publicidade

Guia de sobrevivência no mercado para iniciantes

Com algumas diquinhas ninja, você vai descobrir que pode ser tão bom no mercado quanto sua mãe.

Bia Lancha - Publicado: 01/09/2015 15:19 | Atualizado: 01/09/2015 15:19
152
Clique no "joinha" para bombar este post!
148
0
0
publicidade

Ir ao mercado sozinho é sempre um momento tenso! Primeiro, porque compramos chocolate, salgadinho, biscoito e todas as besteiras do mundo. Segundo, porque na hora de escolher a comida de verdade, pensamos em mais chocolate.

Mas isso acaba hoje, amigo solteiro/a! Com algumas diquinhas ninja, você vai descobrir que pode ser tão bom no mercado quanto sua mãe. Ou quase isso…

***

1. Carnes

  • Precisa ter um pouco daquele líquido vermelho, que não é sangue, é mioglobina (proteína). Mas só um pouco, se a bandeja estiver cheia disso, significa que a miglobina saiu toda da carne, e ela estará seca.
  • Vermelhinha, brilhante, e sem manchas. É assim que se parece uma carne boa, sem aquele aspecto murcho e fibroso.
  • Peças inteiras, escolha as que tem gordura. É ela que dará a suculência e sabor à carne. Depois de assá-la é só retirar o excesso.
  • Carne de açougue ou na bandejinha? Teoricamente, as carnes ficam expostas de dois a três dias, tanto no açougue quanto no mercado, mas tem gente que adultera a etiqueta de data e embala de novo com outra validade. Portanto ir à lugares de sua confiança é uma boa ideia, mas o mais importante é olhar a aparência da carne, tanto na bandeijinha, quanto direto com o açougueiro.
  • Evite marcas escuras pois elas denunciam que aquela parte já ficou congelada em posição diferente da que se encontra agora.

carne_sososlteiros

publicidade

Extra

2. Frutas (das caipirinhas, claro!)

  • Kiwi: a regra geral é que não pode estar nem muito mole, pra não estar passado, nem muito duro, pra não estar azedo.
  • Maracujá: escolha um enrugadinho. Maracujá é gente como a gente e ganha rugas com o passar do tempo. Então os mais enrugadinhos são os mais maduros e doces. Só não pode ter rachaduras ou manchas escuras, porque aí já passou do ponto.
  • Limão: Inverte a regra do maracujá. Quanto mais lisinho, maior a chance de ter suco. Para pegar um limão “doce”, escolha um mais amarelinho. Quanto menos verde, mais maduro e doce.
  • Morango: Pra escolher essa e outras frutas que estragam rápido, tem que dar uma viradinha. Normalmente, as caixinhas de morango vêm com duas camadas da fruta. Os morangos de cima são grandes e bonitos, enquanto os de baixo são pequenos, feios, não estão maduros ou estão bem passados. Dê preferência àquelas bandejas em que só há uma camada e você pode olhar todas as frutas.
  • Coco: E se vodca ou água de coco pra você tanto faz, saiba que chacoalhar a fruta e ouvir é um ótimo jeito de ver se tem bastante água dentro. Se tiver uma moeda à mão, dê umas batidinhas no coco: quanto mais estridente o barulho, mais fresco está o coco.
  • Dica geral: Normalmente os mercados colocam as frutas mais maduras, ou próximas de “passar do ponto” em cima das outras, para serem compradas antes de apodrecerem. Para escolher frutas nem tão maduras, e com aspecto melhor, escolha sempre as que estão no fundo do expositor.

caipirinha_sossolteiros

 Applebees

3. Congelados

O truque aqui é escolher pelo freezer. Se você encontrar salmoura (aquela água estranha) ali no fundo, esquece. Isso quer dizer que a máquina foi desligada e o produto congelado pode ter sofrido com isso. Alguns mercados fazem isso com frequência para economizar energia, então fique sempre atento.

Não basta só checar a data de validade. Comidas congelas contêm conservantes. Pense que o conservante mais antigo conhecido pela humanidade é o sal, e que certos costumes não mudam… Checar a quantidade de sódio é muito importante (e seu rim agradece!).

congelados_sososlteiros

Newtrade

4. Macarrão

Prático e gostoso, o macarrão é o queridinho dos momentos “Oi, filho, to indo aí almoçar com você”. Então mostre que já é adulto, e faça bonito.

Carunchos: manter o armário limpo evita surpresinhas desagradáveis, mas nem sempre o problema está na nossa casa. Às vezes, os bichinhos entram nas caixas de macarrão nos próprios mercados. Então prefira embalagens que permitam que você dê uma espiada dentro. Vire e revire a caixa, esses bichinhos adoram ficar escondidos no macarrão. Se for guardar o macarrão em um pote, na sua casinha, jogue uma folha de louro lá dentro.

Feijão.

Miojo: não é a opção mais saudável, gente, sinto muito. Ele é previamente frito, o que já não é um bom sinal. Mas o problema, mesmo, é o sódio, as gorduras saturadas e carga glicêmica. Tudo de que seu organismo deve passar longe. Claro, não faz mal comer de vez em quando, mas apelar pro macarrão instantâneo todos os dias não é uma boa ideia.

miojo_sososlteirosSoluçõeslucymizael |  Hipescience

5. Leite

Quando vamos morar sozinhos, escolher leite pode se transformar em um problemão. Ninguém avisou que tinha tanto tipo de leite no mercado!!! Então vamos aprender a escolher o tipo certo.

  • Por mais natureba que seja sua alimentação, leite deve ser uma exceção. Não invente de comprar leite “cru”, aquele direto da fazenda, que vem na garrafa sem ser pasteurizado. Ele pode transmitir doenças, porque não teve nenhum tratamento.
  • Talvez por causa disso, ficamos com aquela sensação de que leite de caixinha é mais saudável. A caixa do leite (UHT) tem citrato de potássio cobrindo suas paredes, e isso significa que a gordura fica bem dividida por todo o líquido. Por isso não há a formação de nata. Mas, apesar disso, o leite de saquinho mantém melhor as propriedades nutricionais.
  • Tipo A, B ou C? A diferença entre eles é a possibilidade maior ou menor do leite entrar em contato com agentes microbianos. Enquanto o tipo A é ordenhado de maneira mecânica e imediatamente envasado e pasteurizado na própria fazenda, o leite tipo B é ordenhado de maneira mecânica mas envasado e pasteurizado em outro local. Já o leite tipo C é ordenhado de maneira mecânica ou manual e é levado para tanques, onde ficará até ocorrer a pasteurização. Quanto mais rápido e curto o caminho do leite até sua casa, menor a chance de haver contaminação, ou seja, aposte no A.
  • Quem quer perder peso pode optar pelo semi-desnatado, que tem uma redução de gordura de até 50%. O leite aguado desnatado é mais ‘light’ ainda, tem redução total de gordura e é uma ótima opção para quem tem colesterol alto. Outra boa opção é escolher leite com adição de vitaminas como Ferro, por exemplo.
  • Bônus: existe um número impresso embaixo da embalagem que gerou uma polêmica. Há algum tempo, rolou uma corrente dizendo que aquilo significava quantas vezes o leite teria voltado para a pasteurização, em uma “reutilização”. Mas isso é só boato. Aquele número é posto ali pela fábrica de embalagens e não pela produtora de leite.

leite_sossolteiros

Shopinhome

6. Salada

As saladas prontas são bem práticas, mas não tão nutritivas quanto pés de alface ou maços de espinafre, por exemplo.

Além disso, uma informação divulgada pelo The Telegraph alerta que pode ser mais saudável comer um hambúrguer do que uma salada pronta! Isso aconteceria porque a carne, teoricamente, segue um rigoroso processo para verificar sua qualidade, enquanto as saladas prontas conteriam certos tipos de bactérias nocivas, quase impossíveis de se exterminar, pela forma como são embalados.

Mas, claro, isso não quer dizer que você pode deixar a salada de fora da sua lista de mercado. Apenas tente escolher pés ou maços inteiros, sem manchas (ou bichinhos, de preferência; então dê uma boa olhada antes!), e sem muitas folhas amareladas ou murchas.

Curte tomate? Então escolha os mais vermelhos. Isso significa que o tomate está cheio de licopeno, uma substância que ajuda a combater os radicais livres.

SONY DSC

Acozinhadacacau

7. Limpeza

Primeira vez no mercado? Então segue uma listinha básica de produtos de limpeza para sempre ter em casa:

  • Luvas de borracha (compre uns dois pares, um pra limpeza de banheiros e outro para lavar a louça);
  • Pelo menos um balde;
  • Uns 5 panos de chãos e esponjas;
  • Limpador multiuso (isso vai ajudar a higienizar e desengordurar diferentes superfícies);
  • Desinfetante;
  • Detergente;
  • Tira-limo (acredite: os azulejos do banheiro têm pacto com o tinhoso e ficam verdes na primeira oportunidade);
  • E o trio 1001 utilidades da limpeza: Limão, vinagre branco e bicarbonato de sódio (parece estranho, mas eles serão seus melhores amigos quando você se deparar com uma sujeira mais parruda – O SOS tem várias dicas sobre isso).

House cleaning product

Blogdaobra

8. Dicas gerais

Agora que você já esta sabendo como escolher os produtos, se liga nessas dicas gerais que facilitarão as suas compras:

  • Evite filas. Fazer compras durante a madrugada é sempre uma boa pedida. Além da tranquilidade que só a madruga boladona te proporciona, você não enfrentará aquelas longas filas intermináveis e demoradas.
  • Comece sempre suas compras pelos produtos mais pesados e que não sofrerão danos com o peso dos outros alimentos. Caixas de leite, cerveja, produtos de limpeza, compre tudo primeiro
  • Produtos delicados, como ovos, frutas e hotaliças deixe sempre para o final, pois ficarão na parte superior do carrinho, e não correrão o risco de serem esmagados por uma garrafa de refri.
  • Assim como produtos delicados, os congelados e produtos refrigerados também devem ser deixados por último. Quanto menos tempo eles ficarem fora da geladeira, melhor.
  • Fique de olho em produtos perto do prazo de validade. As vezes pode-se fazer uma bela economia, já que eles são vendidos muito abaixo do preço quando estão próximos de vencer.
  • E jamais faça as compras com fome! Com seu estômago roncando e sua vontade de comer tudo o que esta à vista, certamente irá gastar mais que o esperado, e lotará sua dispensa de produtos desnecessários. E chocolate. Muito chocolate!

comida_sososlteiros

Abcnews

Imagem de capa: godurban

Fontes: Socorronacozinha | Guiadossolteiros | Sitemedico | Uol | Cleanipedia



Destaques do Alô, Alô? Testando!

152
Clique no "joinha" para bombar este post!
148
0
0
Jornalista, nerd, chocólatra, mãe de uma gata banguela e gamer viciadíssima. Se é pra falar sobre coisas engraçadas, teorias absurdas ou nerdices, tamo junto!
publicidade

Tá na rede!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade