• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

10 Truques geniais para ser “O CARA” em reuniões (mesmo sem saber nada)

Reunião de última hora e você tá perdido/a? Relaxa e segue esse tutorial.

Mostre a todos o seu poder de se destacar, é o que ensina Sarah Cooper em um artigo publicado para o site The Cooper Review.

São 10 dicas incríveis para mandar bem quando o assunto é “Motivação e Liderança“. Se quiser se destacar no mercado de trabalho, atuar em cargos de gerencia ou comando, aproveite! As sugestões foram complementadas pelo Portal do Curso Livre. Senta que lá vem história.

***

1. Desenhe círculos

Se você é o responsável por uma reunião, iniciá-la desenhando círculos em um quadro ou em uma folha de papel será bastante proveitoso, não importa tamanho ou forma, coloque apenas dois temas polêmicos e promova o debate, a discussão irá pegar fogo e você estará de fora, apenas observando, pensando na vida, ou até mesmo curtindo seu Candy Crush, como a autora mesmo brinca.

urj-social-media-boot-camp-facebook-strategies-10-728

Diagrama Venn: A | ambos A e B | B

Um diagrama de Venn nada mais é do que dois conjuntos formando uma interseção, um ótimo modelo para ser usado, além de ter um nome pomposo que surpreenderá a todos, também é usado para demonstrar exemplos de opiniões à favor de um tema, os contra e os duvidosos, um ótimo estímulo ao debate.

Uma dica: aproveite para analisar o seu grupo, buscar qualidades nos momentos de debate é fundamental, olhe para o “pega pra capar” de forma analítica, lembre-se que você é o líder desta reunião e pode estar sendo monitorado por algum superior ou um possível investidor.

imagem: slideshare

2. Transforme porcentagens em frações

“Se alguém diz: “Cerca de 25% de todos os usuários clicam nesse botão.” rapidamente fale: “Então 1 a cada 4 usuários.” E anote essa observação.” – Propõe Sarah em seu texto. A consequência poderá ser vista nos olhos do seu chefe e nos demais colegas presentes, todos ali acabam de perceber mais uma virtude em você, raciocínio lógico.

670px-Convert-Percents,-Fractions,-and-Decimals-Step-2

Segundo Howard Gardner, professor da Universidade de Harvard, autor da teoria das Inteligências Múltiplas, a combinação da união do pensamento lógico e a capacidade de lidar com as pessoas, são as inteligências mais valorizadas pelo mercado de trabalho. Pronto, mais um ponto para você.

imagem: wikihow

3. Incentive todos a “dar um passo atrás”

Sarah ressalta aquele momento que, na maioria das reuniões, todos estão envolvidos calorosamente, debatendo e discutindo, exceto você, que pode ter se perdido no meio deste tiroteio, este é um ótimo ponto para falar: “Gente, gente, gente, podemos dar um passo para trás aqui?”. Seguindo rapidamente com a frase: “Qual é mesmo o problema que estamos tentando resolver?”.

Boom!!! Um baque que abalará todos os presentes, respirarão fundo, se acalmarão e te olharão como a pessoa mais tranquila e serena daquele ambiente.

1065

– Você precisa acalmar os ânimos.

 

4. Acene com a cabeça enquanto faz anotações

Carregar consigo um bloco de notas, mostrará sua versatilidade, suas opções anti-tecnologia, essas são ações observadas pelos superiores, tome notas, acene com a cabeça, escreva as palavras chaves da frase pronunciada. Se questionado, diga que está fazendo suas anotações pessoais – mesmo que seja apenas uma palavra de cada tópico.

Sarah ainda indica que este é o momento para solicitar que alguém inicie uma pauta da reunião, se o tiro for bem dado, alguém – diferente de você – será selecionado para esse serviço, com isso estará livre de uma tarefa e demonstrou a todos que está envolvido na reunião.

noted-ryan-the-office

 

5. Repita lentamente a última palavra dita pelo seu chefe

Seu chefe diz: “As ações despencaram!”. Você primeiro diz: “Deixe-me repetir isso” e então diga: “des-pen-ca-ram”, bem lentamente. Isso fará com que o brilho produzido pelo seu chefe, seja transferido para você. Demonstra que já analisou aquele assunto e que possivelmente já tem uma opinião formada, mesmo ainda não tendo. Mas sem exageros, ok?

giphy

– Você entende as palavras que estão saindo da minha boca?

 

6. “Será que isso se enquadra?”

Após uma afirmativa, questionar se é viável, é muito inteligente, cria um ambiente de dúvida, “Será que ele sabe mais que o chefe?” e “Que coragem a dele de questioná-lo”,  serão os pensamentos neste momento na mesa de reunião.

No artigo, Sarah Cooper diz que uma pergunta genérica estimula o seu chefe a pensar, e na maioria das vezes eles gostam de ser desafiados. Dois pontos para você, seu chefe lhe verá com bons olhos e seus amigos terão aquela admiração da sua autoconfiança.

tumblr_mk8acgsudn1qjemo2o1_500

– Eu não sei.

 

7. Caminhe pela sala

Sempre que alguém se levanta e começa a andar em uma sala de reunião, te chama a atenção, não é mesmo? Você se pergunta que cargas d’água essa pessoa está pensando, o que ele está fazendo, eu não consigo saber. Se isso te incomodaria, com toda certeza também irá incomodar os presentes se você agir desse jeito. Levante-se, ande pela sala, respire fundo, pronuncie palavras em voz baixa, até seu chefe ficará perdido com suas ações.

Pacing

 

8. Mostrar foco é a chave do sucesso

Não importa em qual momento você pedirá para voltar algum slide, mas faça. Isso irá abalar todos os presentes, incluindo o apresentador dos slides, faça uma ponderação sobre algum dado, “Não tenho certeza sobre esses números”, “Não entendi perfeitamente esse gráfico”. Seus superiores perceberão que é a pessoa mais focada na reunião, pois está atento a pequenos detalhes, vinculando informações entre slides.

Segundo o americano Daniel Goleman, psicólogo e Ph.D. da Universidade Harvard e autor do livro “Foco”, a concentração e o foco são as “meninas dos olhos” das organizações, em um mundo cada vez mais conectado, manter-se concentrado está diretamente relacionado com maior produtividade, e isso encanta qualquer investidor.

tumblr_nh0974ZWSX1qlgbzbo1_500

 

9. Saia da sala para atender à uma ligação urgente

“Preciso atender essa ligação”. Ao pronunciar esta frase, os presentes na reunião te olharão surpreso e indagarão: O que ele tem de mais importante que esta reunião? Sarah Cooper afirma que eles vão dizer: “Uau, esta reunião é importante, por isso, se ele tem algo ainda mais importante do que isso, bem, é melhor não incomodá-lo.”

Vivemos em um mundo em que o marketing pessoal está no nosso dia à dia, cada vez mais temos que nos destacar, demonstrar ser importante e ocupado, faz com que as pessoas te destinem maior atenção e consequentemente suas ideias sejam mais ouvidas.

phone

 

10. Ria de você mesmo

As pessoas gostam de humor autodepreciativo, frases como, “Desculpem, sou um idiota, farei de tudo para melhorar.” ou então “Vamos usar os advogados do meu divórcio, se eles me tiram do sério, imagina o que farão com nossos concorrentes.” Todos irão rir, estará os conquistando com o seu carisma, com sua simplicidade, com o jeito leve em que toca os assuntos mais complicados.

tumblr_inline_ngdswphz7L1r1jtxd

 

Apoio

PORTAL DO CURSO LIVRE

Imagem de capa: blognews.am

Via thecooperreview

Eduardo Stogmüller
Diretor Educacional do Portal do Curso Livre , busca sempre criatividade para educar, deseja sempre estar por dentro dos mais variados assuntos, sempre se alimentando de novas informações e as utilizando em seu cotidiano. O lema da vida é buscar resposta para quase todas as perguntas, e isso só se consegue, estudando.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui