• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

10 maneiras de aproveitar a borra de café

Mata formigas, desentope pia, elimina cheiros, esfolia a pele e mais…

Dario C L Barbosa Publicado: 24/05/2013 11:16 | Atualizado: 16/07/2020 13:28

Nada mais gostoso que um cafézinho quando acordamos ou depois das refeições, e sem dizer naquelas tardes animadíssimas com as amigas. Eu adoro tudo isso!!!! Mas além de tudo de bom que o café nos dá, ele também nos ajuda com a borra dele, pois é, ela serve para muita coisa menina (ou menino… ops)!

 

1. Posta na pia, serve para desentupi-la.

E eu ficava aflita quando via alguém jogar toda a borra dentro da pia, sou dessas de reclamar #mimdêxa, mas um dia me disseram que era bom para desentupir, fui fazer minhas pesquisas, e não é que funciona mesmo, incrível #vivendoeaprendendo

ATUALIZANDO: Não coloque pó de café na pia! A borra de café é apenas resíduo orgânico. Se jogarmos na pia, só iremos contribuir ainda mais para o seu entupimento – uma vez que os entupimentos ocorrem devido a detritos e resíduos gordurosos e óleos usados que deixamos cair no ralo.

2. Dentro do armário espanta aquelas formiguinhas indesejáveis.

É verdade. É só fazer um caminho com a borra (seca, claro) por onde elas passam, e adeus formiguinhas. Se você não quer sujeira de borra pelo armário, indico colocar em um pires, o efeito (teoricamente) é o mesmo.

3. No jardim afasta formigas, lesmas e caracóis.

Para quem mora em casa, é excelente, porque nada pior que lesmas e caramujos fazendo parte dos habitantes e disso eu sei bem como é. Credo!!!!! É só jogar a borra de café pelo jardim ou no caso de formigueiros, jogue o café coado inteiro dentro do viveiro, meio malvado esse né? Mas, ajuda.

4. Elimina o famoso “cheiro de geladeira”

Colocada num pires dentro da geladeira evita o famoso “cheiro de geladeira”. Pode também fazer sache com uma gaze, colocar dentro de pote de margarina, fazendo alguns furinhos na tampa e adeus cheiro. Como não testei essa ainda, me peguei pensando, mas e aí, a geladeira vai ficar cheirando café? Se bem que não seria uma idéia ruim…

5. Afasta os gatos de seus jardins.

Se seu gatinho, às vezes teima em não usar a caixinha de areia e fazer suas artes no jardim, é só colocar um pratinho com a borra de café onde ele gosta de ir. Deve ser trocado toda semana, até que ele se acostume.

6. Ajuda no combate à dengue.

Se você tem vasos ou bromélias em seu jardim ou varanda, é só jogar a borra do café misturada com a areia e colocar nos pratos do vaso ou jogar dentro das bromélias. Não sobra um bichinho pra contar história.

7. Também é usada para esfoliar a pele.

Sua pele ficará bonita e sedosa usando essa mistura:

  •       1 xícara de borra de café quente
  •       1/2 xícara de açúcar ou sal
  •       1 colher de sopa de azeite

Espalhe por toda a sua pele, principalmente nas áreas ásperas, como pés e cotovelos. Retire depois de alguns minutos.

8. Elimina mau cheiro de ralos.

Aquele cheiro insuportável dos ralos, você pode por pôr um fim nisso. Basta jogar meia xícara da borra de café no ralo e logo após derrame umas 5 xícaras de água quente. Isso poderá fazer uma vez por semana e adeus cheiro ruim pela casa. Parece com a primeira dica, mas essa tira o odor, aquela desentope.

9. Fim do cheiro de alimentos nas mãos

Depois que você prepara aquele peixe maravilhoso, com muito alho, cebola, coentro e demais condimentos, ou pra você que não prepara nada, mas come salgadinho que cheira chulé, tenham consciência ninguém vai deixar de sentir o cheirinho nas tuas mãos. Daí você já esfrega a borra de café nelas e sai linda(o) e maravilhosa(o) da cozinha. Depois lava a mão tá? Sei lá, só pra avisar #vaique

10. Como fertilizante para as plantas

Coloque um pouco da borra de café nas suas plantas e jardim e ela ficaram mais belas e fortes. Faça isso a cada 4 ou 5 meses. Por ser rica em nitrogênio ela é um excelente fertilizante, além de proteger as raízes contra fungos

 

Enfim, são inúmeras as vantagens de reutilizar a borra do café e a natureza agradece.

Conhece mais alguma? Conta pra gente =)

Beijos, Tia San.

 
 
Fontes:
Culinária.terra
Blogamelias.com.br
Sinto-mebonita.blogspot.com
 
 
 

tia sandra
Tia Sandra – Formada na Faculdade da Vida, nasci no interior de SP, morei no Rio, São Paulo e voltei para o interior (Bebedouro-SP) e daqui não saio mais… adoro! Sou uma senhora com alma de artista e comportamento de menina adolescente #mimdêxa. Adoro viajar, usar o facebook, cuidar da minha casa e tomar meus bons drinks. Sou solteira por opção, tenho 3 filhos lindos, 1 neta maravilhosa e 3 gatinhas. Tenho 3 grandes defeitos, falar demais, comprar demais e ser demais #muahh.

 

 




Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui