• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sem Crise!

Diminuir o ritmo de Trabalho é o segredo (10 Motivos)

Se algo vai ajudá-lo a realizar um sonho, vale a pena gastar longas horas. Se não vai, então descanse.

 

sous-traitance

(steeveandyou)

Trabalho dignifica o homem. Beleza, mas tudo que é demais faz mal, muito mal.

“30 horas de trabalho e ainda continuo firme e forte,” Mita Dira, 24 anos, twittou da Indonésia, dia 14 de dezembro. Mas não foi bem assim. Algumas horas depois da postagem, ela entrou em coma e morreu, vítima de exaustão, excesso de trabalho, e também por beber um energético chamado Krating Daend, o Red Bull da região.

Quem levantou essas informações e as próximas que iremos falar, foi a Inc., empresa norte americana expert em dicas para empresários.

Essa loucura no trabalho infelizmente é muito comum na Ásia, mas o caso da Mita Dira se tornou mais conhecido, de forma viral, pois ela fez quase que um diário online, contando como trabalhava, e como se orgulhava de fazê-lo com tanto sacrifício; em um post conta que ficou encantada por chegar em casa antes da meia noite.

Ter algum tempo para você, sua família, amigos… é muito importante, assim como é necessário ter espaço na sua agenda para descansar. Tudo faz diferença na qualidade final do seu trabalho, e na sua vida, é claro. A Inc. fez uma lista com 10 motivos para você repensar essa sua vida frenética.

 

1. Quantidade acaba com a qualidade.

bruce lee

Para ter qualidade no seu trabalho, não adianta assumir várias funções e responsabilidades. Quanto mais, menor a qualidade, fato. Corte da sua lista de tarefas o que não for (o mais) importante, e se de-bruce (lee) no que realmente importa.

 

2. Dormir importa.

dormir

“O caminho para uma mais inspirada, mais produtiva, mais alegre vida é dormir o suficiente”, disse Arianna Huffington no  TED talk em 2011. Ela sabe o que diz, pois desmaiou de cansaço e quebrou o maxilar. “Recentemente, fui jantar com um cara que se gabou pois tinha conseguido dormir apenas quatro horas na noite anterior” – Ela retrucou: “Se você tivesse chegado a cinco, este jantar teria sido muito mais interessante.”

 

3. Você não presta quando é preciso.

cameron-4

Entrar em uma reunião cansado e distraído significa que você não vai render nada. Não vai dar novas idéias, não vai encontrar soluções criativas para os problemas, e o pior de tudo, não vai ouvir atentamente as pessoas ao seu redor. Isso é um desrespeito, desperdiça o tempo de todos, bem como o seu.

 

4. Humor desmancha-prazeres.

sucks

O tipo de irritabilidade e impaciência que se passa com excesso de trabalho e atraso, vai criar uma nuvem negra sobre as pessoas ao seu redor, tanto no trabalho como em casa. Se você é um funcionário, vai prejudicar a sua carreira. Se você é um pequeno empresário, vai prejudicar o seu negócio.

 

5. Seu julgamento é prejudicado.

anigif_enhanced-buzz-17939-1374596686-88

pesquisa é conclusiva: a privação de sono prejudica na decisão. Como líder, é muito importante que não faça mal julgamento. Tirar algumas tarefas importantes da sua lista, entregar para outra pessoa, ou terminar atrasado, só valem a pena se você estiver com o máximo da concentração e inteligência ativos, para as decisões difíceis que o seu trabalho exige.

 

6. Você está dando um mau exemplo.

family-guy-puking-o

Sua rotina de trabalho e o tom que você definiu para si mesmo, provavelmente será espelhado pelo mais inteligente e ambicioso de seus empregados. Que tipo de líderes e chefes você quer que eles sejam? Você quer se beneficiar com suas idéias mais brilhantes e melhor julgamento? Então não crie um ambiente onde haja disputa para ver quantas horas podem trabalhar sem cair.

 

7. Sempre haverá mais trabalho.

i.chzbgr

Se você executar o seu próprio negócio, há sempre um novo projeto para começar, um novo cliente, ou uma nova tecnologia para experimentar. Tipo Rei Leão, o ciclo sem fim. E se você trabalha para outra pessoa, dá conta do recado e acaba recebendo mais tarefas. Isso pode ser uma coisa boa, mas só se você tiver tempo e energia para fazê-los com excelência.

 

8. Você está destruindo seus relacionamentos.

tumblr_inline_mwmi41IHFk1s4o32o

Dar atenção a quem ama é muito importante. Sem perceber pode estar excluindo pessoas que só querem o seu bem. Separe algum tempo só para elas; antes que seja tarde demais.

 

9. Você está trollando a sua saúde.

tumblr_mp01lhGqVO1sxa5ofo1_500

Ao contrário do caso da Mita Diran, sei que vocês, como bons brasileiros não trabalham 30 horas seguidas. Mas você deixa que seu horário de compromissos interfira em coisas como alimentação saudável e exercício físico regular, para não mencionar o sono? Se a resposta é sim, saiba que o trabalho está diminuindo sua vida. Vale a pena?

 

10. O trabalho é menos importante do que você pensa.

all-hope-is-lost2

Há alguns anos, Bronnie Ware, funcionário de um hospício, publicou os cinco principais arrependimentos, onde ouvia seus pacientes que estavam morrendo. Aqueles que tinha tido carreiras, lamentaram o número de horas que passaram no trabalho. Mas muitos de seus pacientes também falaram de sonhos que desejariam ter cumprido.

Coloque esses dois itens juntos e há uma lição: se algo vai ajudá-lo a realizar um sonho ao longo da vida, vale a pena gastar longas horas. Se não, pense melhor. Pergunte-se: Em 10 anos, eu vou preocupar com isso? Se a resposta for não, então provavelmente é hora de parar e ir descansar um pouco.

 

Fontes:
TIME.com 
Inc.com 
 

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão (SBT, Record, Band, etc.) pela internet em 2012. Vegano e meditante, busca evoluir junto com todos os seres enquanto caminha. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui