• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

10 Filmes de Terror para morrer de medo (de verdade!)

Cansou de ver o protagonista ir atrás de um barulho estranho… sozinho?

Se sustos e monstros estranhos não te dão tanto medo, devem ser muitos os filmes de terror que te dão mais tédio do que assistir a propaganda eleitoral na televisão.

Cansou de ver o protagonista ir atrás de um barulho estranho… sozinho? Daquele susto-padrão que acontece logo depois? Das trilhas óbvias e personagens batidos?

Então esta lista é para você que deseja assistir filmes de terror que se não te derem MUITO medo, pelo menos vão tentar de uma forma diferente.

 

1. Hereditário

Lançado neste ano, “Hereditário” é um clássico instantâneo do terror. A abordagem da obra difere totalmente de leituras comuns para retratar casos sobrenaturais. Não existe um vilão declarado e o embate entre o que é sobrenatural e o que é loucura é explorado genialmente na história da família Grahams, em luto pela morte de sua matriarca.

Ao invés de explorar o medo por meio de sustos e fórmulas típicas, “Hereditário” se utiliza do terror psicológico alimentado por muito suspense, cenas chocantes e excelente trilha sonora para entreter (e traumatizar por algumas horas) o espectador.

 

2. Invasão Zumbi

Por mais que filmes e séries sobre zumbis pareçam um pouco repetitivos após o fenômeno “The Walking Dead”, “Invasão Zumbi” é uma excelente obra sul-coreana que demonstra que quando explorado com originalidade o gênero ainda tem muito potencial.

Em um ritmo alucinante, o longa metragem lançado em 2016 demonstra a jornada de pai e filha em um trem que passa pela Coreia do Sul recém-invadida por uma epidemia zumbi. Mas nesse caso os zumbis não são retardados e lentos, o que resulta em cenas muito tensas onde a fisicalidade e inteligência dos monstros são exploradas sob novas nuances.

 

3. It: A Coisa

Se você tem medo de palhaços, “It: A coisa” é uma das melhores obras com este tipo de ser assustador que existe atualmente no cinema. Unindo brilhantemente o terror à comédia, com doses pontuais de reflexão gerada pelos problemas que os garotos do filme sofrem, o remake do clássico dos anos 80 é inspirado no brilhante Sthepen King.

Dito isso, não é preciso dizer muito mais sobre como o enredo é bem planejado. Adicionado a isto a excelente atuação de Bill Skarsgård, que interpreta o palhaço Pennywise, é garantia de emoção e medo neste excelente filme.

 

4. Corra!

O longa lançado em 2016 mistura suspense, drama e terror em uma bela obra. Ao mesmo tempo em que intriga e assusta o espectador “Corra!” coloca em cheque questões raciais e reflexões em relação ao preconceito.

Dirigido por Jordan Peele, o filme recebeu o Oscar de melhor roteiro original e também foi o grande vencedor do prêmio Spirit Awards, que premia filmes independentes, recebendo os prêmios de melhor longa e melhor direção.

 

5. O Iluminado

Adaptado de um livro de Stephen King, “O Iluminado” reúne Stanley Kubrick e Jack Nicholson para um clássico do terror. O filme acompanha a vida de Jack Torrance, um escritor que pretende trabalhar como zelador em um hotel no meio do nada para terminar seu livro.

Mesmo alertado em sua entrevista de emprego sobre o perigo do local a sua sanidade mental, já que o último ocupante do cargo havia enlouquecido e assassinado sua esposa e filha, Jack aceita a oferta, o que inicia a trama horripilante desse grande clássico do cinema.

 

6. Ringu

“Ringu” é um filme japonês lançado em 1998, que devido ao grande sucesso nas bilheterias locais, seria reconhecido pelo mercado exterior, tendo seus direitos comprados para um remake que marcaria uma geração de fãs do terror: “O Chamado”.

O enredo conta da história de uma jornalista que investiga o caso da morte misteriosa de um grupo de pessoas após terem assistido uma fita VHS. Ela acaba assistindo ao mesmo filme estranho do VHS e a investigação se torna sua única chance de escapar com vida.

 

7. Fragmentado

Embalado pelo talento de James Mcavoy, “Fragmentado” é um filme de terror que explora as múltiplas personalidades de um sequestrador. O enredo do filme lançado em 2016 conta sobre a história de Kevin (Mcavoy), um maníaco que possui múltiplas personalidades dentro de si.

Todas as apresentadas pelo roteiro do filme alertam as garotas recém-sequestradas para um mal maior que as ameaça ainda mais do que o corpo dominado pelo cérebro, aparentemente sobrenatural de Kevin. Vale dizer que o longa faz parte de uma trilogia e vai ter continuação.

 

8. Invocação do Mal

Por mais que possua alguns dos típicos clichês de filmes de terror, “Invocação do Mal” trouxe para muitos fãs não só um ótimo e assustador filme do gênero, como todo um universo a partir dele com bons filmes com tramas entrelaçados.

Em “Invocação do Mal”, obra precursora do universo, o casal formado por Ed Warren e Lorraine Warren, famosos “caça-fantasmas”, se depara com mais um caso horrendo de uma família perturbada por uma entidade demoníaca. Os Warren realmente existiram, e o filme dirigido por James Wan foi produzido a partir de anotações cedidas pela própria Lorraine do episódio ocorrido em 1970.

O longa ainda apresenta outro personagem que fez sucesso no universo (“Anabelle“), o que torna toda a experiência ainda mais assustadora e interessante. A história da saga acaba de ganhar um novo capítulo com “A Freira“.

 

9. A Morte do Demônio

Remake pesadão do clássico dos anos 1980, que possui o mesmo nome, o filme “Morte do Demônio” consegue ser ainda mais bizarro do que a obra original.

Após sofrer uma overdose pelo seu uso abusivo de drogas, uma jovem vai junto com seus amigos a uma cabana isolada na floresta para se reabilitar e se desintoxicar. Lá, o grupo descobre um espaço macabro dentro da cabana, onde um livro encontrado acaba libertando forças demoníacas.

Por mais que o suspense, enredo e atuações sejam toscos quando comparados aos outros filmes desta lista, “A Morte do Demônio” compensa sua baixa densidade e complexidade com sangue, horror e mais sangue para gerar muito medo. Os embates físicos são potencializados por ótimos efeitos especiais, em cenas explícitas e perturbadoras que chocarão qualquer espectador normal.

 

10. Psicose

O clássico de Alfred Hitchcok é obrigatório para todo fã de terror. Lançado em 1960, “Psicose” foi um marco no gênero ao retratar o drama de Marion Crane, que em seu desespero para se casar com o namorado endividado, acaba roubando 40 mil dólares de seu chefe.

Obrigada a parar em uma pousada aparentemente abandonada, Marion tem que passar a noite junto à doentia “família” inquilina do imóvel, formada por mãe e filho: Norma e Norman Bates.

 

– Faltou algum filme nessa lista? Tem algum longa ou curta que só você conheça? Então deixe nos comentários!

Gabriel Croquer
Jornalista em formação. Escrevo, fotografo, sonho e durmo.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui