• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

10 razões científicas para não se casar

Aqui estão todos os motivos, razões e desculpas que você precisava.

 

Digo por experiência própria: não está sendo fácil!

cryhappy

Acredite, você não está sozinho nesse momento da vida! Parece que está todo mundo casando e vivendo feliz para sempre enquanto precisamos provar pro mundo que somos/estamos felizes sozinhos. Na real, tem mais gente “solteira sim, sozinha nunca” do que você pode imaginar!

7 Motivos para não se sentir mal por estar solteiro

Um estudo do National Marriage Project descobriu que geral está adiando o casamento. Isto porque, para muitos, o casamento vem depois de atingir alguns outros objetivos de vida, profissionais e pessoais. E isso não é uma coisa que tem acontecido nessa geração. De acordo com o censo dos EUA, o número de casais com mais de 50 anos que não são casados tem aumentado bastante.

De qualquer maneira, aqui estão 10 razões para você argumentar quando seus amigos pandas te perguntarem por que você está solteiro:

 

1. Não há pressa

funny-gifs-swiming-dog
i.chzbgr

Aqui no Brasil, de acordo com estatísticas do IBGE, até o começo dos anos 2000 a idade média para o casamento foi de 25, para os homens e 23, para as mulheres. Mas, em 2011, a idade média atingiu 28 para os homens e 26 para a mulherada. Além disso, esse relatório diz que as pessoas não sentem a necessidade de casar para fazer coisas que os casados já fazem, como ter filhos e morar junto, por exemplo.

Sem contar que a experiência de morar antes com os amigos acaba sendo muito mais legal, né?

 

2. Não há muitas vantagens em estar casado

Gladiator_Thumb_Down_01

Num estudo do centro de pesquisas PEW, solteiros revelaram que os casados não tem vantagens em relação a “uma vida sexual ok, uma segurança financeira e status social”. E mais: 24% daqueles que acham que casar é o máximo, diz que o trabalho acaba ficando em segundo plano, dificultando as chances de maior crescimento.

Bom, vamos primeiro viajar o mundo pra decidir onde é o melhor lugar para se casar, certo?

 

3. Casar engorda

mD8yDhs

Um estudos feitos nos EUA, Inglaterra e Brasil revelaram que sim, quem casa, engorda, sendo que, no Brasil, 91% dos casados ficaram acima do peso depois de trocar as alianças no altar. Segundo o nutrólogo Alexandre Merheb, depois que a galera desencalha, ela desencana de se cuidar, uma vez que a autoestima não está mais vinculada ao aspecto físico. Além do mais, rola também uma tolerância do companheiro/a.

Sendo bem justo, a culpa acaba sendo dos dois! E ah… a pesquisa ainda diz que se casar engorda, se separar emagrece!

 

4. Casar pode te quebrar!

66502-tom-cuise-jerry-maguire-gif-sh-BiOx

Segundo a psicóloga Karen Camargo, a maioria das pessoas está preferindo morar junto e não casar, também por motivos financeiros. “Hoje, é certo que decidir por morar junto é mais acessível economicamente”, afirma. Dependendo do tipo de casamento, você pode ficar responsável pela dívida do seu marido ou vice versa. Ou não, você poderá ter que dividir tudo o que tem alguém com seu ex caso um dia o amor acabe.

Então, nossa geração tem preferido casar mentalmente enquanto o amor for infinito. E que seja assim enquanto dure!

 

5. Casamento tá fora de moda

tumblr_mn7gvcuRFc1qgrp75o1_400

O casamento não é mais como antigamente! Está rolando uma série de mudanças no perfil da família brasileira e o Censo de 2010 do IBGE confirmou isso. Nas últimas décadas, cresceu o número de casais que vivem juntos sem necessariamente estarem casados. Por outro lado, caiu o número de quem sobe ao altar e diz SIM, inclusive entre os católicos.

Mas a verdade é: o amor sempre estará na moda! <3

 

6. Você coloca suas amizades em risco

Let me love you Friends

Querendo ou não, quando a pessoa se casa, ela muda o estilo de vida. Para o psicoterapeuta e psicólogo Antonio Carlos Amador Pereira isso é muito comum, e prejudicial. “Quando a relação acaba, isso pode ser um problema. Nem todos os amigos compartilhados continuam”, afirma. Resumindo: casais fazem coisas de casais, e isso definitivamente não quer dizer só sexo. E isso, faz com que eles se juntem aos outros amigos que também viraram pandas e vivem grudados uns nos outros. Inconscientemente, por conta dos seus novos hábitos e atividades, os casados acabam deixando de lado os amigos antigos que, na sua maioria, são incríveis solteiros.

Mas ó, quando eles brigam são pros solteiros que eles correm primeiro!

 

7. Casamento causa dependência

25458601cee0777e72b55e20bb14ce35_original

A psicóloga Bella DePaulo, autora de “Como os solteiros são estereotipados, estigmatizados, ignorados e ainda vivem felizes para sempre”, diz que muitos casais acabam errando quando transformam seu parceiro em um pau pra toda obra. Para ele, os casais se olham entre si como fonte de contentamento para: companheirismo, intimidade, carinho, amizade, conselho, sexo e tudo mais. Isso resulta em decepção e infelicidade.

A real é que nossa vida é um investimento e é legal dar uma diversificada entre amigos, família e o amor da sua vida. Não dependa, nem faça tudo só por uma das partes.

 

8. Casamento feliz exige tempo, energia e dedicação

anigif_enhanced-buzz-13815-1377122036-17

O pesquisador Eli J. Finkel concluiu que só se dá bem quem investe tempo e energia nos relacionamentos. De acordo com o sociólogo Jeffrey Dew e W. Bradfor Wilcox, os casais que passam tempo juntos, conversando ou fazendo outras atividades, têm 3,5 mais chances de serem felizes para sempre do que aqueles que mal se encontram.

Parece fácil, mas nem sempre a agenda bate e o trabalho tem grande influencia nisso.

 

9. Quanto mais casamento, mais divórcio

tumblr_ma00m1uQ9n1qi2onn

Isso é meio óbvio: com o casamento vem o potencial para o divórcio. E isso pode sair muito caro! Em 2011, o Brasil atingiu o número recorde de divórcios, isto porque houve uma mudança na constituição do nosso país: em que agora não existe um tempo mínimo para se estar casado antes de se separar.

E digo mais, os estados com a maior porcentagem de divórcio são: Distrito Federal, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Já o Piauí e o Amapá reúnem juntos a maioria dos “viveram felizes para sempre!”

 

10. Existe uma alternativa: A união estável

together-forever-o
Rick-Astley-Together-Forever-294569

Se você quer ter um vinculo significativo e oficial mas não gosta da ideia do casamento e blá blá blá, você tem a opção da união estável. Enquanto isso é mais praticado entre os GLBTXYZ, os casais HTs também estão dando uma de moderninhos. A diferença de tudo é que a união estável oferece os benefícios dos casais casados tradicionalmente SEM precisar casar, um ato que para muitos pode ser patriarcal e anacrônico.

O gif acima é para os fortes.

 

Aqui estão os motivos, as razões e as desculpas que podem ser usadas no aniversário de 1 ano do filho dos seus amigos, quando todo mundo te perguntar por que você tá nessas. De qualquer maneira, nada impede que você mude de opinião quando encontrar o amor da sua vida.

 

Fontes:

r7 | g1 | estadaocorreiodeuberlandiadeutilt | belladepaulohuffingtonpost

 

 

Bruno Hoera
Paulistano, publicitário e justiceiro do mundo: briga por papel jogado no chão, espera as pessoas saírem para entrar e dá bom dia pro porteiro que nunca respondeu. Não faz a barba por preguiça e não costuma arrumar a cama porque mais tarde vai bagunçar tudo de novo. Por falar demais, achou melhor começar a escrever antes que se engasgasse com as próprias palavras.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui