• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

10 Alimentos que podem causar Pesadelos terríveis

É bom evitar aquela macarronada se não quiser sonhar com o Freddy Krueger.

Assistir filmes ou séries antes de dormir faz parte da rotina de muita gente. E, geralmente, fazemos isso com alguma comidinha de acompanhamento. Assim, ou com ‘assaltos’ à noite na cozinha, vez e sempre comemos alguma gulodice no período noturno.

É nisso que precisamos prestar atenção, já que o que comemos antes de dormir pode não só atrapalhar nosso sono como nos levar a ter pesadelos durante a noite.

O site Listverse publicou recentemente uma lista com 10 alimentos que podem provocar pesadelos. Vamos falar um pouquinho sobre eles abaixo:

 

1. Molho Picante

Um estudo publicado na editora acadêmica Frontiers Media apontou que pessoas que consomem alimentos picantes próximo da hora de dormir têm, além de dificuldade de pegar no sono, maior tendência de apresentar sonhos estressantes.

O estudo menciona que alimentos apimentados elevam a temperatura corporal e isso tem relação direta com a formação dos sonhos. Então, para diminuir o risco de se ter pesadelos, o melhor é manter distância de comidas picantes próximo da hora de dormir.

 

2. Biscoito/Bolacha doce

No mesmo estudo citado anteriormente, feito com quase 400 participante, cerca de 120 pessoas relataram sonhos perturbadores após comer biscoitos adocicados.

Assim como alimentos apimentados, os açucarados influenciam a formação dos sonhos e tendem a incentivar ocorrência de episódios ruins durante o sono. O ideal seria não consumi-los nas seis horas que antecedem o sono.

 

3. Queijos

Se você é fã de uma bela e apetitosa tábua de queijos e não quer ter sonhos ruins, o melhor é ficar longe dela antes de dormir. No estudo já mencionado, mais de 40% dos participantes associaram o consumo de queijos com a ocorrência de pesadelos.

A notícia boa é que não são todos os tipos de queijos que atuam dessa forma. O queijo com maior destaque em um estudo realizado pelo órgão British Cheese Board foi o queijo inglês Stilton – que parece ter maior influência nos sonhos de mulheres, já que 85% das participantes relataram sonhos ‘confusos’ após ingerir este tipo de queijo.

 

4. Molho industrializado para Salada

Comer saladas é uma boa alternativa para evitar pesadelos, mas se você faz parte do time que ama quantidades generosas de molho, o prato deixa de ser tão inofensivo aos sonhos assim.

Não, não estamos falando de azeites e molhos ‘simples’ para saladas, mas de molhos industrializados que, no geral, são uma mistura perigosa de gordura e açúcares embutidos. Participantes do estudo publicado pela Frontiers Media relataram ocorrência de vários despertares noturnos associados a sonhos incomuns após a ingestão de alimentos desse tipo.

 

5. Massas

Não é novidade para ninguém que os carboidratos são convertidos em glicose após a ingestão. No item 2 já mencionamos que alimentos adocicados prejudicam o sono e, nessa mesma perspectiva, os carboidratos também influenciam negativamente nesse sentido.

Voluntários que participaram do estudo mencionado anteriormente relataram sonhos perturbadores após ingerir macarrão e pão, por exemplo. Então se a ideia é ficar longe de sonhos ruins, é melhor manter distância também de massas.

 

6. Salgadinhos de pacote

A gente já sabe que chips não são a opção mais saudável da vida, mas temos que admitir que muita gente ama essa gostosura deliciosamente gordurosa. Assim como outros alimentos carregados em gordura, os chips não fazem bem para nosso sono.

O estudo publicado na Frontiers Media mostrou que mais de 10% de todos os pesadelos relatados pelos participantes foram induzidos por alimentos gordurosos, como esses salgadinhos industrializados.

 

7. Refrigerante

Além da quantidade elevada de açúcar contida na bebida, os refrigerantes, no geral, são fontes de enorme quantidade de cafeína, que realiza estímulos diretos no cérebro e podem induzir sonhos desagradáveis.

Pessoas mais sensíveis à cafeína devem evitar bebidas do tipo por cerca de 12 horas antes de dormir e as demais, por pelo menos 8 horas. Então nada de abrir aquele refrigerante à mesa de jantar, porque ingerir a bebida pode estimular sua atividade cerebral durante a noite – dificultando a manutenção do sono e abrindo caminhos para pesadelos.

 

8. Chocolate

O chocolate reúne duas coisas negativas para um sono tranquilo e sem pesadelos: açúcar e cafeína. Além disso, há indícios de que o doce potencialize distúrbios de sono em pessoas já predispostas a ter pesadelos violentos.

Apesar disso, cientistas afirmam que o chocolate não tem potencial de desencadear pesadelos violentos em pessoas que não possuem pré-disposição a isso. Mas vale lembrar que a cafeína e os açúcares não são amigos de uma boa noite de sono – por razões que já mencionamos nos itens anteriores.

 

9. Batata Frita

As batatas fritas reúnem também duas coisas negativas: carboidratos e gordura; e, consequentemente, apresentam os efeitos dos dois itens. Participantes do estudo que já mencionamos relataram pesadelos após a ingestão de alimentos com alto teor de gorduras, como batatas e outras frituras.

 

10. Sorvete

Se o sorvete em questão não for um que combata a insônia, como o NightTime Ice Cream (já falamos dele aqui), é melhor deixar para tomá-lo durante o dia.

Sorvetes tradicionais são repletos de açúcar e gordura – o que pode estimular a atividade cerebral e ainda contribuir para a ocorrência de pesadelos, como outros alimentos com alta carga de gorduras e açúcares. Uma salada leve – e sem molho – é o ideal para evitar noites conturbadas e sonhos desagradáveis. Mas precisamos confessar que a tentação é grande.

Fonte(s): Science Alert, BBC
Daiane Oliveira
Jornalista, feminista e mãe. Discute religião, política, sexo e hábitos sustentáveis. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui