• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

10 aplicativos de geolocalização muito úteis para seu celular! #Techlandia

Com um celular no bolso e o GPS ligado, não há limites para você. Seja para encontrar uma loja em promoção ou até mesmo pegar mais rapidamente um táxi!

Com um celular no bolso e o GPS integrado ligado, não há limites para você. Seja para achar um restaurante italiano próximo de seu trabalho, encontrar uma loja em promoção ou até mesmo pegar mais rapidamente um táxi, os aplicativos que usam geolocalização facilitam nossa vida.

 

Montei um guia com 10 aplicativos úteis, interessantes e divertidos que você não pode deixar de ter em seu celular. Que os downloads comecem!

 

Foursquare brasileiro

Se o Foursquare (não precisa de apresentações né?) é considerado um dos pais dos aplicativos que usam geolicalização, quem anda fazendo muito sucesso é sua “versão brasileira”. O Kekanto, que foi totalmente reformulado recentemente e está com visual e funcionalidades bem legais, é um aplicativo que ajuda os usuários a encontrar os melhores lugares em sua cidade.

 

 

Com ele, você explora a cidade (restaurantes, bares, cinemas, etc), dá sua opinião e ainda faz amizades. O app, disponível para todas as plataformas de smartphone, também dá aos usuários badges sociais de acordo com a frequencia e diferencial dos lugares que a pessoa visita.

 

O Kekanto produziu um vídeo bem divertido que mostra como ele funciona.

 

 

Além do Brasil, ele também está disponível na Argentina, México e Chile.

 

SOS Carioca

 

 

Você está no Rio de Janeiro, começou a passar mal e não faz ideia onde tem um posto de saúde ou hospital pra te socorrer, o que fazer? Acessar o aplicativo Rio Saúde. Por meio de sua geolocalização e baseado no banco de dados da cidade, o programinha mostra as unidades de saúde mais próximas de você, com endereço e telefone. O aplicativo ainda mostra, de acordo com os dados do SUS, as especialidades e aparelhagens médias presentes em cada local encontrado. Disponível para iPhone.

 

Cara, cadê meu carro?

 

 

Quem nunca esqueceu onde estacionou o carro que atire a primeira pedra. Para você, que como eu, nunca se lembra da vaga no shopping ou até mesmo na rua, há dois aplicativos que guardam o local de sua vaga: com o ParkBuddy (para iPhone) e o MyCarLocator (para Android), ao estacionar o carro você faz uma espécie de checkin e, quando quiser voltar para o carro, o aplicativo mostra exatamente onde você parou!

 

Hora da pipoca

 

 

– Vamos assistir àquele filme que estreou?

– Vamos! Mas em qual cinema podemos ir?

 

O Cine Mobits é um aplicativo simples que te ajuda na sessão cinema. Por meio de sua geolocalização, ele mostra as salas de cinema próxima a você e os filmes que estão em cartaz. É possível ainda convidar seus amigos para o cinema enviando um SMS, avaliar o filme assistido e compartilhas as informações por Twitter e Facebook. Disponível para iPhone e Android.

 

Quero novos amigos!

 

 

Eu já reclamei, você já reclamou, todos já reclamaram que gostariam de conhecer pessoas novas e interessantes. Para entender seu nível de carência leia o Blog do Solteiro, com Gouveia. Mas para soluciona-la o aplicativo Highlight te dá uma forcinha. Você cadastra seus perfis do Face e Twitter e, a partir de suas preferências nessas redes, o programa emite um alerta sempre que alguém que “combine” com você estiver por perto, baseado em seus gostos pessoais. Quero ver depois você reclamar “ninguém combina comigo!”.

 

Táaaaaaaaaxiii!

Nada de ficar na rua dando sinal para um táxi parar. É sempre um mico: ou ele já está cheio, ou ele te ignora, ou demora muito para um táxi aparecer. Okey, pessimismos à parte, o aplicativo Taxijá não vai te fazer esperar nas ruas. Disponível inicialmente em São Paulo, o programa conta com 50 taxistas cadastrados na cidade (o objetivo será de 600 motoristas nos próximos 3 meses) e você pode visualizar, em tempo real, onde eles estão. Assim, você verifica qual o táxi mais próximo e entra em contato com ele diretamente para combinar a corrida (há informações de contato de cada taxista).

 

 

Além disso, a empresa que desenvolveu o aplicativo também está trabalhando numa plataforma para que o usuário consiga pagar a corrida do táxi usando o próprio smartphone. Demais né! Veja abaixo um vídeo que mostra como o Taxijá funciona:

 

 

Atrasinhos de plantão

 

 

Eu tenho vários amigos que sempre estão atrasados (não darei nomes para não queimar os leitores do SOS Solteiro). Sempre tenho que ficar ligando e mandando mensagens para saber onde eles estão (enquanto eu já estou no local marcado esperando). O Twist é um app exatamente para esses amigos. Ele estuda seus hábitos e rotinas e, através do GPS do celular, calcula em quanto tempo você vai chegar ao seu destino de acordo com as rotas que você faz. E se rolar algum imprevisto, ele envia uma mensagem para a pessoa que está te esperando e comunica o atraso!

 

Muitas ofertas

 

 

Para quem não tem paciência de ficar batendo pé pela cidade para encontrar as melhores promoções,  Guiato é um aplicativo para os consumistas modernos. Com ele é possível encontrar encartes de ofertas, promoções e horários de funcionamento de diversos estabelecimentos que estão próximos a você. Assim, você encontra vários catálogos online e procura os melhores preços para fazer suas compras.

 

Instagram Instantâneo!

 

 

Nós adoramos Instagram! Seja para tirar foto do por-do-sol ou colocar um lindo filtro naquela bandeja de sushi, ele é um aplicativo viciante. Agora, com o serviço de geolocalização das fotos, você pode acompanhar todas as fotos tiradas em determinado local (só algumas cidades estão disponíveis por enquanto) e postadas no Instagram. Com o Now Jit Su você vê em tempo real todas as fotos postadas naquele momento na cidade que você escolher!

 

Solteiro sim, sozinho nunca!

Se com o Highlight você consegue novos amigos que combinem com você, há também outros aplicativos mais, digamos, abusados, que te ajudam a conseguir uma paquera ou até mesmo algo casual. O percursor deles foi o Grindr, um aplicativo voltado para gays do sexo masculino, que mostra todos os homens-que-curtem-outros-homens próximos a você.

 

 

Mas os heterossexuais não ficaram de fora! Com o sucesso do Grindr, o Blendr logo foi criado para que, assim como os gays, os heteros também investissem na paquera. (infelizmente não achei um aplicativo voltado para lésbicas, prometo contar aqui na coluna se eu encontrar um dia! Ou se souber, me conte).

 

 

E ae, curtiram os aplicativos? Se tiverem sugestões de algum outro app legal que use geolocalização, deixe a dica ai nos comentários. Ligue seu GPS, me procure pela cidade (dependendo do lugar, melhor deixar quieto rs) e fique sempre antenado com as dicas do Techlandia. Até semana que vem!

 

 

Paulo Basile – @paulinhobasile – Jornalista, quase publicitário, especialista em mídias digitais e geek de carteirinha. Conectado 24 horas por dia, passo mais tempo na web que com minha família. De olho em todas as novidades que rolam na rede, nesta coluna você vai receber dicas geniais de como facilitar sua vida com a ajuda da tecnologia, seja ela em seu smartphone, notebook, tablet ou no pager (dá para ser nostálgico e tecnológico ao mesmo tempo!)

SOS Solteiros
Arquivo - Sempre tem jeito.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui