• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

10 Segredos de Cozinha que todo iniciante precisa saber

O ‘bê-a-bá’ de todo aprendiz de Master Chef.

Para quem não manja muito dos paranauês da cozinha, dar uma olhadinha na sessão de “Comes e Bebes” aqui no SOS pode ajudar muito. Ou não.

Além das receitas, também nos preocupamos em dar várias dicas para quem está começando na arte de cozinhar. Se é essa pessoa, este artigo é especialmente para você.

A cozinheira carioca Gabriela Pugurier, ex-participante do reality “Cozinheiros em Ação” da GNT e criadora do projeto Cozinha 123, nos respondeu 10 dúvidas que todo iniciante da cozinha tem ou ainda terá. Se liga!

 

1. Qual deve ser refogado primeiro, a Cebola ou o Alho?

Segundo a Gabriela, sempre comece refogando a cebola e só depois acrescente o alho. Isso porque o alho frita em muito menos tempo e se ele ficar douradinho demais, dará um gosto amargo para sua comida.

 

2. Como deixar Arroz soltinho?

Por mais simples que seja fazer arroz, são muitos os truques para deixa-lo soltinho, afirma a profissional.

Primeiro ela indica lavar bem o arroz para tirar o amido antes de fritar. Depois usar a proporção 2:1 de água no cozimento, ou seja, para cada medida de arroz, use duas medidas de água (coloque sal a gosto nessa hora e misture). Por último, não mexa até que seque a água do cozimento e só então soltar com auxilio de um garfo.

Outra dica é pingar limão (ou vinagre) na água fervente. Vale dizer que, apesar da sugestão de Gabriela, há especialistas afirmando que não devemos lavar o arroz antes de refogá-lo, pois isso tiraria boa parte de seus nutrientes, ai é da sua escolha. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

 

3. Quanto tempo o Ovo demora para cozinhar totalmente?

Segundo a cozinheira, 9 minutos após a água começar a ferver para que a gema fique bem dura. Mais que isso, passa do ponto, fica acinzentada e sem sabor.

Se você quiser descobrir quanto tempo precisa deixar seu ovo cozinhando para ele ficar do jeito que você gosta, seja gema mole, média ou dura, é só clicar aqui.

 

4. Qual é o ponto ideal do Macarrão?

Para a especialista e a maioria dos grandes chefs de cozinha, o ponto ideal da massa é o conhecido como “al dente”. Quando a massa do macarrão cozido apresenta uma leve resistência entre os dentes ao ser mordida. Ou seja, ela está cozida, mas sua textura está mais firme.

Uma outra dica bem simples, geralmente os fabricantes colocam na embalagem o tempo correto de cozimento na massa. Se seguir certinho, as chances de você conseguir um macarrão “al dente” são enormes.

 

5. Ao cozinhar Massas, quanto de Sal se deve colocar na Água?

Quantidade suficiente para que a água fique salgada como o mar, afirma Gabriela. No mínimo, 1 colher de sobremesa para cada litro d’água.

Outros especialistas ainda aconselham a colocar cerca de 1 1/2 colher (sopa) de sal para cada litro de água e um detalhe, ele deve ser acrescentado na água só depois que ela já tiver levantado fervura. O sal pode atrasar o processo de ebulição da água. Eles também aconselham nunca colocar óleo!

Além disso, uma outra dica que já demos aqui é misturar um pouco dessa água do cozimento da massa no molho. Isso fará com que ele, sendo de tomate ou qualquer outro sabor, fique mais cremoso, encorpado e saboroso.

 

6. O que é Marinar?

É um método para pré-temperar um alimento deixando ele de molho com outros ingredientes por um certo período de tempo, dependendo do preparo. Sabe o “deixa curtindo pra pegar o sabor“? Então, isso é marinar.

 

7. Como saber se o Ovo não está podre?

A cozinheira explica que geralmente um ovo podre apresenta um odor extremamente desagradável e forte, além de uma consistência interna desforme e coloração alterada.

Agora se você não quiser correr o risco de ter de abri-lo para saber disso, nós já demos uma dica bem simples para isso. Basta colocar o ovo em um recipiente com água. Se ele afundar, ainda está bom, mas se boiar livre-se dele!

 

8. Quais ingredientes costumam ser usados para empanar uma Carne?

Dependendo da região e da cultura, as proteínas animais são empanadas com farinhas de pão, trigo, milho ou até mandioca, explica Gabriela. Sendo que as carnes mais leves, como as de peixe, também tem sido empanadas com sementes de gergelim, ervas ou quinoa.

Agora se você quiser trabalhar na cozinha com algumas “xícaras” de ousadia, você também pode empanar com Miojo e até com Doritos!

 

9. Como se usa Caldo em cubo/tablete?

De acordo com a cozinheira, o mais conhecido caldo industrializado é extremamente versátil e deve ser usado para temperar o prato durante seu preparo, intensificando seu sabor natural.

Mas a cozinheira alerta: eles possuem um alto teor de sódio, portanto, se usá-los, não exagere no sal. Eles possuem vários sabores diferentes e podem ser usados em ensopados, risotos, cozidos e em outras diversas receitas.

Pelo bem da sua saúde, nossa dica extra é fazer o seu próprio caldo em tablete, assim você tem a garantia da procedência dos ingredientes. Existem várias receitas incríveis no Youtube.

 

10. O que é Banho-Maria? Como fazer?

O banho-maria é um método usado na boca do fogão ou dentro do forno para cozinhar, esquentar ou derreter indiretamente alguns ingredientes apenas através do calor.

Geralmente, o recipiente onde está o alimento é colocado sobre um outro recipiente, esse cheio de água e o vapor criado é o que cozinha o alimento. Na internet existem centenas de vídeos ensinando como fazer essa técnica super simples.

Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui