10 Livros reveladores recomendados por Steve Jobs
Que Steve Jobs foi um visionário ninguém duvida. Não porque ele tinha o foco no crescimento da Apple ou porque ele projetou o iPhone. E sim porque ele sempre estava aberto para novos conhecimentos.
Ele “bebeu de outras fontes” além da tecnologia e negócios. Em sua lista, incluía livros de meditação e dietas vegetarianas. Mas existe um ponto em comum entre todos os títulos que ele leu: a superação de obstáculos para transformar o mundo. Foi exatamente o que ele fez com a Apple.
Vejamos então, os 10 livros que abriram a cabeça e influenciaram o grande mestre da nossa geração Steve Jobs.
***
1. 1984 – George Orwell
Tente imaginar como seria a vida se tudo fosse controlado e vigiado ao extremo. Esta é a história sobre a luta de um homem contra toda a opressão dos controladores estatais. Ela contempla aspectos da sociedade que controlam o leitor e questiona o controle que eles têm sobre seus pensamentos e ações.
Steve Jobs foi, indiscutivelmente, influenciado por este livro. A primeira publicidade que introduziu o Apple Macintosh retratou o mundo como oprimido e dominado pela IBM. A Apple foi a única alternativa capaz de mudar o rumo que as coisas iam tomando.
2. O Dilema da Inovação – Clayton M. Christensen
Este livro discute a ideia de que as empresas de sucesso podem falhar ao focar somente nas necessidades atuais de seus clientes. Deve-se focar sim nos desejos a curto prazo, mas evitar ficar preso nessa perspectiva. É necessário considerar que o objetivo final é garantir que os objetivos atuais se encaixem na visão da empresa.
A Apple sempre olhou para o seu passado para construir um futuro diferente. Por exemplo, o iPhone, que tem todas as características de um iPod, agora já ultrapassado.
3. Mente Zen, Mente de Principiante – Shunryu Suzuki
No ritmo acelerado do mundo de hoje, é importante ter momentos para si mesmo. Se você quer começar a meditar, este é o livro. Uma compilação de palestras dadas pelo mestre zen Shunryu Suzuki, providenciando uma concisa introdução a meditação Zen. O livro também discute temas de abnegação e atenção plena.
Steves Jobs geralmente usava os métodos encontrados no livro para não perder o foco nos momentos mais complicados de sua carreira. Era um praticante tão ávido que cogitou continuar sua prática indo ao Japão, mas fora aconselhado a não fazê-lo.
4. Autobiografia de um Iogue – Paramahansa Yoganda
Este livro nos dá um olhar para o interior da vida do grande mestre indiano Paramahansa Yoganda. Ele compartilha seus encontros com figuras espirituais do Oriente e do Ocidente e sua jornada desde a infância até se tornar um monge. Através de suas experiências, ele tenta explicar as leis espirituais que ocorrem todos os dias.
Se você quer entender a vida mais profundamente, este livro irá ajudá-lo a desenvolver o entendimento de pessoas de diferentes fés e crenças, enfatizando a ideia de paz através da auto realização.
Jobs leu e leu este livro enquanto estava em uma pousada no sopé dos Himalaias, na Índia. Ele continuou relendo-o durante todos os anos seguintes.
5. Dieta para um Pequeno Planeta – Frances Moore Lappe
Este foi o primeiro livro a introduzir uma diferença significante e mais saudável na maneira de se alimentar dos americanos: o vegetarianismo.
Este livro contém regras simples e fáceis de seguir, além de receitas para quem quer começar uma dieta vegetariana de alta proteína. Manter uma dieta saudável é um objetivo difícil para muitos de nós, mas com receitas e explicações específicas, Frances Moore Lappé diminui as barreiras para uma alimentação saudável.
Depois de ler este livro, Jobs jurou não comer carne, tornou-se vegetariano e começou a experimentar outros tipos de dietas.
6. Moby Dick – Herman Melville
Moby Dick conta a história de um capitão e seus esforços para se vingar de uma baleia branca que destruiu seu navio. O capitão demonstra lições de persistência que podem ser aprendidas por nós. Talvez, você esteja preso a um problema, ou encontrando dificuldade para alcançar o seu objetivo. Isto é um sinal de que todos temos nossa própria baleia branca.
Steve Jobs e Apple tinham uma baleia branca nos anos 80: entrar em um mercado que já era dominado por outra empresa, a IBM. Durante muitos anos lutando, Jobs foi capaz de ajudar a Apple a atingir seu espaço no mercado. Hoje, pode-se dizer que a Apple conquistou muitas baleias brancas em seu mercado, desde então.
7. Rei Lear – William Shakespeare
Neste clássico, Shakespeare demonstra como a vida pode mudar de uma hora para outra. A história é de um rei que enlouquece após ser traído por suas filhas. Podemos aprender com os erros do Rei Lear, que foi traído por quem mais amava, foi enganado pelas aparências e terminou deixando seu país em guerra civil.
“Rei Lear oferece um retrato vívido do que pode dar errado se você perder o controle sobre o seu império, uma história fascinante para qualquer aspirador a CEO”, diz Daniel Smith, autor de Pensar Como Steve Jobs.
8. Inside the tornado (Dentro do Tornado) – Geoffrey A. Moore
– Não há edições deste livro em português.
Novas empresas encontram muitos problemas para determinar a forma de chegar ao mercado mainstream. Geoffrey A. Moore fornece um método para navegar dentro do “tornado”, ajudando você a passar pelas “turbulências”do mercado com sucesso. Esse livro é altamente recomendado para quem quer ter muito sucesso com sua empresa.
O público sempre demora para aceitar novos produtos, e isso é um problema. A Apple claramente desenvolveu estratégias para sobreviver a seus próprios tornados e continuar desenvolvendo novos produtos para novos e antigos clientes.
9. A Revolta de Atlas – Ayn Rand
Ayn Rand, conhecida como uma das filósofas mais profundas do século XX, conta a história de um distópico Estados Unidos onde CEOs de sucesso abandonam sua fortuna e causam um importante colapso no mercado industrial. Ela analisa profundamente as ideias de moralidade, egoísmo e o potencial destrutivo do altruísmo.
Como CEO de uma grande e influente empresa, Jobs provavelmente analisa os efeitos de suas decisões no mundo.
1o. The tao of programming (O Tao da Programação) – Geoffrey James
– Não há edições deste livro em português.
Este livro é uma paródia de textos clássicos taoístas e explica vários ideais de hackers para o trabalho e a programação. Através de uma série de histórias curtas, G. James descreve lições sobre gerenciamento de softwares e design. Indispensável para gerentes ou líderes de projetos. Steve apreciou tanto a leitura, que disse pessoalmente a G. James que adorou o livro.
Agora que você já sabe os livros recomendados por Steve Jobs, o que acha de começar a ler algum deles? Mude sua perspectiva sobre os negócios e sobre sua vida ao mesmo tempo.
Via: Lifehack