• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

10 Dicas preciosas para ser Mestre na arte de Passar roupas

Para quem quer ficar impecável, esse é o tutorial perfeito.

Rui Davi Publicado: 28/05/2018 15:51 | Atualizado: 28/05/2018 16:00

Apesar de uma campanha em prol da aceitação do uso social de roupas amassadas, há lugares e situação que ainda nos exigem um visual engomadinho.

Seja para uma entrevista de trabalho, um casamento ou até um encontro especial, uma camisa bem passada, para nosso desespero, é sempre benquista.

Mas pode diminuir esse desespero todo pois o site Domain deu 10 dicas ótimas para te ensinar de uma vez por todas a passar uma roupinha like a boss. Se liga!

 

1. Não deixe as roupas secarem demais

De acordo com a publicação, se as roupas ficarem muito tempo secando, no sol ou na secadora, podem ficar duras como papelão. Desse modo, elas ficam mais difíceis de serem desamassadas e mais resistentes ao calor do ferro.

Se for secar na secadora, fique ligado no final do ciclo, ainda mais se a sua não é tão moderna e não possui sensor de umidade, que desliga a máquina quando a roupa está seca. Se for no bom e velho varal, tire-a do sol assim que o tecido secar.

 

2. Dê uma sacudida nas peças

Quando for tirar do varal ou da secadora, dê uma sacudida nas peças, isso alisa as costuras e as pregas, o que facilitará na hora de passar o ferro nelas.

Uma diquinha extra para facilitar ainda mais na hora de passá-las é fazer o mesmo na hora de estendê-las no varal, assim elas irão secar já sem as ruguinhas do tecido. Você ainda pode pendurá-las para secar direto no cabide.

Neste artigo passamos algumas dicas de como secar as peças evitando o máximo possível de rugas e amassados no tecido, dá uma olhada!

 

3. Borrife água na roupas

Alguns ferros possuem um compartimento para colocar água, mas se você não tiver um desses, é só manter uma borrifador com água por perto. Pulverizar um pouco de água nas roupas facilita na hora de desamassar e eliminar os vincos.

Uma dica que o SOS ainda te dar é colocar nessa água do borrifador um pouquinho de amaciante. Além de perfumar a roupa, o produto ajuda ainda mais a amaciar os fios do tecido.

 

4. Ajuste a temperatura

Se você tiver que passar diferentes tipos de roupa, comece com as mais delicadas, como seda e tecidos sintéticos, elas são passadas com o ferro em uma temperatura mais baixa.

Em seguida é a vez das peças de lã, com o calor no médio, depois aumente a temperatura e passe as roupas de algodão e de linho. Sempre que for aumentar a temperatura do ferro, deixe descansar por alguns minutos para que ele ajuste o calor.

Outra dica é que você pode acelerar o tempo de passar as roupas, para isso, coloque uma folha de papel alumínio embaixo da capa da tábua de passar. O papel irá refletir o calor e você não precisará passar a roupa do outro lado.

 

5. Preste atenção ao formato da peça

Comece a passar as camisas pelas mangas, com os punhos abertos, deixando o colarinho esticado, depois pendure a camisa por alguns minutos antes de usar. Nas calças, passe o ferro subindo a costura principal e pare 15 centímetros abaixo da cintura, então pendure pelas alças do cinto.

As saias devem ser passadas de cima para baixo, mas se ela possuir um babado ou for godê, comece de baixo e vá subindo. Se a saia tiver pregas, comece de baixo e passe o ferro nas pregas, de dentro para fora.

Nós já temos artigos ótimos ensinando certinho como passar a camisa e também como pendurar uma calça social da maneira correta no cabide, evitando que ela caia e se amasse.

 

6. Proteja as peças delicadas

Não passe o ferro diretamente em tecidos sensíveis, como cetim e seda, isso pode deixar marcas de queimado e estraga-los completamente.

Na hora de passar esses tipos de roupa, vire-as ao avesso e cubra-as com um tecido fino, como um pano de prato por exemplo. Só então passe o ferro. Ou seja, o tecido delicado não entra em contata direto com o ferro.

Inclusive, como falamos aqui, essa tática impedirá que as roupas ganhem aquela marca meio brilhante, quando quase queimam.

 

7. Não faça círculos

Não passe o ferro em movimentos circulares, isso estica o tecido, então sempre mantenha o ferro no sentido longitudinal, ou seja, deslize-o sobre o tecido em linha reta.

 

8. Engome suas roupas

Engomar a roupa parece coisa da vovó ou frescura, mas isso cria uma camada que protege contra certas manchas e conserva sua roupa passada por mais tempo. Você pode engomar suas roupas facilmente, basta borrifar spray de amido e deixando agir por alguns segundos antes de passar o ferro.

Esses sprays podem ser encontrados em alguns supermercados ou você mesmo pode fazer o seu em casa. Basta misturar uma colher de amido de milho em duas xícaras de água. Coloque em uma garrafa com spray e agite bem antes de usar.

 

9. Se organize com os lençóis

Para facilitar na hora de passar toalhas de mesa, cortinas ou lençóis, você pode colocar duas cadeiras perto da tábua e conforme for passando, dobre as peças em cima das cadeiras.

Também é possível passar em cima de uma mesa, e para não estragar a superfície, basta você forrar com algumas toalhas de banho.

 

10. Não use assim que passar

Se você vestir a roupa assim que terminar de passar, estará estragando todo o seu trabalho, você precisa deixar a passagem fazer efeito. Por isso, espere cinco minutos antes de colocar a peça, deixe pendurada antes de usar ou dobre se for guardar.

Fonte(s): Domain
Rui Davi
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui