• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

10 Maneiras de entreter uma criança sem usar a tecnologia

Seja em um restaurante ou no Natal em família, você vai ser o adulto mais legal, segundo as crianças!

Vai encontrar com os sobrinhos?

Deixe a preguiça de lado, nada de baixar o joguinho da Peppa Pig no seu celular. Aprenda como distraí-los no modo avançado, igual nossos pais faziam (e muito bem!).

O site americano The Art of Manliness reuniu algumas ideias de brincadeiras que não envolvem tecnologia. É diversão das antigas, o tipo de brincadeira que seu avô inventava para te deixar feliz. Olha só!

 ***

1. Que música é essa?

Que tal cantarolar com os lábios fechados (só emitindo “hum-hum”) para ver se a criança adivinha que música é essa?

Tente escolher músicas infantis ou que, pelo menos, estejam na moda. Boas ideias de músicas para a criança adivinhar são as que fizeram sucesso com a “Galinha Pintadinha” ou músicas de filmes e desenhos.

 

2. O que está faltando?

Essa brincadeira vai fazer sucesso por bastante tempo e é ideal para lugares onde não dá pra criança fazer baderna, como em restaurantes ou salas de espera.

Separe alguns objetos e os disponha sobre a mesa. Por exemplo, um garfo, uma faca, uma colher, um saleiro e um guardanapo. Quanto menor a idade da criança, menos objetos devem fazer parte da brincadeira.

Peça para que o pequeno olhe com atenção para os objetos e, então, para que feche os olhos. Retire um objeto e deixe que ele descubra qual foi.

 

3. Quem sou eu?

Escolha um animal e peça para a criança adivinhar qual é através de perguntas. Mas só são permitidas perguntas cuja resposta seja sim ou não. Por exemplo: “você vive na água?”, “você tem penas?”

 

4. Encoste em alguma coisa

Encoste em alguma coisa…. vermelha! Essa brincadeira é uma boa pedida para manter a criança ocupada por mais tempo.

Escolha uma cor e deixe a criança procurar. Ela pode tocar em roupas, objetos, imagens, em qualquer coisa desde que não perturbe as outras pessoas.

criança_sososlteiros

 

5. Caçando formatos

Além de divertir o pequeno, essa brincadeira trará um conhecimento bastante útil à vida adulta.

Peça para a criança identificar as formas dos objetos à sua volta. Veja se ela consegue encontrar coisas quadradas, triangulares, ou, coisinhas redondas.

redondas_sososlteiros

 

6. Eu vejo uma coisa…

Localize alguma coisa que você e a criança possam ver. Então fale “eu vejo alguma coisa” e vá descrevendo aos poucos, para a criança tentar adivinhar.

Vale qualquer característica, por exemplo “vejo uma coisa que começa com a letra F/ é áspera/ é prateada”, etc. É uma boa opção de brincadeira para os momentos que a criança não pode sair do lugar.

 

7. Jogo do diferente

Se você tiver uma caneta e um papel à mão, dá pra brincar de achar diferenças. Divida o papel em quadrantes e desenhe formas ou figuras em três quadrantes.

No quarto, faça algo diferente. Por exemplo, desenhe triângulos em 3 quadrantes e, no último, desenhe um quadrado. A ideia é a criança identificar qual imagem é diferente. Quanto mais velha for a criança, mais difícil deve ser a figura diferente.

 

8. O que é, o que é

Toda criança adora jogos de adivinha, então aposte nisso.

Podem ser adivinhações bem simples, se a criança for pequena, ou enigmas mais complexos. Coisas do tipo “o que é, o que é… tem quatro patas e é coberto de lã” ou “o que é, o que é… sou um círculo com dois bracinhos e com vários números ao meu redor”.

 

9. Em que mão está?

Brincadeira simples e que sempre gera boas risadas. Esconda algum objeto pequeno em sua mão, como uma moeda e deixe que a criança veja em que mão está. Então, leve as mãos às costas.

A criança deve adivinhar se o objeto continua no mesmo lugar ou se você trocou de mão. Além disso, se a criança for muito pequena, essa brincadeira parecerá um truque de mágica.

– Uau, cara!

 

10. EXTRA: Giz de cera!

Muitos restaurantes tem giz de cera (ou canetinhas) a disposição do adulto gente fina, criar brincadeiras com a criançada sempre faz sucesso. Joguinhos de ligar os pontos, forca, ou desafios com desenho sempre funcionam.

DSC04397

milestonesmiracles

Agora você está pronto para ser o adulto mais legal, segundo as crianças!

Via: The Art of Manliness

Bia Lancha
Jornalista, nerd, chocólatra, mãe de uma gata banguela e gamer viciadíssima. Se é pra falar sobre coisas engraçadas, teorias absurdas ou nerdices, tamo junto!

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui