publicidade

Polêmica vegana: Sem consumir carne não teríamos evoluído, diz estudo

Harvard atesta que esse é motivo de evoluirmos com dentes menores e cérebros maiores.

Lucas Vinicius - Publicado: 17/03/2016 10:51 | Atualizado: 30/03/2016 11:47
132
Clique no "joinha" para bombar este post!
129
0
0
publicidade

A cultura vegana atesta que o ser humano não necessita da carne para “funcionar” em perfeitas condições. Já falamos muito sobre isso, só que agora apareceu um novo fator que pode colocar essa afirmação em cheque.

Um estudo realizado na Universidade de Harvard afirma que, muito antes da criação do fogo, a alimentação carnívora pode ter sido o real motivo da nossa evolução, pois para comer carne os “homens das cavernas” precisaram inventar instrumentos de pedra para cortá-las, além do alimento fornecer nutrientes necessários para os tornarem mais funcionais para época.

A pesquisa indica que há cerca de três milhões de anos o homem primitivo começou sua alimentação a base de carne, os pesquisadores afirmaram que a “dieta da carne” fez com que economizassem 2,5 milhões de mastigadas ao ano, com isso muitas calorias, justamente por usar ferramentas específicas para cortá-la em pequenos pedaços, e aí que está o segredo da nossa evolução.

O teste para o estudo foi realizado com um grupo de homens, eles mastigaram carne de cabra (semelhante a carnes da época) e vegetais, e depois cuspiam para que os estudiosos pudessem analisar o quão bem a comida estava triturada e como nós recebemos os nutrientes das partículas menores.

publicidade

Daniel Lieberman, um dos autores do estudo, afirmou que a evolução da humanidade tem total relação com a mastigação do ser humano, pois partículas menores do alimento trazem mais nutrientes e como cortavam a carne, os primitivos mastigavam 17% a menos, e 26% com menos força, isso possivelmente foi responsável por evoluirmos com dentes menores e cérebros maiores.

Mind-on-Fire-cooking-evolution-631.jpg__800x600_q85_crop

Imagem: smithsonianmag



Destaques do Alô, Alô? Testando!

132
Clique no "joinha" para bombar este post!
129
0
0
Escriba digital, amante da sétima arte, ex-jogador compulsivo e meigo
publicidade

Tá na rede!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade