente se você ficar submerso ou tomar ducha com banho quente), não tendo o fluxo sanguíneo o bastante para funcionar como deve, podendo causar cãibras ou indigestão, que nesses casos podem levar ao vômito, ou até um afogamento. É… não custa nada esperar um pouquinho (cerca de 1 hora).

 

Adoçantes causam Câncer

Adocante

(ccm)

Parcialmente Mito!

Se consumido moderadamente, não há problemas. Mas se consumido em excesso, podem causar um efeito tóxico sobre o organismo e então aumentar a probabilidade de câncer. Existem no mercado adoçantes naturais, que poderão, às vezes, ser substituído pelos artificiais. Mas estudos realizados não comprovam que o uso do adoçante cause câncer. Melhor usar com moderação!

 

Vitamina C protege contra a Gripe

IMG_9557

(frambour)

Mito!

Não, e nem adianta se entupir de laranja ou medicamentos à base de Vitamina C, ela não cura, mas colabora na recuperação da doença, dando mais disposição. Essa vitamina age no sistema imunológico, não combate diretamente o vírus, ou seja, ela te deixa mais forte para aguentar o tranco que a gripe vai dar, também é excelente ao nosso organismo pois possui antioxidantes, que protege de doenças cardiovasculares, ajuda na cicatrização, atrasa o envelhecimento, diminui a flacidez, combate a osteoporose e protege dentes e gengiva. São vários os alimentos que possuem vitamina C, é muito importante consumi-los diariamente, afinal olha quanta coisa boa essa bonitinha traz pra gente. Mas cuidado, o excesso pode causar diarréias.

 

Ficar sem Jantar Emagrece

freeimage-2060244

Mito!

Além de dar um sono agitado, por conta da fome, deixa seu organismo por muitas horas sem nutrientes, podendo levar à hipoglicemia (pouco açúcar no sangue), segundo o wikipedia “o principal problema disso é o fornecimento inadequado de glicose para o cérebro, resultando em alteração de sua função (neuroglicopenia). Os efeitos podem variar desde disforia leve até convulsões, perda de consciência e (raramente) lesão cerebral permanente e morte.”. Mas é lógico que você não vai se entupir de comida pra dormir, aí que o sono piora de vez, por conta da digestão frenética, o ideal é comer algo leve e nutritivo, tipo sua namorada uma fruta.

 

Água com Açúcar acalma

interna_378

(arcauniversal)

Mito!

Bastou alguém passar por uma situação desconfortável, ficar nervosa, lá vem um copo de água com açúcar para acalmar. Mas ao contrário, o açúcar se torna importante fonte de energia para o organismo, também se transforma em glicose e frutose ao chegar no estômago, ou seja, nada tem de sedativo. Mas para muitos funciona como um placebo, pois basta acreditar para ficar calminho. O açúcar libera serotonina e um neurotransmissor trata de transformar isso em uma sensação de alegria, isso é muito bom para pessoas ansiosas, pois precisam dela (por isso muitas delas são gordinhas e amam um doce). Se quiser algo natural e calmante, bom mesmo são os velhos e conhecidos chás calmantes, como o de camomila ou erva cidreira.

 

Macarrão Instantâneo não é Saudável

Macarrão

Verdade!

Infelizmente… os solteiro pira! Esse produto milagroso é um perigo se consumido em excesso, imaginem a quantidade de gorduras saturadas e trans. Sem comentários para o temperinho, ele tem muuuuuuuuito sal, só em um pacotinho é o tanto que podemos consumir num dia inteiro! Sem dizer nos vários conservantes cancerígenos. O certo é cozinhar um pouco de macarrão normal, demora mais mas tem lá suas vantagens para sua saúde a longo prazo, faça molhos naturais (com tomate de verdade) e congele, muito mais prático. Você vai economizar uma boa grana de médico, vai por mim.

 

Alimentos Integrais não Engordam

assortment of baked bread

(olaserragaucha)

Mito!

Chateada!! Não adianta se fartar de pão integral ou qualquer outro alimento do tipo, achando que está sendo light, porque eles possuem a mesma, ou mais, quantidade de calorias que os refinados. A diferença é que saciam por mais tempo, por conter mais fibras, e são digeridos mais lentamente (e com mais qualidade) pelo nosso organismo, por isso são amigos da dieta. Também são ricos em vitaminas e minerais, além das fibras, é claro.

 

Salmão é mais calórico que Filé de Frango

SALMAO-ASSADO

(entretenimento.r7)

Verdade!

Por isso que o filézinho de frango é o rei das dietas, porque além de ter proteína, vitamina A e também alguns minerais como cálcio, cobre, fósforo e zinco, tem menos calorias que o salmão. É claro, sem a pele, onde se concentra a gordura mais “malvada” do frango (estudos apontam que apenas 55% dessa gordura é saudável). Já o salmão tem maior caloria, por conter mais gordura boa (ômega 3), que colabora nas doenças cardiovasculares e outros tipos de câncer, além de colaborar com a sua barriguinha, se por acaso for sedentário – 0 salmão é um excelente alimento para quem faz musculação.

 

Maracujá Não é bom para o nosso Organismo

Passion fruit

(wp.clicrbs)

Mito!

Essa eu peguei só pra não me sentir tão alienada, afinal já sabia. A semente do maracujá é um excelente vermífugo e ajuda na função intestinal pela sua quantidade de fibras. Se triturada, serve para a fabricação de esfoliantes ótimos! E seu óleo é bom para temperar saladas. Também usa-se na confecção de certos pratos,  como carne de porco, frango e peixes. Além das sementes, tudo no maracujá é bom para a saúde, é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Contém muitos nutrientes, tem ação antioxidante e muito pouca caloria. O melhor, realmente funciona como calmante, lembra da água com açúcar, então. Faça como eu, use e abuse do maracujá em batidinhas… Hmm!

 

Conhece mais algum mito incrível? Comente!

Beijocas, Muahhhh!!!

 

Fontes
sonutricao.com.br
mdemulher.abril.com.br
minhavida.com.br
quintacategoria.com.br
hypescience.com
 

MATÉRIAS RELACIONADAS