10 Truques ridiculamente fáceis: Decoração Feng Shui para preguiçosos
Por menor que seja, é sempre mais agradável morar em um ambiente aconchegante, bem decorado e agradável. Mas, antes de sair “combinando” cores e itens no seu lar doce lar, igual viu na revista, pense em como a sua casa pode mudar a sua vida.
Calma, não me refiro sobre ter um teto para viver. Isso é, constitucionalmente, um direito de todos. Estou falando do FENG SHUI, técnica oriental que defende a energia da casa como reflexo para nossa vida. Simples assim.
Bom, crenças à parte, não custa seguir algumas orientações sobre organização e decoração dessa prática milenar. Vai que… Por isso, separamos dicas práticas para começar a cuidar melhor da sua casa (e da sua vida).
1. Mantenha a porta de entrada livre
O Feng Shui explica que a porta de entrada é o lugar por onde a energia entra. Então, nada de móveis que impeçam a abertura total e fácil da porta. Muito menos porta bolsas, cabideiros, vasos,… atrás dela.
2. Deixe a tampa da privada sempre fechada
O banheiro é o lugar que “desempenhamos nossas atividades menos nobres” e onde deixamos nossas impurezas. É considerado um ambiente com energias pesadas, que não devem circular pela casa. Por isso tampe privadas e feche a porta. Ralos também, inclusive da cozinha e área de serviço: deixe tampados.
3. Sem móveis pelo caminho
Evite ter que pular ou desviar de mesas, banquinhos e outros objetos. Sempre que possível, dê um jeitinho de colocar os móveis bem perto ou encostados nas paredes, contornando a casa e deixando a área de circulação livre. Segundo a técnica chinesa, móveis bloqueando a passagem podem desencadear limitações na vida.
4. Não guarde tralha
Tralha: coisas que estão quebradas e/ou que você não usa mais. Na técnica chinesa, tralha é energia presa, atraso de vida.
5. Pinga pinga do mal
Conserte vazamentos. Além do seu bolso, do reservatório de água da sua cidade e do planeta agradecerem, o Feng Shui explica que vazamentos escoam a energia da casa. O SOS já ensinou como resolver isso, aqui.
6. Tenha plantas
Pelo menos, uma. Verde é vida e vida é fluxo de energia, segundo o Feng Shui as plantas em casa estão relacionadas à riqueza. Já falamos aqui sobre as melhores plantas para quem mora sozinho.
7. Divida os espaços
Mesmo que os ambientes da sua casa são sejam cômodos separados, crie essa “divisão” imaginária. Para a energia fluir, o ideal é que seja um tapete, ou um fio decorativo no teto. Mas pode usar uma cortina, ou até um móvel vazado. Além de dar a sensação prática de organização, segundo o Feng Shui, corresponde a ter as áreas da vida bem separadas, organizadas.
8. Sempre armazene objetos na vertical
Além de economizar um baita espaço, o sentido crescente representa movimento e prosperidade, segundo a técnica chinesa.
9. Espelhos multiplicam
Esse clássico da decoração é o queridinho do Feng Shui. Além de ampliar os espaços, ele “multiplica” as energias da casa. Coloque-os estrategicamente posicionados para as coisas que você gosta de ver.
10. Decore com energia
Cristais e fontes de água são os melhores itens decorativos, segundo o Feng Shui, pois pode trazer energia positiva para todos os seus empreendimentos.
Apoio