• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

11 Hábitos de limpeza ruins que você precisa abandonar

Retome o controle da sua casa e evite manter essas atitudes que passam batido no dia a dia.

Denisson Soares Publicado: 02/08/2021 11:57 | Atualizado: 02/08/2021 12:38

Na hora de manter a casa organizada, não existem muitos segredos. É mão na massa. O que não devemos fazer é jogar contra. Veja aqui situações comuns que prejudicam a limpeza da casa.

 

Não importa muito se você mora sozinho ou com muitas pessoas. Sem dúvidas, garantir que a casa fique arrumada é uma tarefa exigente. Geralmente, assim que você termina uma coisa, já tem outra para fazer — especialmente se houver crianças na casa!

Felizmente, existem algumas boas práticas que você pode aplicar em sua rotina não apenas para deixar tudo em ordem, mas também para diminuir a quantidade de tempo gasto em cada tarefa, assim como o esforço necessário.

Confira a seguir os hábitos mais comuns que prejudicam a sua vida na hora de fazer a limpeza doméstica – lista produzida originalmente pelo site especializado em facilitar o cotidiano, The Spruce.

 

1. Manter toalhas e cortina amontoadas no banheiro

Evite deixar toalhas ou a cortina do box úmidas e amontoadas. Lembre-se de sempre esticá-las para secar e poder usar novamente, evitando mofo e assim ter que lavá-las com mais frequência.

Obviamente, toalha jogada em cima da cama é um crime – sua mãe está certa. Além de mantê-la úmida, ainda molha a cama. Um pecado!

 

2. Usar mais produto de limpeza que o recomendado

Tem gente que acha que quanto mais produto de limpeza usar, melhor. Mas a realidade não é bem assim. Por exemplo, se você usa muito sabão em pó para limpar o chão e não enxágua o excesso adequadamente, o resto que ficar poderá causar manchas no piso.

Além disso, alguns produtos de limpeza, especialmente os pastosos, se não forem retirados por completo podem até se tornar um ímã de sujeira, prendendo resíduos. Por isso, abandone o hábito ruim do “quanto mais, melhor”, e comece a ler as instruções dos rótulos tendo atenção para usar a quantidade recomendada. Dessa forma, você evita perder tempo e dinheiro!

 

3. Fazer a limpeza com ferramentas e utensílios sujos

Já experimentou limpar o chão de sua casa com um pano sujo? Pois é, não dá. A mesma lógica serve para todas as ferramentas e utensílios que são utilizados na rotina doméstica de limpeza.

Se você não limpa sua máquina de lavar, por exemplo, é bem provável que suas roupas comecem a ficar com um cheiro estranho com o tempo. Afinal, a umidade e sujeira da máquina a torna o ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias.

 

4. Pratos sujos esquecidos na pia

Se você tem o péssimo hábito de acumular pratos e copos na pia, é melhor repensar sua postura. Primeiro, quanto mais sujeira e umidade, mais o ambiente ficará propício para o surgimento de bactérias. Segundo, baratas, formigas e outros tipos de insetos podem começar a aparecer.

Adote o famoso método: “sujou, lavou!”; dessa forma, você não acumula louça e ainda ganha tempo para fazer outras coisas.

 

5. Usar os calçados da rua em casa

Em muitas culturas, ao entrar em uma casa deixamos os sapatos do lado de fora. Para além do aspecto cultural, há o ponto positivo de isso ajudar a sujar menos o local. Além disso, a quantidade de germes e bactérias nos ambientes comuns serão bem menores.

Coloque um banquinho próximo à porta para facilitar o processo de tirar os sapatos. Para crianças que adoram brincar e chegam em casa com calçados cheios de lama ou molhados, deixe uma caixa para elas os colocarem ali.

 

6. Esquecer sobras na geladeira

A limpeza e organização também passa pela geladeira. Se quiser evitar mau cheiro no eletrodoméstico, fique de olho e organize o “restodonté” – vulgo, comida que sobrou de ontem.

Alimentos guardados inadequadamente contribuem para o surgimento de fungos e bactérias que deixam a limpeza da geladeira ainda mais complicada (sem falar que fazem mal à saúde). Comece a pensar na quantidade adequada de comida que precisa fazer, aposte no congelador e anote o dia em que aquele alimento foi produzido/armazenado.

 

7. Não arrumar a cama

É muito simples. E de todos os hábitos ruins que não auxiliam na limpeza e na organização de uma casa, talvez, esse seja o mais comum e com o resultado mais imediato:

  • cama bagunçada = quarto bagunçado;
  • cama arrumada = quarto arrumado.

Para deixar as coisas ainda mais práticas pela manhã, evite ter muitos travesseiros e edredons. Ou seja, foque no simples, especialmente se você tiver preguiça quando acorda.

 

8. Não ler os rótulos

Cada produto funciona de uma forma diferente, mesmo que a finalidade seja a mesma. Um desinfetante, por exemplo, pode fazer o serviço em 30 segundos, enquanto outro precise permanecer na superfície por alguns minutos. E isso faz toda a diferença no resultado final.

Temos um artigo super interessante sobre esse assunto, com vários exemplos: Produtos que a gente usa ‘errado’ só por não ler a embalagem ou manual.

 

9. Deixar o pó por último

Evite gastar mais tempo na limpeza de sua casa e espane o pó antes de passar pano ou aspirar o chão. Tenha em mente que qualquer ambiente deve ser limpo de cima para baixo, sendo o piso o último a ser trabalhado.

 

10. Acumular papel

A dica é definir um local para colocar tudo o que chegar à sua porta, como revistas e anúncios. Aproveite e já deixe uma lixeira reciclável por perto e, ao menos uma vez na semana, reserve um tempo para dar uma olhada no que é importante e descartar aquilo que não é.

Você também pode doar suas revistas para escolas e lares de idosos, ou simplesmente pode escolher assinar a versão digital.

 

11. Deixar a sujeira dominar até tomar coragem de limpar

Veja bem, quanto mais coisas para fazer, mais cansando você vai ficar. E no meio do caminho, com a vontade de terminar logo para descansar, pode acabar deixando algo sem fazer, ou mal feito. Retome o controle da sua casa e comece o quanto antes.

 

Gostou? Aproveite e compartilhe esse artigo em suas redes sociais preferidas!

Fonte(s): The Spruce
Denisson Soares
Editor e Redator que encontrou na comunicação digital uma das melhores formas de difundir ideias, conhecimentos e tornar o mundo mais solidário e sem preconceitos. Amante de café, rock e séries de ficção sonha com o dia em que as coisas no planeta não pareçam um filme pós-apocalíptico.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui