• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

10 ‘Milagres’ que as Frutas Secas fazem para saúde!

Segundo especialistas, são como cápsulas naturais repletas de nutrientes concentrados.

Sabia que existem pequenas cápsulas naturais anti-dor?

Não estamos falando dos produtos da Aracy e sua TopTherm, mas das frutas secas! O site do El País publicou uma entrevista com diversos estudos e os benefícios das frutas secas foi consenso entre os pesquisadores.

O professor Jordi Salas-Salvadó, pesquisador de nutrição da Universidad Rovira i Birgili (Tarragona), afirma que “as frutas secas são como cápsulas cheias de nutrientes concentrados”. Elas são ricas em gordura vegetal, e muitas possuem o ácido linolênico, que auxilia na prevenção carviovascular.

Francisco Botella, chefe do serviço de endocrinologia e nutrição do Hospital de Albacete, comentou que, apesar de até ingerirmos frutas secas em dietas como a mediterrânea, as encaramos como aperitivo. Ou seja, tacamos sal e fritamos… Nada saudável. “São saudáveis quando as incorporamos no preparo habitual dos alimentos. Por exemplo, acrescentando-as a verduras ou saladas”.

Já que a ciência nos mostra que essas belezinhas são uma maravilha pra nossa saúde, vamos agora mostrar qual é indicada para determinado problema. Dá uma olhada na lista:

***

1. Colesterol alto: nozes, amêndoas e avelãs

Amêndoas e avelãs são ótimas para quem precisa controlar o colesterol, já que contêm ácidos graxos monoinsaturados, a “gordura boa”, que confere uma série de benefícios ao organismo. Segundo o professor Salas-Salvadó, “um consumo de 60 gramas por dia reduz em 7,8% os níveis de colesterol”.

Além disso, as nozes diminuem a pressão arterial, prevenindo outras doenças do coração, segundo um estudo publicado no periódico Science Direct.

 

2. Constipação intestinal: pistaches, macadâmias e nozes

Se você está constipado, é só comer ameixa que o negócio volta a funcionar, certo? Isso acontece pelo seu teor de fibras altíssimo (7,1%). O que você não esperava é que os pistaches superariam em muito esse número (10,6%), seguidos pelas nozes (6,5%) e pelas nozes de macadâmia (5,3%).

Além de te livrar desse aperto, o consumo dessas frutas secas reduz o risco de câncer de cólon, segundo o International Journal of Cancer.

semcagar_sososlteiros

playbuzz

3. Sobrepeso: amêndoas, avelãs e nozes

Quem faz dieta com frequência já deve ter ouvido falar das vantagens de se comer essas frutas: elas não somente são ótimas em combater aquela fominha no meio da tarde, mas efetivamente reduzem o risco de ganho de peso para quem as consome com frequência.

Isso ocorre pois elas tem um alto índice de saciedade, nos mantém sem fome por mais tempo e com menos calorias.

“Os frutos secos oleosos, amêndoas, avelãs e nozes, sobretudo, são os mais valorizados dentro de um plano de alimentação, especialmente pela qualidade da gordura que oferecem”, afirma Marta María Suárez, presidente da Associação dos Nutricionistas de Madri (ADDINMA).

B3H3KA Mid adult woman measuring her waist

loseweightfastexerciseprogramsimpletoloseweight

4. Para uma gravidez saudável: amendoins e avelãs

Seu ginecologista, futura mamãe, deve ter te receitado ácido fólico, né? Essa substância previne a má formação durante as primeiras semanas da gestação e está presente em amendoins e avelãs na forma de folato (vitamina pertencente ao complexo B).

A ingestão diária recomendada em adultos é de cerca de 200 a 400 µg [micrograma] (segundo a Faculdade de Farmácia da Universidade Complutense de Madri). Os amendoins têm 145 µg para cada 100 gramas, enquanto as avelãs têm 91 µg para cada 100 gramas.

GRAVIDA_sososlteiros

fitedi

5. Diabetes: castanha de caju, amêndoas, pinhões e pistaches

Essas frutas secas têm magnésio, que é um aliado contra a resistência à insulina, evitando o diabetes e facilitando a vida de quem sofre do mal. O elemento está presente em muitas frutas secas: castanhas de caju (292 mg/100 g), amêndoas (270 mg) e pinhões (251 mg).

Além disso, segundo os estudiosos, o pistache é recordista em potássio (1025 mg), mineral cuja carência é um fator de risco para o diabetes.

 

6. Prevenção da demência: amêndoas e avelãs

Na verdade, isso é reflexo de todos os outros benefícios das frutas secas.

“Se protege do diabetes, da hipertensão, não engordam, melhoram a função do endotélio [tecido interno do coração e dos vasos sanguíneos] e a oxidação e inflamação, está favorecendo a função cognitiva”, diz o professor Salas-Salvadó.

E como elas são ricas em vitamina E também auxiliam para uma menor perda cognitiva pela idade.

– Oh, eu te amo

 

7. Pele sem viço: amêndoas e avelãs

Pele descascando ou com aspecto seco é o pesadelo de muita gente. Então fica a dica para aproveitar a ação antioxidante das frutas secas. E como essa ação atinge células, todo o organismo é beneficiado.

Os radicais livres, que causam o envelhecimento, são reduzidos e a vitamina E ajuda na cicatrização, além de ser antiinflamatória e fotoprotetora, segundo os pesquisadores.

peleseca_sososlteiros

inlifehealthcare

8. TPM e cólicas: pistache

Algumas mulheres se sentem irritadas antes ou durante a menstruação. Como se não bastasse, muitas vezes essa mudança de humor, conhecida como tensão pré-menstrual, ainda é acompanhada por cólicas e dores pelo corpo.

Segundo os cientistas entrevistados, a vitamina B é uma ótima aliada no combate da TPM. E adivinha quem tem um monte de vitamina B dando sopa? Sim, pistaches, com 1,7 mg/100 g!

 

9. Para mais rendimento esportivo: amêndoas

Ok, sair do sofá e fazer exercícios é uma decisão difícil (e sábia!), mas melhora quando percebemos que nossa performance está progredindo. Então aposte nas frutas secas antes do treino e aproveite toda a energia que elas fornecem.

Instituto Nacional de Medicina Desportiva da China pediu para alguns atletas profissionais consumirem 75 gramas de amêndoas por dia. O resultado foi que, depois de 10 semanas, a performance dos desportistas havia melhorado.

Isso, segundo uma pesquisa da Taylor & Francis Online, graças às capacidade oxidante dessas frutas, o transporte de oxigênio e a regulamentação das reservas de carboidratos. E tudo isso dentro de uma amêndoa!

correr_sososlteiros

 

10. Dor nos ossos: amêndoas e pinhões

Ossinhos precisam de cálcio e amêndoas são uma das melhores opções para consegui-lo. Pode parecer estranho, mas as amêndoas têm 269 mg de cálcio em cada 100 gramas!

E enquanto essas frutas auxiliam a mineralização óssea e a contração muscular a trabalharem direitinho, os pinhões trazem o zinco necessário para a criação de células, favorecendo a formação de ossos.

Ou seja, não importa se você está em fase de crescimento ou enfrentando dores nos ossos: segundos os pesquisadores, as frutas secas sempre estarão lá para você.

esqueleto)sososlteiros

 

Ou seja, frutas secas são nossas melhores amigas. Elas são benéficas para o corpo todo e ajudam diferentes órgãos. Então pare de gastar fortunas com remédios e pílulas milagrosas. A natureza já tinha a solução há muito tempo!

Vale ressaltar que antes de fazer qualquer dieta, deve consultar um médico especialista.

Via: El País

Imagem de capa: diyhealthremedy

Bia Lancha
Jornalista, nerd, chocólatra, mãe de uma gata banguela e gamer viciadíssima. Se é pra falar sobre coisas engraçadas, teorias absurdas ou nerdices, tamo junto!

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui