Dá uma tristeza querer ser saudável, ir no supermercado, comprar tudo que precisa, chegar em casa, guardar os alimentos e num passe de magica:
Nessa, continuamos naquela terrÃvel dieta dos rangos que jamais apodrecem.
Mas acontece que ao perceber que muitas frutas se deterioram rapidamente, o estudante de Biologia do Instituto Federal de BrasÃlia, Josemar Gonçalvez de Oliveira Silva, decidiu criar uma embalagem funcional para as frutas.

Após algumas pesquisas, o estudante notou que ao misturar água, fécula (também conhecido como polvilho ou amido) de mandioca e óleo de cravo-da-Ãndia é possÃvel prolongar a vida desses alimentos (em até 10 dias) e deixá-los mais apetecÃveis, sem alterar sua estética.

– As bananas possuem a mesma “idade”, mas apenas uma delas passou pelo processo do estudante.Â
Para realizar esse processo, basta mergulhar a fruta na solução aquosa e deixar secar.
Assim, uma pelÃcula invisÃvel e comestÃvel revestirá a fruta e, pelo fato do óleo de cravo-da-Ãndia ter ação fungicida, os agentes que causam a deterioração do alimento tem sua ação retardada, dando ao alimento cerca de 10 dias a mais de vida.

Para consumir, basta lavá-las que a camada protetora se solta facilmente da casca. O composto criado por Josemar custa menos que R$5,00 – vai dar pra comprar em breve.
O jovem pesquisador está verificando se a mistura possui patente e também estuda maneiras de escalonar e automatizar a produção da mesma. Contudo, até que esse momento seja alcançado, sua invenção será disseminada entre pequenos agricultores e comerciantes.
Veja o vÃdeo explicativo, apresentado pelo inventor:
Invenção
Postado por IFB
Graças ao estudante, os dias de desperdÃcio de alimentos e de desculpas pra se alimentar mal estão contados!
Imagens:Â somosverdes
Fonte: Consumo Social