• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

10 Dicas práticas para ser muito mais esperto

Tipo academia para o cérebro.

É normal ver a galera reclamando da falta de tempo para resolver os problemas. “Ai que droga de vida que eu tenho blá blá blá”.

tumblr_musa92Bx5b1sgl0ajo1_500

Chatice! Sabe o que é mais eficaz do que ficar se lamentando? Fazer alguma coisa. Exatamente. Por isso decidimos listar 10 dicas fáceis que podem ser usadas ao longo do dia – e que não pesam tanto na rotina – para te deixar mais ligeiro!

 

#1 – Use melhor seu tempo na internet

Óbvio que você curte ficar muito tempo na internet. Todo mundo curte, né? Mas evite ao máximo se enfiar no buraco negro das redes sociais. Lembre-se de usar a internet para o mais importante: adquirir conhecimento. Artigos, cursos, livros e filmes estão online, na íntegra, a um click. Deixe os filhotes fofinhos e os memes para depois.

— “Isso é informação novinha em folha”

 

#2 – Anote tudo que você acaba de descobrir

Quem nunca teve uma ideia genial em algum momento qualquer e pensou: “Cara, eu preciso lembrar disso quando chegar em casa” e ao chegar em casa teve a incrível constatação que simplesmente esqueceu o que era. Pois bem, se você simplesmente anotasse tudo que vê ou pensa esse problema não aconteceria. Parece óbvio, mas não é, e pode ter certeza que vai valer a pena.

— “Estou fingindo escrever alguma coisa”

 

#3 – Mantenha a famosa lista do “check”

Essa dica pode ser considerada um complemento para a anterior. Um ótimo jeito de se organizar é ter uma lista das tarefas que precisam ser cumpridas ao longo do dia. O apelo visual, óbvio, faz a gente não se esquecer do que precisa ser feito. Cumpriu uma das tarefas? Dê aquele famoso check na dita cuja e assim por diante. Você vai ver como sua rotina vai fluir melhor.

— “Lista de compromissos: Estar pouco de f*dendo”

 

#4 – Jogos que agucem a curiosidade

Acha que jogos de tabuleiro são coisas antiquadas e ultrapassadas? Você está errado, meu amigo. Essas preciosidades ajudam a desenvolver nossa agilidade de pensamento e fazem um bem danado para o cérebro. Qualquer jogo que estimule nosso raciocínio vale, desde o Xadrez, até os de tabuleiro como Guia dos Curiosos (sim, existe um jogo do livro), Master e, claro, o essencial Show do Milhão do nosso eterno Silvio Sanros #SddsShowdoMilhão.

jogo-de-tabuleiro-show-do-milho-silvio-santos-estrela-11755-MLB20049076154_022014-O

Reprodução

#5 – Tenhas amigos inteligentes

Essa é uma parada difícil, mas que precisa ser dita: Ande com pessoas inteligentes que acrescentem algo para seu intelecto. Ter um brother que te dê dicas legais e te indique bons filmes e livros, por exemplo, é essencial para sua evolução. É sempre bacana conviver com alguém que te mostre um novo caminho, uma nova perspectiva.

tumblr_m9okh0oEZG1rqxvgz-1

 

#6 – Leia

Essa é uma das dicas mais importantes. Ler é fundamental. E não tô falando da maioria das besteiras que a gente encontra na internet – tirando esse site que é incrível (assim tá bom chefe?). Que tal experimentar um livro legal? Tem preguiça de ler? Uma dica: comece por temas que te atraiam. Ficção, romance, esportes, música, biografias, 2ª Guerra Mundial, até “50 Tons de Cinza” vale. Tenha curiosidade e se aprofunde em temas que te deixam curioso!

readinggif

 

#7 – Leia no transporte público

“Poxa, cara. Mas eu não tenho tempo para ler”. Não vem com essa! Uma dica bacana para quem quer ler e reclama da correria, é usar o tempo no transporte – em geral dormindo no busão ou esperando para chegar em sua estação do metrô – para ler alguma coisa. Livros são pequenos e costumam caber de maneira bem tranquila nas bolsas das mulheres e nas mochilas dos homens. E existem as edições de bolso que são ainda mais práticas! Inclusive já indicamos alguns.

image

businessinsider

 

#8 – Faça novas – e aleatórias – atividades

Se dedicar a novas e desafiadoras atividades pode ser um caminho para a evolução. Duvida? E se Steve Jobs for um exemplo desta teoria? Aí a coisa muda de figura, né? Então se liga nessa: o fundador da Apple não teria criado seu consagrado sistema operacional, conhecido como Mac OS, sem a ajuda de aulas de caligrafia. Você leu certo C A L I G R A F I A.

— “Razão”

Jobs largou a Faculdade para se dedicar exclusivamente à Apple, mas continou frequentando aulas que considerava importantes. E a caligrafia ajudou o fundador da Apple a ter noções de tipografia e espaçamento, por exemplo. Hoje, a aparência visual agradável do sistema operacional da Apple é uma das vantagens em relação ao Windows. Não estou dizendo que fazer um curso de caligrafia vai te ajudar a criar a próxima potência da tecnologia, mas nunca se sabe, né?

 

#9 – Aprenda uma nova língua

Essa é uma dica clássica. Aprender um novo idioma é algo importantíssimo. E existem diversos modos bacanas – e fáceis – para fazê-lo, principalmente se a nova língua da sua escolha for o inglês. E se a gente trocasse os filmes e séries dublados pela opção legendado? Outra coisa: lembra da dica número 1 sobre os cursos online? Pois bem. Invista num curso bacana (ou se liga nesse que é grátis). Vai fazer uma grande diferença na sua vida e, por que não, em sua realidade profissional, meu caro.

— “Você entende as palavras que estão saindo da minha boca?”

 

#10 – Descanse

Isso mesmo. Você não leu errado. Descansar é fundamental. Silêncio e tranquilidade são ótimos estimulantes mentais. Reserve algum tempo do seu dia para apenas pensar. Desligue todos os eletrônicos e gadgets que te acompanham quase 24 horas por dia e curta a paz. Pensar é fundamental.

— “Muitos pensamentos…”

Fonte: Time

 

Anderson Neco
Jornalista apaixonado por música, futebol, cerveja e cinema - não necessariamente nessa ordem. Já escreveu sobre cultura, telecomunicações e até gado. Ao longo dos anos, o rapaz - que coleciona frustrações e vinis - só conseguiu ter certeza de uma coisa: "The Godfather" é o filme mais importante de todos os tempos.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui