A gente sabe que não é fácil focar na esperança de dias melhores com todo esse “estresse nosso de cada dia”, mas a mudança do mundo precisa começar dentro da gente e ser alimentada diariamente.
Por isso, procuramos a terapeuta holística e autora do livro “Grandes Mestres da Humanidade – Lições de Amor para a Nova Era”, Patrícia Cândido, para criar uma lista com dez ensinamentos de grandes mestres, que possam auxiliar nossa evolução pessoal.
Limpe sua mente e vem com a gente!
***
1. BUDA: “Livre-se dos sentimentos negativos e das emoções ruins”
Esse ensinamento é muito pregado a partir do mestre Buda, cujas lições são as mais significativas para a autora Patrícia Cândido.
A terapeuta ainda revela que é muito importante cuidarmos de resolver as nossas emoções inferiores como medo, raiva, dúvida, rancor e ciúmes. Sentimentos ruins servem apenas para ocupar o lugar dos sentimentos bons e acabam atrapalhando a nossa evolução.
2. HERMES: “Tome cuidado com o que deseja”
Esse ensinamento pode entrar na série “aqui se faz, aqui se paga”. A autora do livro, Patrícia Cândido, relembrou o ensinamento de Hermes Trismegisto para nunca nos esquecermos que nossas ações e nossos pensamentos impactam diretamente a vida da gente:
“ Tudo que você emana você recebe, desse modo se você emite desobediência, receberá desobediência”.
3. DALAI LAMA: “Perdoe”
O mestre do budismo tibetano, Dalai Lama, muito ensina sobre o poder do perdão, de saber perdoar e da importância da tolerância. É importante a tomada de consciência de que perdoar tem muito mais a ver com a nossa própria vida do que com a do outro, esclarece Cândido.
Quando perdoamos, reconhecemos o peso dos nossos próprios sentimentos e, a partir daí, fica melhor entender muitos de nossos conflitos. Vamos ficar, aqui, com a frase desse mestre:
“O perdão não é um presente para quem lhe feriu. É um presente para você.”
4. SERAPHIS BAY: “Mantenha a mente sã, para um corpo são”
Muitas vertentes pregam que a mente influencia o corpo – prova disso são as doenças de cunho emocional. Para essa lição a autora citou Seraphis Bay, “deus” egípcio considerado um dos Mestres da Sabedoria Antiga.
A autora explica que o equilíbrio mental é importante para uma vida mais saudável. Então, cuide-se! Faça terapia se puder (todos nós precisamos, acredite), alinhe os chakras e não se esqueça de que corpo e mente andam juntos, aconselha a especialista.
5. JESUS: “Ame ao próximo”
Esse ensinamento é tão famoso quanto o mestre que o pregou: Jesus Cristo.
“A pessoa mais impactante que já passou por aqui e sua principal mensagem foi o amor e também a verticalização do conhecimento, ou seja, nos mostrar que é possível uma comunicação com o Divino sem que sejam necessários intermediários para isso” – revela a autora.
Empatia é uma lição que pode nem sempre é simples de seguir, pois temos que senti-la com o coração. Mas se estivermos atentos, podemos colocar o amor em prática em todas as situações. Às vezes tolerando, às vezes a demonstrando ou, até mesmo, dando um sorriso – aconselha Cândido.
6. LEONARDO DA VINCI: “Sempre busque novas descobertas”
Projeto de rolamentos desenhado por Leonardo da Vinci
Segundo a autora, o acesso rápido que temos ao conhecimento graças a tecnologia é algo realmente maravilhoso, mas por outro lado, tanta facilidade pode limitar nosso potencial crítico e criativo.
É por isso que temos que buscar novas descobertas sempre e não podemos nos contentar com o que já está pronto.
“Se na época dele, ele já era capaz de criar todos aqueles projetos, imagina em nossa época com toda a disponibilidade de tecnologia dos tempos atuais?” comenta a especialista citando como exemplo Leonardo da Vinci.
7. CHICO XAVIER: “Não tema o fracasso e não deixe tudo para depois”
Desde os relatos mais remotos o ser humano é treinado para viver em um mundo onde o seu propósito ou a sua missão na vida deve passar pelo crivo da sociedade. Com o passar dos anos isso resultou em um baita medo de fracassar e aí é o problema, revela Cândido.
Ser feliz é para quem tem coragem, é preciso saber o que se quer e ir à luta. A autora exemplificou essa lição com Chico Xavier:
“Ele simplesmente tinha uma missão, ouvia as mensagens de seus mentores e fazia o que precisava ser feito, como por exemplo, escrever mais de 400 livros durante a sua vida.”
8. PARAMAHANSA YOGANANDA: “Valorize coisas simples”
Digamos que um muro não é nada sem seus tijolos. Isso quer dizer que você e eu somos feitos de pequenas coisas. Por isso, é muito importante valorizarmos coisas simples, comenta a especialista.
Quem faz Yoga aprende na prática que a respiração pode nos transformar, e seu mestre, Paramahansa Yogananda, prega a importância de se estar presente em cada pequeno ato do nosso dia.
Então, saia do piloto automático, tenha calma e respire! Com certeza isso te ajuda a enxergar soluções para as quais seus sentidos não estavam atentos, revela a autora.
9. KRISHNA: “Aprenda com os momentos de dificuldade”
O mestre Krishna fala muito sobre aceitação. No entanto, precisamos compreender que aceitar não significa conformar-se com seu sofrimento e não fazer nada a respeito. Nos momentos de tormenta precisamos aceitar que já estamos em apuros e a partir disso, buscar uma solução.
Às vezes pode ser bom expor seus problemas para alguém, porque não é sempre que conseguimos nos distanciar de nossa situação e enxergar o lado bom ou como retomar o caminho, aconselha a terapeuta. Não culpe a vida por momentos tensos, como dizem, “mares tranquilos não formam bons marinheiros”.
10. MARIA MADALENA: “Permita-se brilhar”
Passamos por situações na nossa rotina, com amigos, chefes ou até familiares em que somos levados a diminuir nossos potenciais. Não permita que isso aconteça e deixe sua luz brilhar, sugere a autora.
Vamos encerrar deixando como exemplo dessa lição, Maria Madalena (sim, a da Bíblia!). De acordo com Patrícia Cândido, ela foi a escolhida para guardar os segredos de Jesus e mostrou a luz das mulheres, o poder das mulheres! Não ligue se vão te julgar, permita-se ser quem você quer ser.