
10 Dicas – Como secar roupas sem criar marcas ou deformidades
Você sabia que existem formas de pendurar a roupa no varal que facilitam na hora de passar, pois não as marcam? Se você disse sim, muito bem, você pode ignorar esse post. Se você disse não, se liga nesse post incrível do UOL:
“A forma correta de pendurar as roupas no varal auxilia na manutenção das formas e das cores das peças e pode ajudar na hora de passar. Para não ter problemas com sujeiras e manchas posteriores à lavagem, certifique-se que o varal está limpo e dê preferência aos prendedores (ou pregadores) de plástico em bom estado. A home organizer Ingrid Lisboa ensina como estender algumas peças.
Calça jeans
O primeiro passo é virá-la no avesso. Esse cuidado vai garantir que os bolsos fiquem bem secos. A dica é prendê-la ao varal pelas pernas, o que vai fazer com que a calça seque mais rápido e, caso esteja sob o sol, desbote menos nas áreas de maior evidência. Se o varal estiver localizado em uma área sujeita ao vento muito intenso, prenda-a utilizando um pregador em cada perna.
Saia
A peça deve ser pendurada pela parte de cima. Utilize dois prendedores nas laterais, dobrando cerca de quatro dedos do cós. Não pendure a peça dobrando-a ao meio, pois o tempo de secagem aumenta e o tecido pode ganhar vincos.
Blusa de alça
Quando pendurada pelas alcinhas, o peso da água durante a secagem tende a deformar e alargar a peça, tensionando as tiras. Por isso, o melhor é estendê-la para secar pela barra.
Blusas femininas
O melhor é pendurá-las no cabide antes de colocar no varal, para não correr o risco de o pregador ou o próprio suporte do varal marcar a blusa. Peças de seda, cetim, gaze de algodão e com aplicações como bordados e termocolantes, por exemplo, devem ser secas em cabides. O cuidado aqui é para inserir o utensílio por baixo da peça e não pela gola, para não danificar a parte de cima da blusa. Caso necessário, fixe o gancho do cabide ao varal com o auxílio de um prendedor de roupas.
Camisa
As camisas também devem ser penduradas no varal em cabides. Tal cuidado evita vincos e deixa a peça mais fácil de passar. Não é preciso abotoar a peça toda para garantir que ela não escorregue do cabide, basta fechar o primeiro botão. Para evitar deformações na peça, distribua corretamente os ombros da camisa sobre o corpo do cabide.
Blusa de malha
Peças de malha, lã e cashmere deformam com facilidade. Por esse motivo, o ideal é colocá-las para secar sobre uma superfície horizontal e que permita a ventilação, como o varal de chão. Para dar mais sustentação à peça, disponha uma toalha sobre as hastes do varal, tal cuidado vai deixar a superfície mais uniforme e, de quebra, impedir que a blusa escorregue. Além do corpo da peça, ajeite as duas mangas sobre a toalha, assim não há o risco de deformar a blusa.
Camiseta
Para evitar deformações, a peça precisa ser pendurada com a gola para baixo. Em vez de colocar um pregador em cada ponta da camiseta, dobre mais ou menos quatro dedos da barra e coloque dois prendedores em pontos mais centrais para fixar.
Vestido
Essas peças também devem ser penduradas em cabide, assim, os vestidos não ficam marcados pelo pregador e ainda secam mais rápido. A exceção é para os modelos de jérsei que, quando pendurados no cabide, podem deformar. A solução, nesse caso, é colocá-lo para secar exatamente como as blusas de malha, ou seja, acomodando-o sobre uma toalha, em cima do varal.
Peças íntimas
Cuecas e calcinhas podem ser penduradas de três jeitos, pelo meio, com um pregador, abrindo espaço para novas peças, ou pelo cós. Basta dobrar dois dedos da faixa da cintura e colocar um prendedor no meio. A terceira alternativa é prender pelo fundo da peça. Basta dobrar e colocar um pregador.”
[Créditos – execução: Ingrid Lisboa, home organizer (www.homeorganizer.com.br); produção e texto: Marina Oliveira e Rita Trevisan; imagens: Junior Lago]