• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

10 Receitas de Desodorante natural para fazer em casa

O planeta e seu corpo agradecem.

Há alguns anos, se a gente queria um cosmético novo ou produto de higiene pessoal, automaticamente o que a gente fazia era ir a uma farmácia ou supermercado e comprar um desodorante novo, por exemplo.

Mas de uns tempos para cá isso tem mudado bastante. Muita gente passou a se perguntar se esses produtos prontos eram mesmo a única ou melhor opção. Afinal, você já parou para olhar os ingredientes da embalagem de um desodorante?

Ingredientes do desodorante Nivea

Pois é, lá tem muitos nomes gigantescos que a gente nem faz ideia do que é! Quando se trata de antitranspirante é pior ainda, pois eles contêm alumínio e não deixam nossa axila respirar – e digamos que isso não é nada natural.

Além do nosso corpo, tem a questão da natureza. Felizmente, os desodorantes em formato spray não utilizam mais o gás propelente CFC (clorofluorcarbono), responsável por detonar a camada de ozônio. Mas de qualquer forma, eles continuam tendo uma durabilidade curta, o que acumula uma grande quantidade de embalagens descartadas na natureza.

A boa notícia é que é possível fazer um desodorante na sua própria casa, com poucos e bons ingredientes naturais.

E se você torceu o nariz achando que essa ideia não tem como dar certo, saiba que há várias receitas incríveis de desodorantes caseiros que não só foram testadas, mas já viraram parte da rotina de muita gente!

Confira abaixo 10 receitas de desodorantes naturais que, além de livres de químicas, são mais gentis com seu corpo.

 

1. Desodorante natural em creme

O blog Um Ano Sem Lixo traz diversas ideias sustentáveis, uma delas é essa receita de desodorante natural em textura cremosa, uma boa pedida para que não é fã de spray.

Você vai precisar de: 3 colheres (sopa) de uma manteiga vegetal, 2 colheres (sopa) de amido, 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio, 5-10 gotas de óleo essencial (opcional).

Coloque a manteiga vegetal em um potinho de vidro em banho-maria para que ela derreta, caso esteja muito sólida. Esquente a água aos poucos para não oxidar a manteiga. Quando estiver tudo derretido, misture os outros dois ingredientes.

Para adicionar o óleo essencial, espere esfriar — não use nunca um óleo essencial de fruta cítrica porque pode queimar a pele quando exposta ao sol. Por fim, guarde num potinho de vidro bem vedado e use por 1-2 meses. Aplique com o dedo na axila depois do banho.

 

2. Desodorante natural com Óleo de Coco

O óleo de coco é queridinho da galera que curte receitas naturais, ele serve para tudo, T-U-D-O mesmo! Desde cozinhar até para hidratar a pele e cabelo. Bom, eis mais uma utilidade dele: desodorante. A youtuber Gabe Zanqui ensina uma receita super legal de desodorante natural com óleo de coco.

Ingredientes: 10 g de bicarbonato de sódio, 10 g de amido de milho, 10 ml de óleo de coco (se estiver muito sólido derreta em banho-maria), 6 gotas de óleo de tea tree (melaleuca) (óleo essencial). Basta misturar os ingredientes até virarem uma pastinha, depois é só guardar num pote de vidro.

 

3. Desodorante em Pó

Além do spray e creme, outra opção natural é o desodorante em pó. Basta ter 30 g de amido de milho, 10 g de bicarbonato de sódio e 30 gotas de óleos essenciais. Primeiro misture os ingredientes secos e acrescente por último os óleos essenciais.

 

4. Desodorante caseiro Hidratante

Uma das vantagens do desodorante feito em casa é que você pode incluir diversos ingredientes que, além de dar um cheirinho bom, hidratam sua pele. Sendo assim, uma misturinha com óleo de coco, azeite e até babosa podem ser uma ótima opção de desodorante hidratante.

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de óleo de coco, 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem, 2 colheres (sobremesa) de bicarbonato de sódio, 1 colher (sobremesa) de amido de milho, 1 colher (sobremesa) de babosa (opcional), 15 gotas de óleo essencial.

Misture todos os ingredientes até formar uma papinha, caso fique duro, adicione mais babosa ou óleo de coco, caso fique mole, adicione mais amido com bicarbonato. Dura até 4 meses.

 

5. Desodorante com Manteiga de Karité

Além de ter efeito hidratante, esta receita tem um aroma ótimo!

Você vai precisar de: 3 colheres (sopa) de óleo de coco, 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio, 2 colheres (sopa) de manteiga de karité, 2 colheres (sopa) de araruta ou ou amido de milho orgânico e óleos essenciais (opcional).

Em um pote de vidro, derreta a manteiga de karité e o óleo de coco em banho-maria em fogo médio, até ficar quase derretido. Retire do fogo e adicione bicarbonato de sódio ou araruta. Misture bem. Adicione os óleos essenciais e despeje em um recipiente de vidro para armazenamento. Não precisa ser armazenado na geladeira.

 

6. Desodorante natural Aromático

Esse desodorante natural possui uma variedade de óleos que resultam em um produto extremamente aromático.

Ingredientes: 2 1/2 colher (sopa) de óleo de coco não refinado, 2 1/2 colher (sopa) de manteiga de karité não refinada, 1/4 xícara de amido de araruta, 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio, 6 gotas de óleo essencial de lavanda, 6 gotas de óleo essencial de grapefruit (toranja) e 2 gotas de óleo essencial de tea tree (melaleuca).

Derreta o óleo de coco e manteiga de karité em banho-maria (use um pote de vidro). Uma vez derretido, adicione o amido de araruta, bicarbonato de sódio e óleos essenciais. Deixe esfriar em temperatura ambiente ou na geladeira (para endurecer mais rápido) até que seja atingido um estado sólido. Cubra com uma tampa. Para facilitar a aplicação, umedeça as axilas com água antes de passar.

 

7. Desodorante natural com Vitamina E

Uma das vantagens do desodorante caseiro é a possibilidade de incrementá-lo. Nesta receita, por exemplo, foi adicionada a Vitamina E, que é antioxidante e atua como um conservante natural.

Ingredientes: Óleo de coco (orgânico, de preferência), fécula de mandioca ou farinha de araruta (orgânicas, se possível), bicarbonato de sódio, óleo essencial de tea tree (melaleuca), óleo essencial de lavanda e 4 gotas de Vitamina E.

Em um pote de vidro, adicione o óleo de coco em estado cremoso o suficiente para misturar. Coloque a pontinha de uma colher com o amido da mandioca ou a farinha de araruta. Esse ingrediente vai atuar na textura da fórmula.

Adicione uma colher de café de bicarbonato de sódio e misture. Pingue 4 gotas de Vitamina E, que vai atuar como um conservante natural. Coloque quatro gotas de óleo essencial de tea tree (melaleuca), que impede a proliferação de bactérias que causam o odor.

E mais duas de óleo essencial de lavanda que, além de equilibrar o aroma forte do tea tree, é relaxante e ótimo para suavizar possíveis agressões à região das axilas, como o atrito com a lâmina na depilação. Depois é só usar e manter o pote sempre fechado.

 

8. Desodorante natural para Pele Sensível

Para quem tem pele sensível, alguns cuidados especiais são necessários na hora de escolher os ingredientes. Esta receita leva mais elementos, mas vale a pena. Ela prioriza ingredientes calmantes e hidratantes, que caem bem para peles que exigem cuidados especiais.

Ingredientes: 25 g de manteiga de karité, 40 g de óleo de amêndoa doce, 15 g de pelotas de cera de abelha, 20 g de óxido de zinco, 2 g de ricinoleato de zinco, 1/2 colher (chá) de matchá, 10 gotas de vitamina E, 15 gotas de óleo essencial de tea tree, 15 gotas de óleo essencial de lavanda.

Derreta junto a manteiga de karité, o óleo de amêndoa, a cera de abelha e o ricinoleato de zinco em banho-maria até que tudo fique bem cremoso e uniforme.

Retire do fogo. Adicione o óxido de zinco, o pó matchá, as gotas de vitamina E e os óleos essenciais, e misture bem até que o óxido de zinco esteja bem incorporado no óleo e na cera. Quando ainda estiver morno, coloque na embalagem de sua preferência. Depois que esfriar é só usar!

 

9. Desodorante natural Econômico

Essa é a mais em conta das opções, porém nem todos vão amar. O vinagre de maçã é o ingrediente usado por muitos como desodorante natural. Isso porque ele ajuda a equilibrar o pH da pele, além de atuar como desodorante natural.

Para usar de maneira prática, é só colocar num borrifador e aplicar nas axilas. O problema desse método é o odor do vinagre, que está longe de ser agradável – mesmo misturado com óleos essenciais ou diluído em água. Embora, para uma emergência, possa ser útil! Só não se esqueça que o vinagre deve ser o de maçã.

 

10. Desodorante natural da Bela Gil

Nesta receita usada pela Bela Gil, os ingredientes não são 100% naturais, mas é um ótimo e super eficiente “faça você mesmo” que vale a pena aprender.

Ingredientes: 1/2 xícara de leite de magnésia, 1/4 de xícara de água, 1 colher (chá) de óleo essencial da sua escolha (pode ser lavanda).

Depois é só misturar todos os ingredientes em um recipiente de vidro ou spray e chacoalhar bem até que a mistura fique homogênea. Está pronto!

 

Viu como não tem mistérios? É só escolher a sua receita favorita, selecionar um ou mais aromas que mais combinam com você e colocar a ideia em prática! O planeta e seu corpo agradecem. 🙂

Fonte(s): Desodorantes não usam mais CFC, Bela Gil, Um Ano Sem Lixo, Gabe Zanqui, Desodorante em pó, Desodorante hidratante, Wellness Mama
Marina Marques
Jornalista de formação e de alma, daquelas desesperadas para ser a primeira a saber de tudo. Como boa taurina, todos os seus problemas podem ser resolvidos com um bom prato de comida. É apaixonada pela Itália, pelas obras de Carlos Ruiz Zafón e por torrar todo seu dinheiro em shows.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui